terça-feira, 18 de junho de 2013

Olodum lança canção para Copa das Confederações.

“Bola na rede valeu, é gol / Pode vibrar, Olodum chegou / Um mar de braços balança / Samba na ginga da dança / Futebol, Alegria, Olodum é paixão”. Com este refrão o Olodum abre alas para a Copa da Confederação. De autoria de Jucka Maneiro, Sandoval e Roberto Cruz a canção, batizada de Olodum Raiz do Brasil, é uma homenagem do Olodum ao futebol.


Embaixador da Copa de 2014, o grupo nos jogos do Brasil e nos que acontecem na Arena Fonte Nova também apresentará o hino nacional em forma de Samba Reggae. No dia 20 no jogo Nigéria e Uruguai, no dia 22 no jogo Brasil e Itália e no dia 30 na definição do terceiro lugar da Copa das Confederações, o Olodum estará ao lado de baianos e turistas na transmissão destes jogos no Largo do Pelourinho.
História da torcida - O Olodum desde 1990, por iniciativa do então vice-presidente Petronilio Alves (Petu) organiza a Torcida pela Seleção Brasileira de Futebol. Logo no inicio foi feito um show para FIFA em Lausane na Suíça, pelos 90 anos da entidade. O grupo já acompanhou a seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos, em 1998 na França, em 2002 na Coréia do Sul. Em 2006 na Alemanha, o Olodum foi convidado pela FIFA para o show de abertura em Berlim no Portão de Braderburg junto com Pelé e outros campeões do mundo.
Em 2002, na Copa do Mundo da Coréia e Japão, por solicitação da Jornalista Wanda Chase, a Torcida Brasil Olodum, tornou-se noticia nacional e internacional. A festa foi no Pelourinho, quando o grupo comandou uma grande torcida brasileira pelo titulo mundial, transmitido pela TV Globo e por Galvão Bueno como a torcida pé quente da conquista do Pentacampeonato de futebol.
Em 2006, desde maio foram organizados os eventos da Torcida Brasil Olodum na Praça Pedro Arcanjo e no Largo do Pelourinho, nos dias de jogo do Brasil, para um público de mais de dez mil pessoas. Em 2009, a Escola Olodum recebeu a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador que veio visitar as instalações do estádio de Pituaçu. No dia do anuncio pela FIFA, a Banda Olodum fez um show no Pelourinho para comemorar com uma grande festa da Torcida Brasil Olodum. No mesmo ano, a Torcida Brasil Olodum realizou uma grande festa no Largo Tereza Batista para ajudar a seleção brasileira de futebol a se classificar para o primeiro mundial na África do Sul em 2010.
No Carnaval de 2010, O Bloco Olodum homenageou o futebol através do Tema Índia, Brasil, África do Sul – A terceira visão, com ênfase nas copas do Mundo de 2010 e 2014. Em 2013 o tema do Carnaval do Olodum foi: Samba, Futebol, Alegria - As raízes do Brasil. O tema abordou a criação do Samba e da paixão pelo futebol com a alegria e energia dos brasileiros e lembrou as raízes da formação social do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário