quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ACM Neto quer aplicar ficha limpa em cargos da prefeitura.

Prefeito eleito pretende usar regra através de decreto municipal.



Para ocupar cargo comissionado na prefeitura, não bastará apenas a indicação dos secretários. O prefeito eleito ACM Neto (DEM) divulgou nesta terça (6) que vai assinar decreto no primeiro dia de seu governo impondo uma espécie de Lei da Ficha Limpa para a ocupação dos cargos políticos.

“Com a Ficha Limpa municipal, a gente vai ter um mecanismo para ajudar a garantir ainda mais o princípio da lisura na prefeitura de Salvador. Queremos fazer uma gestão transparente e atendendo aos interesses da população de Salvador”, prometeu. “Vale lembrar que a Lei da Ficha Limpa existe por iniciativa de todos os brasileiros, e Salvador vai se adequar, com um decreto municipal, a essa realidade”, afirmou.

Quando a ideia for implementada, só poderão ser nomeados para os cargos de confiança pessoas que não tiverem condenação na Justiça, mesmo que ainda seja possível recurso, que não tiverem contas rejeitadas e que não tenham renunciado a nenhum mandato para escapar da cassação. A norma valeria para todos os escalões da prefeitura, e também para as empresas públicas municipais.

Entre as exigências previstas na Constituição já estão certidões criminais negativas emitidas pela Justiça comum e federal; cumprimento das obrigações eleitorais e cumprimento das obrigações militares, no caso dos homens.

Segundo dados da Secretaria de Planejamento de Salvador (Seplag), a prefeitura tem atualmente 2.478 cargos de comissão e 1.998 em função de confiança. Segundo ACM Neto, parte destes cargos não será ocupada, em uma política de contenção de gastos.

Legislativo
A Câmara Municipal tem em sua pauta de votações dois projetos no mesmo teor, apresentados pelos vereadores Henrique Carballal (PT) e Joceval Rodrigues (PPS). Na esfera federal, há ainda um Projeto de Emenda à Constituição (PEC 30/2010) que espera votação no Senado, e estende as regras da Ficha Limpa também para a contratação de servidores efetivos, após realização de concurso.

Cabide de empregos Além de exigir idoneidade dos funcionários contratados pela administração de forma direta, ACM Neto afirmou também que deverá “fazer a limpa” nos contratos com empresas terceirizadas.  “Nós vamos analisar contrato por contrato. Vou passar o pente-fino em cada um desses contratos. Quem não  está trabalhando e onde existe gordura, desperdício, vamos ter que cortar”, disse Neto, em entrevista à Rádio Metrópole.

Orla
Neto admitiu que não terá como fazer muita coisa para melhorar a situação da orla da cidade ainda para o próximo Verão. Segundo ele, como assumirá durante a alta estação, terá tempo apenas de investir em iluminação, limpeza e Guarda Municipal.
“Para o Verão de 2013/2014, há estudos prontos para ampliação de calçadões na direção da pista de rodagem. A ampliação do calçadão virá acompanhada de uma política e de um pacote tributário para estimular a implantação de empreendimentos na nossa orla, bares, restaurantes”, disse.

Contas de João Henrique
A Câmara Municipal de Salvador votará nos próximos dias o parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) que aconselha a reprovação das contas do prefeito João Henrique (PP) nos anos de 2009 e 2010. Apesar de trocar afagos com João no início da transição, Neto deixou claro que não pedirá aos vereadores de sua coligação para ajudar o atual prefeito.

“A Câmara sequer deveria ter a possibilidade de reverter parecer do TCM. Minha posição é clara, o parecer deve ser respeitado”, disse. Caso os vereadores acatem o parecer, JH deverá ficar inelegível por oito anos, devido à aplicação da Lei da Ficha Limpa.
Ainda na entrevista, Neto cogitou a possibilidade de sua mãe, Rosário Magalhães, assumir de forma voluntária as funções sociais na prefeitura que geralmente ficam a cargo da primeira-dama. “Pode ser, não está decidido, mas pode ser”, disse. Entre as atribuições, está a de coordenar o Mais Social.

Equipe de transição vai fazer auditoria nas contas da atual prefeitura


O coordenador da equipe de transição de gestão na prefeitura de Salvador, ex-governador Paulo Souto, anunciou ontem os nomes que vão compor a equipe de transição na cota do prefeito eleito ACM Neto. “A comissão vai estudar cada assunto de forma integrada”, explicou Souto que escolheu quadros técnicos para integrar a equipe.
 
“Vamos verificar a realidade dos dados que constam nos relatórios da gestão municipal, saber a situação de todas as contas da prefeitura a receber e a pagar. Temos que checar a realidade física e operacional das contas para antever problemas futuros”, explica a vice-prefeita eleita Celia Sacramento (PV),  que é auditora fiscal há mais de 20 anos e vai compor a equipe.

Alguns nomes divulgados por Paulo Souto são quadros do governo do estado e dependem de liberação para compor o escritório de transição. “ A ideia é traçar uma estratégia para o planejamento da cidade”, explica o professor Paulo Hermida que aguarda liberação do governo.

Nesta terça à tarde, Paulo Souto se reuniu pela primeira vez com os representantes do prefeito João Henrique na transição para definir as formas de acesso às informações. O secretário municipal da Fazenda e de Planejamento, Tecnologia e Gestão,  Oscimar Torres,  o procurador do município, João Cavalcanti,  e o  secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente , Paulo Damasceno. “Teremos um funcionário em cada secretaria para repassar informações”, diz Torres. Fonte: Jorge Gauthier e Rafael Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário