segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Samba leva multidão ao Campo Grande.

A criação de um sambódromo em Salvador – berço do samba – foi defendida durante a Caminhada do Samba, que levou uma multidão ao Campo Grande neste domingo (25/11). O evento em comemoração ao Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) deu a largada das festas oficiais que antecedem à folia momesca e abre a alta temporada na capital baiana.

“A sétima caminhada do samba vem consolidar a pretensão da Unesamba (União das Entidades de Samba da Bahia) em pleitear o sambódromo, como já existe no Rio de Janeiro e em São Paulo. A prova disso foi a grande participação popular sambando ao som dos nove trios elétricos”, ressaltou o presidente o diretor do bloco Vem Sambar, Jairo da Mata e coordenador executivo do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar).

Realizada pela Unesamba com o apoio do ComCar e da Prefeitura de Salvador, além da Fundação Palmares, AmBev (Brahma) e Rede Bahia, a caminhada este ano homenageou um dos baluartes do samba da Bahia, Jorge Lima – atual dirigente do bloco Reduto do Samba e ex-diretor do Apaxe e Alvorada.
“É uma festa linda, sem brigas, sem cordas, todos os amantes do samba vêm para o circuito para celebrar o Dia do Samba. A cada ano vemos um crescimento do público, já que no ano passado a caminhada arrastou 500 mil pessoas e este ano mais 100 mil vieram conferir de perto esta grande celebração”, declarou o presidente da Unesamba e do bloco Alerta Geral, José Luiz Lopes, mais conhecido como Zé Arerê.
As baianas também foram homenageadas durante a caminhada pelo seu dia comemorado neste domingo. Ao todo, nove blocos percorreram o circuito Osmar (Avenida), arrastando a multidão pelo Campo Grande, Avenida Sete e Praça Castro Alves.


Os blocos que desfilaram foram
-- Vem Sambar (Movimento Neto Bala)
-- Alvorada (Grupo Bambeia)
-- Alerta Geral (Fora da Mídia)
-- Pagode Total (É o Tchan)
-- Reduto do Samba (banda de mesmo nome)
-- Proibido Proibir (Banda Catulê)
-- Amor e Paixão (Batifun, Sangue Brasileiro e Nelson Rufino)
-- Samba Popular (Paparico)
-- Q Felicidade (Depende de Nós).


Fonte: Tribuna da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário