sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Comunidades desprezam a Escolinha Vovó Ciça em Itinga.

Frente da escola Municipal Vovó Ciça.

A comunidade do Jardim Pérola Negra, Pouso Alegre e vizinhança desprezam a Escola Municipal Vovó Ciça, localizada no bairro de Itinga em Lauro de Freitas (BA). Segundo eles a maioria das escolas municipais passou o ano de 2011, com muita falta de aula. Os pais temem que no ano letivo possa repetir novamente todo esse caos, que se transformaram as escolas públicas municipais.

No caso da escolinha Vovó Ciça, muitos reclamam que a escola não tem condições de atender de forma satisfatória aos alunos. Isso é preocupante porque a maioria das famílias que moram próximo à escola, são pessoas de baixa renda que necessitam da escola pública. Mesmo assim os pais de alunos procuram outra escola para matricular seus filhos. A instituição pega em média 120 alunos, divididos aos dois turnos. Para se ter ideia do problema, até o momento a escola não conseguiu preencher a quantidade suficiente de alunos de duas salas no ensino pré-escolar. E o pior, os que já estavam matriculados, os pais estão pedindo transferências. Nessas séries são crianças a partir dos 04 anos de idade aos 07 anos. 

A Diretora escolar e a vice deste ano estão preocupadas com a situação, pois temem que a escola não preencha essas vagas. As mesmas pretendem mobilizar a comunidade para que aposte na instituição de ensino e matriculem seus filhos no local. A primeira ação será divulgação em carro de som, depois pedirão apoio de todos da comunidade. Segundo a vice-diretora Josélia Almeida, a prefeitura sabe que a escola passa dificuldade, e talvez não ajude por falta de verba.  A escola constantemente vem sofrendo por falta de materiais mínimos e de condições de trabalho, às vezes de coisas simples como uma pintura, uma limpeza, por exemplo, e não consegue ser atendida. Esses fatores negativos deixam os pais inseguros na hora de matricular seus filhos, acredita.

Cientes do desafio exposto, a diretora e sua vice pretendem enfrentar, pois acreditam que com a mobilização de todos da comunidade, as coisas podem melhorar: “A escola Vovó Ciça precisa de uma nova chance. Pedimos que os pais matriculem seus filhos aqui. Não somos a melhor escolar, mas podemos reverter essa situação, ainda mais com nova direção. Nós precisamos acreditar”- faz um apelo a vice-diretora.

Em outras escolas do município, diretores também reclamam da desvalorização por parte da comunidade. Verificando toda essa situação, podemos afirmar que um dos fatores que contribui fortemente para isso, são os convênios entre prefeitura e instituições particulares, eles estão acabando com as escolas públicas municipais. Isso porque a maioria das escolas que estão sendo municipalizas são localizadas a poucos metros das escolas públicas. Com isso subtende-se que os pais de alunos optam em matricular seus filhos nessas escolas particular-públicas do que em escolas propriamente ditas públicas municipais. Pensando nesse ponto de vista, a interrupção desses convênios para uma maior atenção e manutenção as escolas públicas municipais seria bastante positivo. Como já diz o ditado popular: “Não adianta cobrir um santo e deixar outro descoberto”. Fonte: Adailton Reis.



Breve histórico da Escolinha Vovó Ciça

A escolinha Vovó Ciça era uma Creche-escola particular. Já funcionou em várias localidades, sendo eles Estrada do Coco, Terraplac e Loteamento Pérola Negra em Itinga. A proprietária da escola era conhecida na comunidade por Vovó Ciça, mãe da ex-vereadora Dau. No ano de 1988, a instituição recebeu um cheque das mãos da esposa do ex-presidente do Brasil Collor de Melo depois de ter feito parceria com a prefeitura municipal de Lauro de Freitas, na gestão do Prefeito João Leão, passando a ser pública, ou seja, municipalizada. A escolinha também mudou de endereço, sendo instalada no loteamento Jardim Pérola Negra (Itinga). Durante esses dois mandatos da prefeita Moema Gramacho (PT), sendo que terminará em Dezembro 2012, a escola ganhou duas salas de aula, azulejos na parte da frente e uma quadra de futebol. Fonte: Adailton Reis.




Um comentário:

  1. É esse é o quadro da nossa Educação pública como disse a pouco tempo João Bacelar Secretário de Educação de Salvador, EDUCAÇÃO esbarrou e parou por conta da BURROCRÁCIA...., pois reforma quando inicia aula FALA SÉRIO!

    ResponderExcluir