domingo, 3 de julho de 2011

Estádio é reinaugurado com jogo de abertura da Copa 2 de Julho.

Mais de 3 mil pessoas participaram da reinauguração do Estádio Municipal Gerino de Souza Filho e vibraram quando a prefeita Moema Gramacho declarou aberto o empreendimento desportivo. O estádio sediou neste sábado a abertura da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, promovida pelo Governo do Estado através da Superintendência de Desportos (Sudesb), com a partida em que a seleção de Lauro de Freitas goleou o The Villages, dos Estados Unidos, pelo placar de 5x0.


Com a sensação do dever cumprido, a prefeita Moema Gramacho, entregou o equipamento à população. “Este momento é marcante. Estamos promovendo a inclusão social com este equipamento, que será a porta de estrada para revelar atletas de nossa cidade”. A prefeita agradeceu aos parceiros que ajudaram na reforma, “quase uma reconstrução”, que durou três anos. “Passamos por vários obstáculos, principalmente burocráticos, para reinaugurar o estádio. Não tínhamos nem escritura local e entramos na justiça para adquiri-lá”, explica.

O Estádio foi praticamente reconstruído. Ganhou placar eletrônico, drenagem do gramado, moderno sistema de irrigação automática, campo em dimensões oficiais, cabine de imprensa, vestiário para atletas e juízes, tribuna de honra e nova iluminação com quatro postes de 12 refletores cada, bar e bilheteria. As instalações hidráulicas e elétricas foram trocadas, e construídos alambrado de proteção, muro e área de acessibilidade para cadeirantes.
 
O ex-secretário de Cultura e Esportes de Lauro de Freitas, Vicente Neto, atual chefe de gabinete do Ministro do Esporte, representou Orlando Silva. “Um sonho que virou realidade, assim podemos definir a entrega desse equipamento desportivo. O nosso ministro não mediu esforços, junto com a deputada federal Alice Portugal, para que Lauro de Freitas tivesse de volta sua praça esportiva”. Vicente lembrou que muitas vezes acompanhou a prefeita nas reuniões com os desportistas do município para definir a reforma do local. “Isso é democracia”, enfatiza. O estádio foi interditado na sua gestão, por oferecer riscos a atletas e torcedores.


O Superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato, disse que Lauro de Freitas deu um grande passo no esporte com a reabertura do estádio. “Este espaço abre a Copa 2 de Julho, e aqui também vamos encerrar o campeonato. Fiquei muito feliz em ver a qualidade do trabalho que foi feito. Estive aqui antes, quando foi interditado, e vejo agora este equipamento preparado para sediar grandes competições”, afirma.

O secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer, Chico Franco, anunciou que Estádio de Lauro de Freitas está inscrito para treinamento na Copa do Mundo e Olimpíadas que acontecerão no Brasil. “Temos um Estádio que atende as normas da Federação de Futebol. Com isso, podemos receber jogadores de grandes competições para treinar”. A deputada federal Alice Portugal, autora da emenda parlamentar que garantiu a verba de R$1 milhão para a recuperação do Estádio, ressaltou a importância da prática do esporte para a inclusão de jovens.

A arquibancada, que pelas normas atuais comporta 2.500 pessoas, estava lotada. Fernando Gomes e o filho Lucas, de 4 anos, acompanharam o ato de inauguração. “Moro aqui perto e fico feliz em ter em nossa cidade um estádio bonito e todo reestruturado. Demorou um pouco, mas nossa prefeita explicou o porquê e é isso que importa. Agora vamos aproveitar para assistir belos jogos”, completa. Estavam presentes ainda o coordenador da Copa 2 de Julho, Sinval Vieira, e o ex-presidente do Vitória Paulo Carneiro.
 
COPA 2 DE JULHO:A Copa reúne 48 equipes. Três estrangeiras Destroyer´s, da Bolívia; Chivas, do México; e The Villages, dos Estados Unidos, além de grandes clubes do país, como o Bahia, Vitória, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Figueirense, Avaí, Ceará, Sport de Recife, e seleções municipais. No Grupo E, a Seleção de Lauro de Freitas joga neste domingo contra o Galícia, no Estádio de Itinga, às 15h; o The Villages pega o ABB, no Gerino de Souza Filho, e a equipe de Simões Filho joga com o São Paulo, no Estádio de Simões Filho. Fonte: Comunicação da Prefeitura- Fotos: João Raimundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário