terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ufba reabre inscrições para o vestibular 2013 para se adequar à Lei de Cotas.


A nova legislação prevê a reserva de metade das vagas oferecidas a estes estudantes.




A Universidade federal da Bahia (Ufba) publicou nesta terça-feira (27) um novo edital de seleção para todas as modalidades de cursos de graduação da instituição para o ano de 2013. A reabertura das inscrições se deu com a finalidade de readequar o processo seletivo à Lei nº 12.711 e ao Decreto nº 7824, ambos referentes ao sistema de cotas e estabelecidos neste ano.

As primeiras inscrições foram encerradas no dia 9 de outubro para que a instituição contemplasse as novas normas federais. Agora, os candidatos têm até o dia 5 de dezembro para realizar a inscrição e podem pagar a taxa até o dia 6 do mesmo mês. Quem já tiver inscrito de acordo com o primeiro edital pode acessar o sistema gratuitamente e alterar os dados pertinentes através do
site do processo seletivo.

A nova legislação altera o percentual reservado às cotas, que reserva 50% das vagas ofertadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio inteiramente em instituições públicas. Destas, metade serão dedicadas a alunos cuja renda familiar bruta é igual ou superior a 1,5 salário mínimo per capita, equivalente a R$ 933 por pessoa.




Todas as universidades e institutos federais na Bahia já praticavam, de alguma forma, uma política de vagas. A própria Ufba, por exemplo, possuía um sistema de cotas em funcionamento desde 2005, destinando 45% das vagas para os alunos oriundos da rede pública. Dentro desse percentual, 36,55% estavam reservados para candidatos que se declararam pretos ou pardos no ato de inscrição, 6,45% para candidatos de outras etnias e, por fim, 2% para os candidatos que se declararam descendentes de indígenas. Fonte: Redação Correio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário