sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trecho da Estrada do Coco Concentra 36% de Morte por Atropelos.

As estatísticas que envolvem o km-0,5 da BA 099 (Estrada do Coco), localizado no centro de Lauro de Freitas, fazem do trecho um dos mais perigosos da rodovia. Entre 2007 a 2010, 16 pessoas morreram atropeladas nesse ponto, o que equivale a 36,36% do total de mortes desse tipo (44) registradas ao longo dos 217 quilômetros totais da via no mesmo período.


A BA-099 é um dos principais acessos à cidade de Lauro de Freitas e é considerada uma via expressa, apesar disso no trecho do km-0,5, o grande número de lojas às margens da rodovia gera um fluxo constante de pedestres. Enquanto motoristas cobram celeridade para ir e vir, pedestres clamam por mais segurança no local.

O mais recente tópico da discussão – um semáforo para travessia de pedestres instalado na última segunda-feira, (próximo ao Mc Donald’s) – esquentou o debate.

Logo no dia de inauguração da sinaleira, um grande engarrafamento se formou por volta das 9 horas na região.

“O que já era ruim ficou insuportável”, comentou a arquiteta e urbanista Karyne Pinheiro, de 37 anos, que diariamente dirige de Salvador a Lauro de Freitas para trabalhar e nesse dia levou 30 minutos a mais que o normal.

Já entre pedestres a inauguração foi motivo de alívio e comemoração: "Foi a melhor coisa que fizeram. Deveriam fazer até mais", avaliou o comerciário Éric Di Paula, 32 anos, morador local.

Solução provisória - Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), o semáforo é uma solução provisória para evitar novos acidentes no local. Conforme informação do secretário da SMTT, Paulo Araújo, nos últimos quatro anos, 16 pessoas morreram atropeladas no trecho.

“A Prefeitura fez isso como medida de urgência, mas estamos no aguardo da abertura de licitação para construção da passarela”, informou.

O secretário não quis estimar o tempo para realização da obra, mas garantiu que todo documentação já foi providenciada e que agora, por se tratar de uma obra em parceria com governo estadual, depende da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Fonte: Texto: Tássia Correia,Atarde- Foto:Gildo Lima/Agência A TARDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário