sexta-feira, 30 de novembro de 2012

LAVAGEM DO CARANGUEJO 2012: Sem apoio da prefeitura, ACREBIA decide realizar festa de Itinga.


Tradicional Cortejo Cultural.

Este ano a tradicional festa de Itinga sofrerá grande abalo, pois sem apoio da prefeitura e poucos recursos os dias de festejos serão reduzidos e focará apenas o cortejo cultural. 

O valor total do orçamento da Lavagem gera em torno de R$ 126 Mil, sendo que até o momento, foram arrecadados dos comerciantes pouco menos que R$2 Mil. Até o momento poucos se comprometeram em contribuir com a festa. Alguns artistas e cantores locais irão se apresentar sem cachê com intuito de ajudar. Muitos dos blocos carnavalescos ainda não se decidiram se vão desfilar no circuito da festa.


ACREBIA- Comissão organizadora do evento.
 Mesmo com essa dificuldade de recurso a ACREBIA, associação que organiza o evento decidiu realizar a festa. Segundo a comissão de festejo da lavagem a prefeita não se disponibilizou pessoalmente para receber a comissão, como de costume. O grupo que almejava conversar com a prefeita pessoalmente, mas recebeu o aviso da impossibilidade de apoio e fomento pelo secretário de governo e presidente do Conselho de Cultura Ápio Vinagre, enviado pela SECULT. No aviso o órgão alega o cumprimento do Decreto n° 3.567 de 29 de Outubro de 2012, que dispões em adoção de medidas emergenciais e urgentes para o cumprimento do disposto da Lei de Responsabilidade Fiscal e por apontar necessidades de medidas corretivas no exercício financeiro deste ano.

Segundo Pai César, presidente da entidade a desculpa do secretário era que a gestora estaria viajando, mas desde que chegou não mostrou interesse em se reunir com o grupo: “Ela não nos recebeu de jeito algum. Mandou o secretário entregar esse papel e não deu as caras. Mesmo assim iremos fazer a festa, é nossa cultura, é nossa raiz. Não é por um caranguejo morrer que o mangue se cobre de luto”.

Sr. Antonio Silva, conhecido como Amado do Bar St° Antônio.

O evento favorece aos comerciantes locais trazendo benefícios para a economia local. Para Sr. Antônio Silva é triste ver essa situação, em sua opinião a cada ano deve ser melhor e não pior: “Há 25 anos acompanho esta festa é muito bonita, além de representar muitas coisas boas pra mim, traz novos clientes, favorece muito”.


Confiram as atrações confirmadas:

Sábado (01/12):
Banda Sintikaya (Reggae).
Rai & Tai (Ecléticos).

Domingo (02/12):
10h- Cortejo Cultural
12h- desfile dos Blocos:
·       Natividade- Banda Natividade;
·       Zambiã- Banda Fuscão & Samba;
·       Bloco Caranguejo- Banda O Prumo;
·       As Babulletes- Não definiu;
·       Carango Fest- Não definiu;
·       Caranguejo & Cia- Não definiu;
·       Partido Bamba- Não definiu;
·       É Noz- Não definiu;
·       Samba Tropical- Não definiu;
·       Amigos do Bispo- Não definiu;
·       Bloco Êah!- Não definiu;
·       Bloco É Só Alegria!- Não desfila este ano;
·       Levada do Caic- Não desfila este ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário