sábado, 10 de novembro de 2012

O descaso e abandono da área da antiga lavanderia de Itinga.

                                                        Por Adailton Reis.


Moradores do Jardim Cidade Nova, no bairro de Itinga ficam tristes ao lembrar-se do símbolo cultural histórico, a antiga lavanderia do bairro. Depois de destruída, nunca mais foi reconstruída. Segundo os moradores, desde o ano de 2006, que técnicos da SEPLANTUR visitaram o local, prometeram uma mudança no terreno e até hoje não retornaram.
Atualmente a área se transformou num campo de futebol, pois sem opções os vizinhos se reúnem para jogar bola. O descaso aliado ao total abandono da área, além de ser uma ameaça à cidadania é uma verdadeira destruição da cultura, por entender que lavanderia é um símbolo histórico.
Os moradores acusam que a lavanderia foi escassa por decisão da Embasa e a prefeitura que não queriam se responsabilizar com os custos gerados todo mês. Muitos principalmente os mais idosos sentem saudades do monumento, pois muitas pessoas, a maioria de baixa renda, não tinham máquinas de lavar roupa e lavavam suas roupas na lavanderia pública. O local foi abandonado aos poucos até sua total degradação, até ser totalmente demolida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário