sábado, 1 de junho de 2013

Segundo Pesquisa: Cresce o desemprego na região metropolitana de Salvador.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE), divulgou nessa quinta-feira (30/5) o resultado da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS).

A taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador aumentou de 19,7% da População Economicamente Ativa (PEA) para 20,2% entre os meses de março e abril. Em abril, o total de desempregados foi estimado em 373 mil pessoas, 4 mil a mais que no mês anterior. O declínio no número de ocupados foi o que levou a este resultado, tendo em vista a saída de pessoas do mercado de trabalho.

Neste período, a taxa de participação (indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas), caiu de 60,2% para 59,2%. O total de postos de trabalho que deixaram de existir somam 32 mil, reduzindo o contingente de ocupados para 1.472 mil ocupados. Segundo analise dos principais setores de atividade econômica, o setor de Construção apresentou desempenho positivo (5 mil ou 3,4%). Houve perda de postos de trabalho nos setores de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (14 mil ou 4,5%), Serviços (13 mil ou 1,5%) e na Indústria de transformação (7 mil ou 5,7%).

Segundo o tipo de inserção ocupacional, o contingente de trabalhadores assalariados diminuiu em relação ao mês anterior (12 mil ou 1,2%). O setor público permaneceu estável, porém no setor privado houve redução (10 mil ou 1,1%). Dentro deste último, verificou-se declínio no contingente de trabalhadores com carteira assinada (7 mil ou 0,9%) e também nos do sem carteira assinada (3 mil ou 2,5%).

Foi registrada redução no número de trabalhadores autônomos (8 mil ou 2,7%), no de domésticos (7 mil ou 5,7%) e no do agregado Outras Posições Ocupacionais, que inclui empregadores, trabalhadores familiares e donos de negócios familiares (5 mil ou 8,3%).

No mês de março, o rendimento médio real apresentou leve redução para os ocupados (0,8%) e relativa estabilidade para os assalariados (0,4%). Com estes resultados, os valores médios reais forma estimados em R$ 1.089 e R$ 1.192, respectivamente. Fonte: SEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário