terça-feira, 12 de junho de 2012

Lauro de Freitas: Tucanos vivem conflito em quem apoiar nas próximas eleições municipais.

Por Adailton Reis/Foto: Charge Ivan Cabral.


Os tucanos do município de Lauro de Freitas, na Bahia estão em conflito interno para saber quem apoiar nesta próxima eleição municipal. O conflito começou depois que eles pretendiam apoiar o candidato a prefeito João Oliveira do PT- Partido dos Trabalhadores, ao sucessor de Moema Gramacho, atual prefeita da cidade. A intenção foi frustrada, logo após receber a notícia dos Diretórios Estadual e a Nacional do PSDB. Os dois não aceitam que o PSDB municipal continue contrariando as normas partidárias das duas estancias. Em seus entendimentos não existe aliança PSDB-PT, porque os dois partidos possuem visões políticas contrárias, ou seja, são oposições.

Briga que começou desde período das últimas eleições presidenciais (2010), pelo então Dep. Antônio Imbassahy, quando tomou conhecimento de que o partido servia de “Chacota” pelos adversários políticos na região. Muitas ironias, piadas e até mesmo apelidos o partido recebeu no município como “Os tucanos mais vermelho do planeta”, “PTucanos”, “PTtucanos”, “Tucano do bico vermelho”, “Tucano do bico enrolado”, “Tucano trabalhador” entre outros. Isso começou desde 2004 quando fizeram chapa Moema Gramacho (PT) e João Oliveira (PSDB) para prefeito (a) e vice. As provocações foram intensas também nas eleições de 2008, quando a prefeita propôs reeleição com a mesma chapa e em sua campanha andava de mãos dadas com o atual vereador Rosalvo Alves (PSDB), os dois chegaram até prometer projeto para a Praça do Caranguejo em Itinga, projeto este que não teve êxito, pois o mesmo foi totalmente modificado com a entrada da MRV, parceria Público-Privada.
Em pleno mês de convenções dos partidos políticos, os representantes contrários a essa aliança afirmam que esse tipo de aliança não pode mais acontecer. Segundo eles nos próximos dias o Diretório municipal estará recebendo uma Resolução para apoiar o PP (Partido Progressista).
No mês passado o Dep. Estadual Augusto Castro (PSDB) esteve presente no evento intitulado “UNIÃO DAS OPOSIÇÕES” no Riverside Hotel e mostrou sua indignação: “Isso é contrário a nosso entendimento. É contra a Nacional e a Estadual, não podemos aceitar mais um negócio desses, daqui pra frente será diferente” - afirma o deputado. Indagado se há possibilidade do partido apoiar outro candidato nas próximas eleições, ele afirma: “Não tem acordo, eles vão ter que romper com o PT e irão apoiar Márcio do PP”.
Pela postura de seus militantes tem-se verificado que o PSDB na esfera estadual e nacional vem montando estratégia para 2014, no sentido de reforçar sua bancada parlamentar. Porém a chance deverá ser aproveitada logo nessas eleições municipais, aonde poderão ter a chance de aumentar o número de prefeitos e vereadores. Hoje a instituição comanda 800 prefeituras, porém 1.000 prefeituras seriam razoáveis para concretizar a estratégia tucana. Uma vez que aumentando o quadro de gestores públicos nas prefeituras, logo nesta eleição, o partido teria mais possibilidade de aumentar o número de deputados em 2014. Pensando neste sentido o PSDB municipal de Lauro de Freitas estaria caminhando de forma contraria a nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário