quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conferência de Meio Ambiente amplia debate sobre desenvolvimento sustentável.


O fortalecimento da educação ambiental, o cuidado com os recursos hídricos, incentivos a estudos e pesquisas e o apoio às cooperativas de catadores de resíduos recicláveis, foram algumas das propostas definidas na I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Lauro de Freitas, encerrada nesta terça-feira (31). Com o tema Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, o mesmo das edições territorial e estadual, o evento aberto ontem lotou o auditório do Condomínio Marina Riverside, em Portão.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vidigal Cafezeiro, a Conferência deixou uma mensagem para reflexão: “Só vamos poder preservar o meio ambiente com educação ambiental, fortalecimento da comunicação e o trabalho unido entre sociedade civil e poder publico”. Na platéia, empresários, estudantes, ambientalistas, representes de entidades da sociedade civil e poder público tiveram participação ativa nos debates e mostraram que o tema é de grande interesse.

Presidenta do Consórcio Costa dos Coqueiros, integrado por 12 municípios do Litoral Norte, a prefeita Moema Gramacho parabenizou os participantes e destacou a importância de ações conjuntas, como a criação da Base Ambiental, proposta pelo Consórcio, que dará celeridade e maior qualidade à análise dos processos de licenciamento ambiental e outorga de água para empreendimentos no Litoral Norte da Bahia. “Essa proposta está sendo construída e há um aceno positivo do governo do estado”, informa.

O IPTU Verde, segundo Moema, é outra proposta de grande impacto para o meio ambiente. De autoria do Executivo Municipal, o PL propõe redução do IPTU para os proprietários de imóveis que adotarem medidas sustentáveis. “Quem adotar sistema de energia solar, reuso de água da chuva, entre outros recursos, terá descontos no valor do imposto. É importante que essas idéias possam estar agregadas ao desenvolvimento,” afirma.

Moema lembrou ainda que o município recebe, hoje, a maior obra pública de sua história, o saneamento básico, que também terá reflexos no meio ambiente. “Lauro de Freitas passa de um patamar de 9% de saneamento para quase a sua totalidade de imóveis ligados a uma rede de esgotamento sanitário,” comemora. “Essa obra daqui a alguns dias não será vista, mas será sentida por muitos anos, resolvendo o grave problema do saneamento,” conta.

O vice-prefeito João Oliveira ressaltou as políticas públicas dos governos municipal, estadual e federal, de incentivo à pesquisa e sistemas de gestão e o fortalecimento da educação ambiental, como fatores que trazem novas perspectivas às futuras gerações. Representante da ONG Saberes e Fazeres Antonia Bispo vê a Conferência como um marco. “Colocamos aqui os nossos anseios, que vão se transformar em propostas e em conscientização”.

Coordenadora da Conferência, Bernadete Bittencourt fez uma avaliação positiva do encontro. “Foram mais de 100 propostas levantadas. A conferência superou todas as expectativas tanto em número de participante, como em qualidade dos debates e das propostas”. No final da Conferência foram eleitos os 15 delegados para a Territorial e os representantes que contribuirão com a Rio+20, evento da ONU que reunirá líderes do mundo todo em junho no Rio de Janeiro, 20 anos após a Eco92.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário