segunda-feira, 11 de julho de 2011

Projeto "Ação de Cidadania" Leva Atendimento à Comunidade.

O projeto "Ação de Cidadania" levou durante cinco dias, atendimento até a comunidade do loteamento Jardim Metrópole, situado no bairro de Itinga. O cidadão teve a oportunidade de receber orientação jurídica, assistência médica, encaminhamento de diversos órgãos da administração pública, além de participação em oficinas. No local, foram instalados vários stands e unidades móveis de cada secretaria, alguns com direito a serviços imediatos. Confira alguns destaques durante a ação:


SEMASCI- Divulgação dos programas sociais com teatro, pinturas,atividades lúdicas para criânças.

Criânças esperando sua vez para pintar o rosto.

SMTT- Educação para o trânsito e emissão de passe livre.
SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

SMARH- Entrega de cartilhas voltadas para a educação ambiental.













Distribuição de Cartilhas sobre o Meio Ambiente.

     Coleta Seletiva Com Materiais Recicláveis.

SESP E BIBLIOTECA MUNICIPAL- Diversos serviços foram realizados na localidade. As pessoas participaram da oficina "Nosso Papel" que teve o objetivo de conscientizar sobre o reaproveitamento e reciclagem do papel. Para o coordenador artístico, Alexandre Nascimento foi experiência ímpar: "Foi legal trabalhar com diferentes pessoas, observar o desenvolvimento de cada um, é bastante interessante. No final das contas chama atênção e o indivíduo sai de alguma forma transformado.
Oficina "Nosso Papel".

BEM QUERER- Prestou informações sobre o centro de reabilitação "Bem Querer", principalmente como funciona. A assistente social, Nena Almeida Veloso, explica que o papel da "Bem Querer" é fazer a inclusão social das pessoas com deficiências, sempre acreditando em sua reabilitação.

A fisioterapêuta Naiara Pimentel, que estava presente no mesmo stand, diz que na verdade o centro são três clínicas em uma, aonde o paciente pode fazer seu tratamento, porém alerta que ela mesma é quem encaminha dependendo da patologia de cada paciente.

Agente Tânia Amaral, Fisioterapêuta Naiara Pimentel e Assistente Nena Almeida.

PROJUR: Balcão de Justiça- Orientações jurídicas, antecedentes criminais, reconhecimento de paternidade entre outros. O balcão de Justiça chegou a atender em média de 15 a 20 pessoas por dia. Para Sara Cristina, estagiaria de Direito a iniciativa ajudou a comunidade a ter acesso à justiça gratuita e perto de sua residência.

Para a coordenadora do Balcão de Justiça do municipio, Lígia Maia: "A comunidade sentiu a presença do estado. muitos tomaram conhecimento dos serviços colocados a sua disposição. Foi um exercício de cidadania".

Equipe do Balcão de Justiça.

SECRETARIA DE SAÚDE- Unidade móvel de odontologia, clínica, marcação de consultas, vacinação, verificação de pressão arterial, entre outros.

Fernanda Ferreira, agente de distrito fala: "Temos preventivo, planejamento familiar, vigilância... Gostei muito!"

Segundo Zélia Maria (43): "Achei bom.Tenho 04 meses tentando marcar alguns exames e não consigo. Isso porque as vagas na regulação não estão suprindo a demanda. Essa regulação tem que ser regulada! Falo isso, porque sei do que estou falando. Euzinha aqui, saio nas madrugadas à procura de vagas e não acho, aqui vou aproveitar". (risos).

VIGILÂNCIA SANITÁRIA- A servidora Eliana de Sá que realizou atendimento no stand da vigilância sanitária, se assustou com um presente inusitado que recebeu de uma moradora, mas confessa que gostou da experiência: "Me assustei um pouco, porque uma moradora da localidade trouxe e me entregou um vaso contendo 5Lt. com água. Verifiquei e constatei inumeras larvas de mosquito que estava em sua casa. Respirei e dei orientação de como deveria agir. Me assustei, mas gostei muito da experiência."
Presente Inusitado que Assustou a Agente Eliana de Sá.

Rosana Galo, moradora da comunidade e agente de saúde a mais de 10 anos, demonstra a sua generosidade: " Fiquei muito feliz! Porque fiz um projeto de cidadania há três meses atrás e enviei para a prefeitura, mas não obtive uma resposta. Que bom, mesmo que não tive essa oportunidade de realizar na minha pessoa, porém mostra que a prefeitura identificou a necessidade da ação no local. Na rua que moro, mais de 12 pessoas tiveram dengue, inclusive meus dois filhos. Senti essa necessidade, mas agora estou tranquila. Sabemos que a feira ajuda, mas a procura é maior. Penso que deveria ter sempre, principalmente serviço do SAC.


Lucas Meira, enfermeiro da Vigilância, diz que a iniciativa facilita seu trabalho , pois ajuda a atingir a meta mais rápido: "Facilita o contato com a comunidade e acelera o atingimento de metas. Não que as metas não sejam alcançadas, elas sempre são alcançadas em torno de 95% da vacinação no munícipio. O que falo é que as pessoas tomam mais iniciativas para se vacinar mais rápido."

Servidora Márcia fazendo inscrição para atendimento de Saúde Bucal.

 Unidade Móvel do Cadastro Único.
 Orientações e Tira-dúvidas.
Unidade Móvel para doações de livros.

Arte em Muro: Agradecimento pela realização do projeto!


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