terça-feira, 27 de novembro de 2012

TRÁFICO DE PESSOAS: Vereadora baiana nega ter recebido dinheiro para intermediar doações.

 CPI do Tráfico de Pessoas
CPI do Tráfico de Pessoas.
A vereadora Maria Elizabete de Abreu Rosa, da cidade baiana de Encruzilhada, negou nesta manhã na CPI do Tráfico de Pessoas que tenha intermediado qualquer adoção ilegal.
Ela foi acusada pelo programa Conexão Repórter, do SBT, de participar de um esquema de venda de crianças pobres para famílias ricas. A vereadora, no entanto, afirmou que os flagrantes filmados foram armados por adversários políticos.

Elizabete disse ainda que indicou algumas famílias para adotar crianças, mas não acompanhou os processos até o final e, até onde sabe, as adoções foram legais. Ela garantiu que nunca procurou famílias, mas disse que foi procurada em sua casa por mulheres que queriam doar os filhos.

Segundo ela, é costume no interior da Bahia as mães procurarem outras famílias para doar filhos. Elizabete explicou ainda que as mães não vão à Justiça porque o município não tem um juiz fixo.

A vereadora, que também é enfermeira de um posto de saúde, declarou que nunca recebeu nenhum centavo por indicar famílias para adoção e garantiu que jamais participaria de uma adoção ilegal porque é evangélica.

Elizabete negou ter prometido dinheiro para mães em troca de crianças ou ter aliciado mulheres grávidas, para que doassem seus filhos depois que nascessem. "Não tenho conhecimento desse fato", disse.

Questinada sobre a razão pela qual não incluía as crianças no cadastro nacional de adoção, Elizabete disse que não há cadastro no município de Encruzilhada. Afirmou também que encaminha as mães interessadas em doar filhos e as interessadas na adoção para o Conselho Tutelar do município, onde tem parentes e amigos.

Habeas corpus
A vereadora compareceu à CPI, depois de faltar a três convocações, acompanhada de advogado e munida de habeas corpus que lhe dá o direito de não responder a perguntas que julgue autoincriminatórias.
Ela disse que faltou aos depoimentos anteriores porque, na primeira vez que esteve na Câmara, fizeram perguntas a ela sobre assuntos dos quais ela não tinha conhecimento. 


Fonte: Jornal tribuna da Bahia/ Foto: Sérgio Almeida/Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário