terça-feira, 26 de julho de 2011

Trânsito no Bairro de Portão Precisa Ser Repensado.

A maioria dos moradores do bairro de portão, situado no munícipio de Lauro de Freitas, não concordam com as mudanças do trânsito no local. As reclamações vem das pessoas mais humildes que necessitam serem ouvidas.


Na Av. Santo Antônio, as funcionárias da Farmácia Portão confessam que desaprovam totalmente a mudança.Segundo elas quase não vendem mais nada no estabelecimento, por causa do ponto de ônibus que não é mais enfrente ao comércio. Uma delas responde: "Quando o ponto era aqui em frente aí sim, as pessoas estavam próximas daqui, aproveitavam e compravam."

Júlia dos Santos(37) afirma que a melhora só foi bom para os donos de mercado: "Já fui em várias reuniões e o povo não tem voz. Essa mudança aqui só foi bom para os donos de mercado. Como é o caso do "SUPERLEGAL", que não tem espaço para fazer carga e descarga dos seu produtos. Tirando isso o fraco sofre as consequências.Já em Vilas resolveram rapidinho."

Na Av. Queira Deus, quase não ganhou sinalizção,continuou sendo mão dupla. Porém os motoristas e pedestres continuam sofendo com a imensa pilha de carros que ficam estacionados ao lado passeio, muitos no meio da via. Isso dificulta tanto o trânsito intenso de topiques quanto dos pedestres. Para Dona Raquel moradora do local: "Meu jovem todo dia é isso que você está vendo. Se eu quiser passar com segurânça preciso da volta e vir pela praça." Para seu Anibal Santana(43) que usa metaforas para descrever a real situação: "Rapaz, esse trânsito tá que nem casa de corno...Todo mundo manda.Precisa de fiscalização."

Temos constatado que a situação tem piorado para as moradores da Av. Queira Deus, que precisam pegar trânsportes que não sejam alternativos. As pessoas precisam se deslocar mais de 5km, pois os pontos de ônibus ficaram mais distantes. Algumas pessoas reclamam constantemente que a demora é muita, isso porque alguns motoristas não completam o trajeto normal, ao invés de vir do Terminal Turístico Mãe Mirinha,sai logo pela Estrada do Coco, deixando as pessoas de dentro do bairro esperando. Dona Lucineide explica a situação: "Ando esse Queira Deus todo e vou direto pegar coletivo lá na frente.Nem paro mais enfrente a Igreja Assembéia. Quer dizer que tenho cara de besta andar isso tudo e ainda ficar morfando no ponto."

Diante de tantas modificações que passaram o trânsito no bairro, a SMTT- Secretaria Municipal de Trânsito e Transpotes, precisa fazer um mapeamento das queixas dos moradores do local, consultar e ouvir os guardas de trânsito, colocar mão-de-obra para suprir demanda, ser mais eficiente no que diz respeito a fiscalização da área, além de trazer medidas que venham reparar as condições dos pedestres. Na Legislação de trânsito a vida e os pedestres são prioridades em relação aos outros elementos. O que foi constatado que eles foram os mais prejudicados com as novas mudanças. Esse fato mostra que o trânsito em Portão precisa ser repensado. Fonte: Texto: Adailton Reis, Foto: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário