sábado, 30 de julho de 2011

Desfile Cívico da Emancipação 2011!

Os Estudantes, Professores e Funcionários Dão Show de Moral no Desfile Cívico (Por Adailton Reis).


Apesar de vivenciarmos a crise na educação do munícipio de Lauro de Freitas, que resultou num enterro simbolico da educação, os laurofreitenses mostraram fiéis ao evento. Os estudantes, professores, fúncionários e pais de alunos participaram hoje (30) pela manhã, do desfile cívico, em homenagem aos 49 anos de Emancipação Política da cidade. Os moralistas percorreram o percurso que vai do final de linha até a praça da matriz, no centro. Eles não não pouparam criatividade, o que não faltou o desfile muito mais bonito. Uma manifestação de forma civilizada demonstraram preocupados aos problemas que assolam não só o nosso munícipio, mas o Planeta Terra.

As Criânças super-animadas!

Adultos e Criânças se misturam na caminhada.

O Secretário de educação Paulo Aquino, esteve acompanhando o cortejo por toda a trajetória. Cenas fortes através da crianças expressaram a história e a situação atual do munícipio. Foi o caso da Escola Santa Júlia (Itinga), que tem como gestora Railda Leal. A unidade conseguiu, através de seus alunos, mostrar essa história cultural, divididos em grupos representaram a história andante desde Santo Amaro de Ipitanga até a atual Lauro de Freitas.
A Escola Solange Coelho (Itinga), apesar de suas inumeras dificuldades tanto organizacional quanto educacional, também registraram elementos importantes de nossa cultura. Foi o caso do resgate a figura dos povos indigenas regida ao som de uma linda banda de fanfarra(Parabéns pela iniciativa).

A escola 2 de Julho (Itinga) uma das escolas que possuem uma estruturação de escola de segundo grau, mostrou qualidade em seus materiais temáticos.

Os alunos da Escola Santa Rita (Pq. Santa Rita-Itinga), optaram para valores como amor, união, bondade e paz.
O Centro Educacional Olavina Calazans escolheram os temas que falavam da fraternidade e as drogas. Os alunos da Nossa Senhora de Lurdes focaram no Planeta Terra. A escola Jacira Mendes mostrou-se bem articulada.

A escola Paulo Freire, apostaram no tema arte como forma de educar e resgatar vidas.
O pessoal da escola aberta, ensino para alfabetização de adultos, cadetes mirins e escola de pessoas especiais também marcaram presenças na caminhada.

 Escola Aberta.
 Escola de Educação Especial Esplendor marcaram presença.
Alfabetização de Jovens e Adultos.
A escola Ana Lúcia Magalhães, considerada uma das melhores no ensino no munícipio, segundo avaliação pelo MEC, não poderia ficar de fora.

As escolas de redes estaduais também participaram do desfile juntos às municipais. Grande maioria com grupos formados de bandas de fanfarras tocadas pelos próprios alunos. Os alunos do colégio Américo Simas esbanjaram classe e estilo.




A banda FANDJ(Salvador) foi a convidada deste ano.


No desfile Cívico da Emancipação, as pessoas vivenciaram um conjunto de atos humanos dos bons costumes e dos deveres do ser humano que vive em sociedade perante ao seu meio social. Os alunos, professores, funcionários e pais deram um show de moral, de uma forma sutil demonstrando que são seres fortes para suportarem as dificuldades como consequências do caos, muitas vezes, proviniente da displicência internalizada em mentes de parcelas numeradas de nossa sociedade humana. São na verdades, sobreviventes do caos, frutos imaturos de uma sociedade descabida de compromisso, individualista, violenta,ingrata, corrupta e sub-humana. Diante desse dilema angustiante, estudantes vão as ruas com desejo e esperança de um futuro melhor para todos nós.
   
Criânças reverenciam os animais!




*Fonte: Texto e Fotos: Adailton Reis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário