quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Itinga: Moradores do Loteamento Vila Pedrita são esquecidos pelos políticos.

Os moradores do Loteamento Vila Pedrita reclamam do abandono por parte dos políticos.

A maioria se queixa das muriçocas.

Esgoto a céu aberto acomula lixo, insetos colocando em risco a saúde dos moradores.
 
Os moradores do Loteamento Vila Pedrita, no bairro de Itinga, reclamam do abandono por parte dos políticos. O local é de difícil acesso, sem estrutura, saneamento básico, sem asfalto, bastante mato e cheio de mosquitos que aterrorizam os moradores.
 
O cenário do local é pior de que certos interiores do Estado da Bahia. As pessoas que convivem lá, sem opção, enfrentam uma luta diariamente por não ter pra onde ir. São crianças, adolescentes, idosos, que muitas vezes só saem de suas casas quando há muita necessidade. Diante de várias queixas e reclamações a maioria se queixa da ação das muriçocas que não deixam o pessoal dormir assossegado.
 
Para Dona Ângela Neves (38), moradora do local há 11anos, as autoridades deveriam tomar uma providência quanto à situação do local: “É uma situação calamitosa para todos que moram aqui. Um carro fumacê, mesmo com aquele fedor horrível, aliviaria um pouco. Eu gostaria que as autoridades tomassem uma posição em relação a essa situação. Aqui não mora prefeito, prefeita, vereador, nem presidente, nem presidenta”- desabafa.

A situação é tão terrível que não tem como executar suas tarefas diárias por conta dos mosquitos. A raquete mata-mosquitos virou o esporte para todos, porém quando descarrega a situação fica ainda mais aterrorizante. Eles não sofrem apenas com as muriçocas, mas com muruins, baratas, ratos e muito lixo nos terrenos baldios.

Sr. Francisco descendo a ladeira, já perdeu as contas de quantas vezes caiu.

Sr. Francisco Moraes, de 86 anos de idade, já perdeu as contas de quantas vezes caiu nas ruas sem pavimentação e ladeiras de barro, cheias de pedras e buracos, muitas vezes de difícil acesso: “Ah meu filho, já perdi as contas de quantas quedas tomei aqui nesta ladeira. Agora, partindo para as muriçocas é um cardume! Ligo dois ventiladores, mesmo assim não é fácil não! Tem que ter um combate urgente!!! Não existe jeito pra isso não??? Penso que sim”.

A jovem Marine Reis, de 19anos, se diz chateada com toda essa situação que passam seus vizinhos e familiares: “Moro aqui tem oito anos, não por opção, mas por não ter condições. Eu e minha família moramos logo ali, no fundo tem um córrego, não tem nem ponte para passarmos. Ninguém ajuda. Para passar para a minha casa, tem que pular. Todos de minha família têm uma marca deste lugar. Minha mãe tem 51 anos de idade, já caiu, fraturou o joelho, deslocou a coluna e o pé. Minha irmã, como é gordinha, coitada, já caiu diversas vezes! Ela usa platina no braço por conta de uma dessas quedas. Fico muito triste com essa situação”.

Dona Jacirema e os netos: " Minha alegria aqui são os meus netos".

A situação fica ainda mais complicada para D. Jacirema Ferreira Silva (48), moradora há 20 anos. Com problemas de saúde, não pode bater inseticida nos mosquitos, por causa de deficiência respiratória, nem sair de casa por conta de deficiência nas pernas desde a infância: “Moço, eu sou deficiente. Eu não saio de dentro de casa, quando saio é carregada pelos vizinhos. A minha mãe de 86 anos é a mesma coisa e ninguém toma uma providência. Somos um povo esquecido dentro dessa Itinga. A minha alegria aqui, apenas são os meus netos”.

Os moradores também reclamam das taxas de esgoto cobradas pela Embasa no recibo de água, aonde nem sequer tem rede de esgoto. Eles afirmam que já fizeram inúmeras queixas, mas as taxas são continuam sendo cobradas. Uma declaração feita por eles é chocante. Segundo eles, desde a gestão do prefeito Pimentel que todos que entram e saem do governo, prometem e nada fazem. Outros falam que chegaram a ser chamados de invasores pela atual secretaria municipal de infraestrutura do município. Eles contestam, pois a maioria dos moradores compraram seus terrenos, suas casas a dinheiro, além disso, pagam água, energia e outros impostos que não deveriam pagar, porque não são beneficiados. É lamentável ver a indignação de um povo esquecido, apenas lembrado em época de eleições. Fonte: Por Adailton Reis.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Prefeita de Lauro de Freitas, se reune com comissão carnavalesca e define tema do carnaval no Centro.


A Prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho se reuniu hoje dia, 28 de dezembro com a Comissão Carnavalesca do Centro da Cidade e aceitou o Tema do Carnaval 2012 : 50 ANOS DE PAZ , o tema lembra os 50 anos de Emancipação da Cidade e que a paz reine como sempre em nosso Município. Moema fez questão de receber o projeto já com a imagem do tema do carnaval e colaborar naquilo que estiver nos seus limites para a população.


A Prefeita deixou claro que em reunião com o Conselho de Cultura dia 07 de Janeiro, vai determinar o orçamento, e já deixou marcada outra Reunião com a Comissão para passar o orçamento do carnaval 2012 e disse que vai estar presente dia 20 de Janeiro no Concurso do Rei Momo e Rainha do Carnaval no Cine Teatro de Lauro de Freitas. A Comissão agradece a grande boa vontade da Prefeita para a construção do Carnaval 2012. Fonte: Artêmio Luz.


Bel Araujo Presidente da Comissão do Carnaval a Prefeita Moema Gramacho e alguns membros da Comissão Carnavalesca de Lauro de Freitas.

INDIGNAÇÃO DE UM SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL.

Oito anos se passaram do governo Fernando Henrique Cardoso sem que houvesse uma valorização significativa do funcionário público federal. Seu poder de compra diminuiu, sua qualidade de vida desabou nesses anos. Depois da gestão do PSDB, o presidente Lula, como uma das promessas de sua eleição e reeleição, defendeu aumentos justos para a classe do funcionalismo público. Entretanto isso, em suas duas gestões, não aconteceu como deveria. A classe concursada foi desprestigiada, o servidor público federal, atualmente, passa necessidades; seu salário torna-se cada vez mais reduzido frente à alta dos preços de alimentos, combustíveis, medicamentos e demais produtos básicos para a sua sobrevivência.

Hoje, de imediato, culpam a classe dos funcionários públicos pelo inchaço na máquina pública do Estado; culpam as contratações e os concursos que acontecem para dar um mínimo de qualidade para os serviços básicos disponibilizados para a população. Isso é uma deslavada mentira! Em verdade, os gastos da máquina pública estão mais associados aos já habituais desvios de dinheiro público, aos casos de corrupção, que estão vinculados aos cargos de confiança indicados pelos governantes. O servidor público federal concursado é confundido com os membros de uma quadrilha política que foram indicados para lavar, desviar, enfim, roubar o dinheiro do povo! É necessário não confundirmos a classe do funcionalismo público com essa corja indicada e financiada pelos próprios grupos políticos no intuito de um sistemático assalto à população. A própria mídia deve também ser mais responsável ao citar a classe dos servidores públicos em cargos de confiança (não do povo) ou cargos concursados – não se pode misturar o honesto com o ladrão, o servidor com o saqueador, o prestador com o imprestável.

Nesses cargos de comissão, vemos, além do saque, um mar de incompetência. Ministros incapazes ampliam seus gabinetes com pessoas não especializadas nas áreas devidas. E as mordomias que sustentam a própria classe política envergonham a decência de um povo que vê seu dinheiro extinguir-se em meio a tanta cobrança de impostos e juros abusivos.



Será que deveremos fechar as portas para os concursos? Será que deveremos contratar serviços terceirizados para economizar a máquina pública? A resposta é definitivamente não – e por determinados motivos. O primeiro deles é que nenhum cidadão honesto nesse país atesta qualidade nos serviços básicos disponibilizados pelo Estado. E isso é extremamente injusto para uma população que paga cada vez mais caro por esses serviços em forma de altíssimos impostos. Falta pessoal em diversos setores, faltam investimentos em qualificação, a massa de aposentados públicos federais é constantemente substituída por técnicos terceirizados sem experiência. Nesse sentido, é preciso continuar investindo no serviço público para que a assistência fornecida pela União seja adequada à população. O segundo motivo deve-se ao fato de as principais redes de trabalho terceirizado pertencer à classe de políticos sujos ou manter estreitas relações com esse grupo. A essa classe de políticos interessa o mau funcionamento do serviço público, pois garante a lógica da continuidade da sua empresa. Na terceirização, vemos dirigentes administrativos apadrinhados por políticos encherem seus bolsos e formarem uma quadrilha não para fornecer serviços de qualidade, mas para atrair o investimento público por meio de acordos nada corretos.

Vemos, constantemente, a incompetência administrativa, a falta de qualidade nos gastos públicos, o mau caratismo de grande parte dos políticos. Estou cansado! Que se garanta a continuidade dos investimentos adequados no serviço público federal; que se observe a carência dos aposentados do serviço público federal e que lhes dê dignidade para que possam sobreviver ou ainda que se garanta o retorno desses aposentados para que as trocas de experiências possam requalificar o trabalho de assistência à população. Meu nome é Joaquim Olímpio de Souza Neto, agente administrativo, e pertenço a uma geração de servidores públicos federais que se orgulha da missão de assistir à população. Não aceito ser comparado a um dos membros de uma quadrilha comandada por políticos desonestos que saqueia o povo. E não concordo com o desaparelhamento do serviço público federal para que poucos possam rechear os bolsos em troca da miséria de muitos. É preciso maior eficiência de um sindicato que muito arrecada e que pouco faz por seus representados.

Avenida Luiz Tarquínio, em Lauro de Freitas, volta à mão dupla nesta quarta-feira.



A Avenida Luiz Tarquínio Pontes, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, volta à mão dupla à zero hora desta quarta-feira (28). Segundo Abraão Reis, secretário municipal de Transito e Transporte de Lauro de Freitas, até o dia 2 de janeiro, uma equipe composta por agentes de trânsito, orientadores de tráfego, fiscal de transportes e guardas municipais dará suporte à população ao longo da via.



As principais mudanças foram feitas na transversal Brigadeiro Alberto Costa Matos (rua da Insinuante), que passará a ter mão única no sentido Estrada do Coco/Luiz Tarquínio. As vias André R. da Fonte e Clemerson R da Fonte, que se bifurcam e ligam a avenida, na altura da entrada principal de Vilas do Atlântico, como escape do fluxo para a Estrada do Coco.


O sentido duplo até a bifurcação é mão única e permanece como está. A Leonardo da Silva (rua do posto Texaco) sofreu adequações como o alargamento na junção com a Luiz Tarquínio para voltar a ter sentido duplo. Carga e descarga só poderão ser realizadas das 22h às 6h e fica proibido estacionar ao longo do meio fio.

A prefeitura ainda estuda a criação de uma zona azul, para disciplinar o estacionamento nas vias de Buraquinho, Ipitanga e Centro. Fonte: Jornal Correio.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quatro traficantes são presos com 3 kg de cocaína em Itinga.

Quatro traficantes foram presos com 3 kg de pasta base de cocaína, no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações, divulgadas nesta terça-feira (27), pela 34ª Delegacia Territorial (DT/ Portão), dois homens e duas mulheres atuavam no tráfico em Portão e outras localidades da região.

Traficantes são presos com 3 kg de cocaína no bairro de Itinga.


Alex do Nascimento Palmeira, 36 anos, sua companheira Sandra Mangá Palmeira, 33, Luciano Rodrigo dos Santos, 36, e Shirley Paim dos Santos, 21, apontada como amante de Alex, foram presos no fim de semana, na localidade de CAIC, em Itinga. Além de cocaína, com o grupo foram apreendidos 400 g de crack, um revólver 38, munição e uma moto.

Segundo o delegado da 34ª DT, Cláudio Meireles, a moto era usada pela quadrilha para fazer a entrega de drogas a usuários. Sandra, Shirley, Alex e Luciano foram autuados em flagrantes por tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma.

Os dois homens ficarão custodiados na carceragem da 34ª DT. Suas comparsas foram conduzidas para a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), onde permanecem à disposição da Justiça. Fonte: Jornal Correio.

Professora consegue incentivar alunos no TOPA.

A professora Ângela Neves (38), moradora do bairro de Itinga, consegue incentivar alunos no TOPA a concluírem o curso de alfabetização para adultos.

No início Ângela tinha 26 alunos matriculados, apesar de muitas dificuldades enfrentadas tanto pelo projeto quanto pelos alunos. Ela não desiste, adaptou a realidade de ambos e conseguiu concluir a turma com pelo menos 11 alunos, que para ela foi uma grande vitória. Com o índice de evasão escolar bastante alta no projeto, a professora buscou ajuda da ONG, a NAC (Núcleo de Apoio a Cidadania), de pessoas da comunidade, além de levar a turma para próximo das casas dos alunos. Nessa luta ela conseguiu a construção de uma pequena sala, algumas carteiras escolar, doação de livros e um guarda- roupa que servirá de estante para os livros. Essa iniciativa aproximou o projeto à realidade dos alunos, a maioria pessoas que não tiveram oportunidade de estudo quando na infância. O esforço da professora rendeu a conclusão do curso com alunos bastante confiantes e com vontade de prosseguir nos estudos.

Sempre otimista Ângela tem a sensação de dever cumprido: “Tudo parte de um sonho de querer ajudar as pessoas. Essa é a minha terceira turma do projeto. O X da questão é ajudar as pessoas da minha comunidade”.

D. Ana Maria dos Santos (54), que chegou a ser moradora de rua, foi uma das alunas que participou do programa. Hoje pretende continuar os estudos e realizar o sonho de cursar o ensino superior e se formar em nutricionista: “Hoje não me aperto na leitura. Sou uma pessoa realizada, aprendi a pensar e as pessoas me respeitam”- explica ela.

A história de D. Ana Maria é interessante, depois que aprendeu a ler, ela entrou em vários projetos sociais para ajudar a comunidade. Já participou do grupo Mulheres da Paz, hoje é delegada do O.P (Orçamento Participativo), e agente voluntária dos Direitos Humanos do Governo Federal. Isso foi mais um incentivo para avançar nos estudos.

O aluno Sr. Pompílio Ribeiro (61) que parou os estudos em 1978, encontrou agora incentivo para dar continuidade: “Gostei mais da matemática, mas também evolui na leitura. Eu vou continuar”.

D. Inês Oliveira (64), mãe da professora Ângela, lembra-se da época que perdeu o emprego porque não sabia assinar o próprio nome: “Hoje está tudo mudado. Meu pai queria a gente trabalhando na roça, hoje quem me incentivou foi minha filha. Lembro-me da época não fiquei numa fabrica porque não sabia assinar o meu nome. Agora já sei assinar o meu nome, ler os ônibus e tudo mais”. (risos).

Entre tantas histórias de vida, D. Maria de Lourdes Gonçalves (68) se emociona ao contar a sua. Ela diz que mesmo trabalhando ao lado duma escola, não teve como estudar: “Eu estudei até os 11 anos de idade. Meu pai me botou pra fora de casa, então tive que trabalhar e as patroas não deixavam a gente estudar. Tive uma que trabalhei aonde a escola era ao lado, mas ela não aceitava que estudasse”. - nos conta emocionada.

A duração do curso foi de 08 meses e faz parte do programa TOPA (Todos pela Alfabetização), do Governo Federal. Os certificados dos alunos concluintes são entregues pela secretaria municipal de educação. A mesma deve repassar os dados necessários dos alunos para que sejam incluídos no sistema do Ministério da Educação (MEC). Fonte: Adailton Reis.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Celebração Eucarística na Igreja da Matriz.

Igreja Santo Amaro de Ipitanga.

Neste domingo, dia 25, haverá a celebração eucarística na Igreja Santo Amaro de Ipitanga (Centro) e Bom Pastor às 7:30 h e N. Senhora de Fátima e São Pedro às 9:30 h.

Natal: Uma das melhores datas do calendário!


Acreditamos que hoje, o dia de Natal seja uma das melhores datas do calendário, por que não dizer uma das mais importantes?

O Natal consegue unir os laços familiares, ampliar o carinho, o respeito, a esperança, a amizade, além de despertar o espírito de solidariedade nas pessoas.

Uma data que causa, a cada instante, expectativa no ser humano de ser presenteado ou presentar alguém. Por mais simples que seja, sabemos que isso representa um gesto de amor e respeito ao próximo.

Uma data que não é qualquer data, pois é a comemoração do nascimento do menino Jesus Cristo, que durante séculos, consegue obter a confiança das pessoas de qualquer parte do mundo.

Uma data que sempre marca um período de renascimento da nossa fé, força, alegria, reflexão. Período de recomeço, de onde paramos, para ganharmos impulso em nossas trajetórias. Isso é muito importante para que possamos prosseguir com a certeza de que o caminho estará bem mais iluminado, pelo principal responsável dessa magia, o próprio Jesus Cristo.

O Blog “Letras & Tons” deseja a todos os nossos leitores um feliz Natal! Que neste dia possamos respirar e regozijarmos dessa emoção que é o natal. (Re) Viva esse espírito natalino e sejamos mais felizes. Boas Festas!!!

 
Adailton Reis,
Editor do Blog.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Caso de dengue assusta moradores do Jardim Taubaté.

O caso da garota Patrícia Conceição, de apenas dez anos de idade, que teve dengue, assustou os moradores do Jardim Taubaté, no bairro de Itinga.

A menina desde dia 07 deste mês vem sentindo febre a 40°C, dor de cabeça e no corpo. No momento, ela está se recuperando da doença em casa. Ela ficou três dias internada no Hospital Jorge Novis (Itinga), foi transferida para o Hospital Menandro de Faria (Estrada do Coco) para completar exames médicos, aonde foi constatado pela Drª Roberta Ferracuti, que Patrícia estava realmente com dengue clássica.

Mãe da vítima fica chocada com a notícia. 

A mãe da garota, Dona Marilene dos Santos (39) ficou chocada com a notícia. Segundo ela os agentes de endemias visitam sua residência sempre e não constatam nada de anormal ou suspeita de mosquito Aedes aegypti no local: “A menina veio aqui em Julho, olhou e me disse que estava tudo ok!”- explica.

O caso abalou a vizinhança que teme ser picada pelo mosquito. Os moradores afirmam que mesmo com a notificação da garota, até o momento, ninguém da Secretária de saúde, nem agente foram até o local para verificar o caso.

A equipe do “Letras &Tons” visitou o quintal da vítima e não constatou nada que pudesse indicar negligência da parte de D. Marilene, nem facilidade de morada para o mosquito causador da dengue. Porém notificamos que a poucos metros da casa da garota, há esgoto a céu aberto, rua sem asfaltar, bastante mato, lugar sem nenhuma estrutura de saneamento básico.

Esgoto a céu aberto a poucos metros da casa da garota.

Segundo os moradores, além do odor, o esgoto vir criadouro de insetos como ratos e baratas, que invadem as casas, o que pode contribuir para o aparecimento de várias doenças. Fonte: Por Adailton Reis.



Saiba sobre a doença:

Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), forte dores de cabeça, olhos, cansaço, dor muscular, nos ossos e nas articulações, indisposição, falta de apetite, tontura, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), no corpo entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição. Apesar de ser considerada uma forma mais leve da doênça, porém pode levar a vítima a morte.


Talvez você goste deste site:


Papai Noel entrega presentes para crianças no Pelourinho.

Quando perguntada sobre o que sabe do Natal, Sophia Elisa França, 3 anos, mostra que tem a resposta na ponta da língua: “o Papai Noel traz presentes pra gente”, diz a pequena, que toca repique na Banda Meninos do Pelô. Sophia é uma das 1.500 crianças carentes que receberam, ontem, brinquedos arrecadados na campanha nacional Natal Sem Fome dos Sonhos e destinados à instituições ou moradores das proximidades do Centro Histórico de Salvador.

Ontem, os presentes foram entregues no Largo Pedro Arcanjo, em uma festa com direito a palhaço, mágico, gatos cantores e, como não poderia faltar, Papai Noel, que alegrou o Natal do Pelô. A auxiliar de professora Lucelia de Jesus Santos, 31, trouxe os filhos para participar do evento. Com o esposo desempregado, ela vê na campanha a esperança de realizar os sonhos dos três filhos. Iasmin Jesus Silva, 7, a mais velha deles, se divertia com o mágico Boni, de quem esperava um truque que pudesse antecipar a boneca que gostaria de ganhar. Fonte: Correio da Bahia.

Criança com suspeita de dengue morre em Vitória da Conquista.

Um garoto de oito anos morreu na madrugada desta sexta-feira, 23, com suspeita de dengue hemorrágica, em Vitória da Conquista. A criânça foi internada no Hospital de Brumado com dores no corpo na quinta-feira, 22.

Após exames laboratoriais, que apontavam baixa quantidade de plaquetas, ele foi transferido para Vitória da Conquista por volta das 21h de ontem, com suspeita de dengue, segundo informou o Secretário Municipal de Saúde de Brumado, Cláudio Feres.

Ainda segundo o secretário, o garoto foi encaminhado para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, mas não pôde ser internado, porque o pronto-socorro estava fechado, sob a alegação de que havia um caso de meningite meningocóccica.

O garoto foi encaminhado para um hospital particular da cidade enquanto esperava transferência para a UTI do Hospital de Base, mas não resistiu. Ele morreu às quatro da manhã de ontem. Fonte: Carol Aquino.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Foi encontrada uma carteira na praça José Ramos.


O blog "Letras & Tons" informa que foi encontrada uma carteira na Praça José Ramo, no bairro de Itinga. Dentro se encontra vários documentos em nome de Adilson Jesus dos Santos. Caso algum de nossos leitores conheça essa pessoa favor entrar em contato conosco: (71) 8782-0030; 9298-5621 ou por e-mail: adailtontonreis@hotmail.com

Obs: Por medida de segurânça só entregamos a documentação para o próprio dono.

Vejam os documentos encontrados:
  • RG;
  • CPF;
  • Fotografias;
  • Reservista;
  • Título de eleitor;
  • Cartão cidadão;
  • Cartões de crédito;
  • Cartões de saúde;
  • Cartões de lojas;e
  • Certificado da Rust Engenharia.

Vende-se uma casa próximo ao Largo do Caranguejo.

Vende-se uma casa próximo ao Largo do Caranguejo, no bairro de Itinga. O imóvel tem boa localização, quintal, área de serviço e laje.

Confira outros detalhes:


  • 02 Quartos;
  • sala;
  • cozinha; e mais
  • dois banheiros.
A casa está localizada no loteamento Jardim Metrópole, Rua Paulo Pinheiro, n. 53, Itinga. O imóvel está no valor de R$46 mil reais. Diga que viu o anúncio nos Classificados do Blog "Letras & Tons" e ganhe um bom desconto. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (71) 8315- 8285 (ISA).

Rádio Alternativa Novo Som está de site novo.


Por Adailton Reis.

A Rádio comunitária Alternativa Novo Som do bairro de Itinga está com site novo. Com bastante audiência no mundo virtual, o site passou por algumas modificações para suportar o novo número de acesso. De cara nova o endereço eletrônico está mais interativo com Chat de bate-papo, enquete e relatório musical. Vale apena conferir. Os ouvintes podem conferir a programação no seguinte endereço: http://www.radionovosomlf.net/

Mulher é morta a tiros na porta de casa no bairro de Portão.

Uma mulher de 26 anos foi morta a tiros na porta de casa no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, segundo informações da Central de Polícia. O crime aconteceu na Rua Direta Santo Antônio, por volta das 23h50, no bairro de Portão. De acordo com informações da 23ª Delegacia (Lauro de Freitas), a vítima, identificada como Viviane de Sena de Santana, foi baleada diversas vezes nas costas e nas pernas.

Ainda conforme a 23ª Delegacia (Lauro de Freitas), familiares da vítima informaram que ela era usuária de drogas. Viviane chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deve passar por um exame cadavérico antes de ser liberado para a família. O autor e a motivação do crime, que está sendo investigado pela 23ª DT, ainda não foram identificados pela polícia. Fonte: Jornal Correio.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Faça sua confraternização no D' Guste.

O Restaurante e Pizzaria D'Guste aluga seu espaço para festas e eventos. O local tem dois ambientes: térreo e primeiro andar. O mesmo comporta cerca de 150 pessoas.


Você pode realizar suas confraternizações num ambiente totalmente respeitável e familiar, além de poder desfrutar de boa comida, uma deliciosa pizza e um bom atendimento. Visite o local e comprove. O restaurante e pizzaria D’GUSTE funciona todos os dias, está localizado na Av. Fortaleza, n° 3940 B, Itinga. Próximo à Praça José Ramos.

Maiores informações: (71) 3365-3357/ 8831-2797 (Leonildes).

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Depósito da Farmácia Santana que pegou fogo pode desabar.


Bombeiros teve dificuldade de combater focos de incêndio no interior do edifício, que está condenado. Aainda não se sabe a causa do incêndio que na noite de segunda-feira destruiu o Edifício Bambanga, que servia de depósito para a Farmácia Santana. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o prédio que ocupa uma quadra na Rua Padre Casimiro Quiroga, ao lado da Avenida Paralela, Imbuí, está condenado e corre o risco de desabar.
Até a tarde de ontem(20), o fogo ainda não havia sido totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros, impedindo a entrada dos agentes para realização da perícia técnica. Produtos altamente inflamáveis e tóxicos dificultavam os trabalhos. A ação dos bombeiros também foi dificultado pela inexistência de hidrantes apropriados.

“Além de o fogo ser alimentado o tempo todo pela grande quantidade de produtos químicos, também estamos com dificuldade para combater o incêndio de dentro do prédio porque ele corre o risco de desabar”, explicou a capitã Keyla Macário, que coordenava uma equipe de 40 pessoas do Corpo de Bombeiros. Para garantir a segurança da vizinhança, a Rua Padre Casimiro Quiroga foi interditada.

Seguro - Não foram divulgados os valores do prejuízo, mas o depósito que ficava no Imbuí e abastecia todas as unidades da rede, que tem 120 lojas em 14 cidades da Bahia, é segurado. Apesar de o incêndio ter destruído completamente o material estocado, a gerente operacional da Santana, Maria Queiroz, garantiu que o acidente não irá comprometer o abastecimento de produtos na rede.

“Nossas lojas possuem um estoque para 60 dias. É o tempo de encontrar outro depósito e normalizar o serviço”, disse ela, que esperava encontrar um novo galpão em até 48 horas. A Santana procura uma área de no mínimo três mil metros quadrados. O prédio destruído tinha cerca de cinco mil metros quadrados.

O incêndio chegou a atingir parte da obra de ampliação do depósito. No entanto, o engenheiro da Codesal Nilson Matos informou que o prédio novo não teve a estrutura comprometida. Já o depósito que foi erguido em 1985 não teve a mesma sorte.

Empregos garantidos - “Várias vigas cederam e outras estão rachadas. A estrutura está totalmente comprometida”, assegurou o profissional, que disse ainda que o incêndio demorou para ser identificado porque não havia vigilante dentro do depósito. “Foram os moradores do condomínio vizinho que viram o fogo e chamaram os bombeiros”, contou.

Na terça pela manhã, funcionários se aglomeravam em frente ao depósito sem saber o destino que teriam após o incêndio. Eles temiam perder o emprego, mas a empresa tranquilizou a todos ao informar que os 400 trabalhadores seriam transferidos temporariamente para as lojas que ficam próximas às suas residências, a partir desta quarta, 21.

Alguns dos funcionários que trabalhavam no prédio foram surpreendidos com a notícia do incêndio quando estavam em casa. Trabalhando há pouco mais de um ano no depósito, Fabiana Souza recebeu um telefonema por volta de uma da manhã dando a má notícia.

Horror - “Na hora que soube, vim com meu irmão para cá. Foi um horror, o fogo estava muito alto e ouvimos muitas explosões”, disse ela, que ficou até às 4h30 da manhã acompanhando o trabalho dos bombeiros.

Mais aterrorizados ainda ficaram os moradores do condomínio Rio das Pedras, no Imbuí, que fica a menos de 100 metros do depósito.

“Estava assistindo ao CQC quando ouvi uma explosão. Fui à janela de meu apartamento e vi o fogo já tomando o andar de baixo do depósito. Em pouco tempo o fogo já tinha se alastrado por tudo”, disse Edson Freire. Fonte: Diana Gomes/Foto: Gildo Lima /Agência TARDE.








Irmãos são acusados de matar Kelly Cyclone.

Os irmãos foram apontados como autores do assassinato da dançarina Kelly Cyclone
 
Os irmãos Emerson Cosme Anjos dos Santos, 26 anos, o Miminho, e Ericson Anjos dos Santos, 28 anos, o Véio, foram apontados como autores do assassinato da dançarina Kelly Sales Silva, a Kelly Cyclone. O crime ocorreu em julho deste ano.

O depoimento de três testemunhas e as imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais próximos ao local no qual a dançarina foi morta foram tomados como base pela polícia para indiciar os irmãos, que são apontados como traficantes.

A nota divulgada pela polícia indica que Tony Rogério Costa de Freitas, o Tony,27 anos, pode ter sido o mandante do crime. A nota afirma que "o crime pode ter sido motivado pelo fato de Kelly ter iniciado um relacionamento com um rapaz de prenome Gustavo, filho de um policial civil, traindo o traficante Tony, com o qual namorava. Tony era comparsa de Véio e Miminho".

A delegada da 23ª DT (Lauro de Freitas), Dilma Leite, que presidiu o inquérito juntamente ao delegado Joelson Reis, titular da unidade, explicou que o motivo do assassinato não foi esclarecido. "A motivação do crime não ficou clara. Não sabemos se foi Tony o mandante, mas depoimentos de testemunhas indicam que foram esses dois (que executaram)", afirmou a delegada.

Miminho e Véio estão presos na Cadeia Pública de Salvador, no Complexo Policial de Mata Escura. Mesmo assim, a delegada já solicitou à Justiça a prisão preventiva dos irmãos. Os dois acusados devem ser denunciados à Justiça pela promotora da Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas, Ivana Silva Moreira. Fonte: Terra/Foto: Reprodução/Futura Press.
.

Lauro de Freitas: bandido roubou R$37 mil de banco em ação que durou 6 minutos.

O arrombamento de um caixa eletrônico do Banco Santander registrado pela polícia na madrugada desta segunda-feira (19) foi praticado por um homem, ainda não identificado. Segundo informações de Marialda Souza dos Santos, plantonista da 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas), o arrombamento feito pelo ladrão com o uso de um maçarico durou apenas 6 minutos.

A revelação foi constatada através das imagens de câmeras de segurança do banco, que fica próximo à prefeitura do município. O furto aconteceu por volta das 3h11 e o alarme da agência disparou por volta das 3h20.

Ainda de acordo com a delegada, a instituição informou que o valor furtado do caixa eletrônico foi R$ 37 mil e 600 reais. Até o momento ninguém foi preso.

O mesmo caixa eletrônico foi roubado na madrugada de 19 de outubro. Os criminosos também utilizaram um maçarico para arrombar o caixa. Ambos os casos são investigados pela 23ª DT. Fonte: Jornal Correio.

Bebê de duas cabeças nasce no Pará.

Reprodução/ Estado de Minas.


A cidade paraense de Anajás registrou um caso raro no Brasil. Um bebê de duas cabeças nasceu na madrugada de ontem no hospital do município e foi transferido nesta terça-feira (20) para Belém, onde realizará exames. O recém-nascido passa bem e consegue se alimentar normalmente.

O médico responsável pelo parto, José Brasil, afirmou que a mãe da criança, que tem 23 anos, fez o pré-natal, mas não se submeteu a exames de ultrassonografia durante a gestação. Foi feita uma cesariana.

De acordo com o obstetra, exames mostram que a criança tem um só coração e os órgãos vitais funcionando em plenas condições; as duas cabeças são unidas pelo tronco. “É impressionante o apetite do menino”, declarou em entrevista ao Diário do Pará.

Este é o segundo caso registrado neste ano no Brasil. O outro aconteceu em Campina, na Paraíba, no entanto a criança morreu horas após o parto. Fonte: Estado de Minas.

Você sabia: Sony é condenada a pagar mais de R$1 milhão por racismo na música de Tiririca.


A gravadora Sony Music foi condenada na quinta-feira (15) pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a pagar R$1,2 mi de idenização pela caráter racista da composição Veja os Cabelos Dela, do cantor e deputado federal Tiririca. O valor da indenização, que deverá ser pago a dez organizações não governamentais que lutam contra o racismo, é o maior já registrado no Brasil.

"A quantia é pequena ainda se comparada com outros segmentos de danos morais, como injúria e difamação", disse o advogado de defesa, Humbero Adami. De acordo com as entidades, a letra da música ofende diretamente a dignidade da população negra. Em alguns versos, o compositor afirma: "Veja veja veja veja veja os cabelos dela/Parece bom-bril, de ariá panela/Parece bom-bril, de ariá panela/Eu já mandei, ela se lavar/Mas ela teimo, e não quis me escutar/Essa nega fede, fede de lascar". Depois da decisão, a Gravadora não emitiu nenhum comunicado para a imprensa. O deputado Tiririca já declaru que não se pronunciará sobre o tema, uma vez que a Sony é quem foi acionada pelo processo. A ação tramita no tribunal desde 2004, quando a gravadora recorreu da condenação. Na época, a indenização foi de cerca de R$ 300 milhões. Fonte: Jornal Correio/Fotos: Google.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atletas de todo o Brasil participam de percurso marítimo entre a praia de Ondina e a Baía de Todos os Santos.


Atletas de todo o Brasil deram um colorido especial ao percurso marítimo entre a praia de Ondina e a Baía de Todos os Santos.


Em um trajeto de 12 quilômetros, com fortes ventos e correntezas, a baiana Bárbara Brasil e o paulista Luiz Carlos Guido, o Animal, mostraram muito preparo físico e técnica para vencerem as categorias profissionais do Desafio Bahia de Todos os Santos Sup Race.

Guido ratificou a condição de campeão nacional invicto ao faturar as quatro provas da temporada. Ele marcou o tempo de 1 hora e 23 minutos em Salvador e entra para a história da modalidade por ser o primeiro campeão brasileiro.

Já Bárbara Brasil teve de vencer o duelo contra a paulista Monica J. Pasco para ficar com o título brasileiro feminino.


Outros baianos que saíram vencedores de Ondina foram Jeffer Moreno (Sup Surf), Gustavo Costa (Unlimeted Masculino), Rafael Barros (Paddle Board) e Cláudia Maia (Sup Surf Feminino). O paulista Neno Mattos foi o melhor na race open master.

Com um segundo lugar na Sup Surf, o paraibano Júnior Manteiga sagrou-se campeão da temporada. O carioca Bob Araújo é o campeão brasileiro da Unlimeted e Neno Matos assegurou o título brasileiro Race Open Master, com a vitória na prova.

Embora o clima de confraternização e festa tomasse conta dos atletas na chegada, era visível o cansaço de todos, em decorrência das inúmeras dificuldades da prova.

"Foi uma das provas mais dificeis que participei, com muito vento durante o percurso dificultou bastante a conclusão da prova. Mesmo com as dificuldades consegui vencer essa etapa e me consagrar campeão baiano e vice-campeão brasilerio, estou muito feliz em trazer esse título para Lauro de Freitas", comentou Jeffer Moreno, campeão na categiria SUP SURF.

Para o campeão Luiz Guido, esta foi a etapa que exigiu mais técnica e preparo dos atletas.

“Foram muitas condições adversas. Pegamos mar balançado e correntes e ventos de todas as direções. Tivemos que imprimir muita força e estratégias”, diz o campeão.

“Estou muito feliz porque, embora já tivesse garantido o campeonato nacional, tinha o objetivo de fazer as quatro etapas invicto e deu tudo certo”, explica o atleta.

Guido também é surfista e tem experiência em diversas modalidades de remo, a exemplo de caiaque e rafting.

Bastante emocionada, Bárbara Brasil também comemorou muito o primeiro título brasileiro da modalidade.

"Estou muito feliz, difícil encontrar palavras. Passamos momentos difíceis, principalmente na volta, quando em determinados momentos remávamos e não saíamos do lugar. O mar também chacoalhou muito”, explica a campeã.

Ela correu três das quatro provas da temporada. Ganhou em Salvador e Fortaleza e ficou em segundo em Brasília.

O campeão da competição na Unlimeted, Gustavo Costa, também destacou a diversidade de acontecimentos durante a disputa.

“Esta prova teve um pouco de tudo. Foi um verdadeiro teste de resistência e de técnica. Um dos momentos mais difíceis foi na volta, na virada do farol, quando recebemos o forte vento nordeste”, narra o baiano.


O Desafio Bahia de Todos os Santos Sup Race, é uma realização da Associação Baiana de Stand up Paddle (AbaSUP) e da Associação Brasileira de Stand Up Paddle (AbSUP) e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Turismo, Cabrinha, Neil Phrase, Speed Lanches, Jp-Austrália e Concessionária Rota 66.



Resultados

Sup Surf
1 Jeffer Moreno
2 Júnior Manteiga – Campeão brasileiro
3 Bernardo Mussi

Race Open Masculino
1 Luiz Carlos Guido – Campeão brasileiro
2 Alex Araújo Ferreira
3 Antônio C. Bonfá
4 André Torrely

Race Open Feminino
1 Bárbara Brasil – Campeã brasileira
2 Monica J. Pasco
3 Viviane Matero
4 Larissa de Menezes Jardim

Race Open Master
1 Neno Matos – Campeão brasileiro
2 Claudio Chain
3 Rogério Cunha
4 Pedro Valadares

Unlimeted Masculino
1 Gustavo Costa
2 Roberto Araújo
3 Mário Goreyeb
4 Jairo Flores

Sup Surf Feminino
1 Cláudia Maia
2 Ana Luiza
3 Poliana Rocha

Paddle Board
1 Rafael Barros
2 Fábio “Cascão” Velasco
3 Maurício Abubakir
4 Renato Franco.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Casal é vítima de bala perdida em Lauro de Freitas(BA).

Um casal foi vítima de bala perdida na noite deste domingo (18) na Rua São Miguel em Lauro de Freitas. Segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), Elisangêla Maria de Queiroz, 33 anos foi atingida no abdômen do lado direito e Alan Cerqueira de Araújo, 31 anos, foi baleado na virilha do lado esquerdo.

Inicialmente, o casal foi socorrido para o Hospital Jorge Novis, mas por conta da gravidade, ambos foram transferidos para o HGE, onde estão internados. posto informou ainda que eles não correm risco de morte. A autoria e a motivação são desconhecidos. A delegacia da cidade investiga o caso. Fonte: Correio.

Denúncia: Empresário da SJ TURISMO exige pagamento da Prefeitura de L. de Freitas(BA).

EMPRESÁRIO DA SJ TURISMO EXIGE PAGAMENTO DA PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS, QUE DEVE HÁ MAIS DE UM ANO

Amigos LAUROFREITENSES,

Venho usar este canal de mídia para denunciar o descaso da PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS no que se diz respeito a pagamento de fornecedores. Pois quero crer que a Prefeita Moema Isabel Passos Gramacho, quem votei nos três mandados legislativos, não tem conhecimento de tal inadimplência. Nós da SJ TURISMO prestamos serviços de transportes para Prefeitura de Lauro de Freitas desde 2008, porém no ano de 2010 veio nossa grande decepção, pois fizemos o transporte das equipes sub-17 e veteranos de futebol, para diversas cidades do estado da Bahia , mas até a presente data não recebemos nada. Fomos convidados para fazer a COPA 2 DE JULHO de 2010, com o objetivo de receber os transportes da copa metropolitana e de veteranos, mas não corremos este risco, pois se tivéssemos feito, estaríamos como A FORTCAR, empresa que fez em nosso lugar e até hoje também não recebeu. Procuramos a secretaria de ESPORTES várias vezes e sempre o discurso é o mesmo, "vamos pagar". Soube que o pessoal da TURIM que fez o transporte desse ano ainda também não recebeu.

Não consigo compreender como uma prefeitura que está entre as dez maiores economias do estado, não consegue pagar seus fornecedores. Estou torcendo que a prefeita MOEMA tome conhecimento disto, pois sei que se ela tivesse conhecimento eu não estaria sem receber.


EDSON
SJ TURISMO.

Loja de Roupas de ... é assaltada no Centro de Lauro de Freitas(Ba).

Prezado leitor  a materia foi retirada a pedido do dono da loja, pois resolvemos deixar o título para que possamos ter registrado o que aconteceu dentro do nosso município.

Obrigado pela compreensão!


*Adailton Reis, editor do blog.

Areia Branca recebe projeto Ação de Cidadania.

A quinta edição do Projeto Ação de Cidadania vai beneficiar a localidade de Areia Branca entre segunda e quinta-feira (19 a 22). A estrutura de atendimento, que inclui serviços de saúde, assistência social, educação, infraestrutura e atividades culturais, será montada na Praça da Mangueira. Já foram beneficiadas mais de 17 mil pessoas nas edições que contemplaram Jardim Metrópole, Jardim Centenário, Pouso Alegre, e o bairro de Portão.

Pintura de meio-fios, melhoria da iluminação, poda de árvores e intensificação da limpeza e recuperação das via fazem parte do mutirão. Os serviços de saúde são ao mais procurados, com destaque para realização de exames e consultas. Todas as secretarias municipais de Lauro de Freitas participam da iniciativa. Fonte: Correio; Foto: Adailton Reis.

A data do retorno da mão dupla na Av. Luiz Tarquinio foi transferida.

Av. Luiz Tarquínio.

O secretário municipal de trânsito e transportes Abraão Reis informou que o retorno do tráfego para mão dupla na avenida Luiz Tarquinio será dia 28 de Dezembro. O mesmo informou que devido a um poste de alta tensão, localizado na rua Leonardo da Silva na esquina com a Belo Ferragens, a Coelba só poderá realizar as alterções no final de semana.

O retorno da mão dupla na Av. Luiz Tarquinio estava prevista para o dia 16 de dezembro, porém segundo o secretário para não criar transtorno e até mesmo garantir a segurança dos motoristas e pedestres a alterção do trafego foi adiada para o dia 28 de dezembro. Fonte: SMTT/Fabiano Bluz.


Margareth recebe Toni Garrido, Denny e Márcio Victor na segunda noite do AfroPop.

Margareth Menezes.

Depois de estrear em grande estilo a temporada de verão do AfroPop, a cantora Margareth Menezes promove mais uma edição de seu encontro de ritmos, no dia 22 de dezembro, às 22 horas, no Armazém Vilas. No show, a artista vai apresentar pela primeira vez a nova música de trabalho, Bonapá, composição de Carlinhos Brown com arranjos e produção musical de Gerson de Silva.

A festa vai contar com as participações de Toni Garrido, além dos cantores Denny, da Timbalada, e Márcio Victor, da banda Psirico. Além deles, o ensaio terá show de abertura do músico e cantor baiano Magary. “Estarei muito bem acompanhada neste show! Realmente sou muito sortuda por ter ao meu lado tantos rapazes talentosos. É uma honra e é também uma resposta à minha proposta musical. Seja reggae, axé, pagode ou black semba, o AfroPop tem espaço para tudo isso”, comemora Margareth.

O show segue com a ambientação assinada pelo artista plástico Alberto Pita, presidente do Cortejo Afro, que há 30 anos desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana. Quem não for presencialmente ao evento, pode curtir a transmissão ao vivo, pela WebTV AfroPop, espaço inserido no site da artista (www.margarethmenezes.com.br) e replicado em seu Twitter (@MagaAfroPop) e na Fan Page no FaceBook.

A série de shows do AfroPop se estende pelo verão e inclui duas outras apresentações, nos dias 22 de janeiro e 12 de fevereiro, sempre com convidados especiais. A última data, que marca o encerramento da temporada, ocorrerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Todos os eventos têm realização da Produtora Estrela do Mar, patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Rede Bahia, Revista Contigo! e Arteiros.

BONAPÁ – A nova música de trabalho de Margareth Menezes é uma composição de Carlinhos Brown com arranjos e produção musical de Gerson Silva. O termo "Bonapá" é uma corruptela criada por Brown para a expressão francesa "Bon Appétit", tipicamente dita a quem está prestes a começar uma refeição.

"Bonapá fala sobre encontros e de como nós, seres únicos e ímpares, só estamos completos em contato com o outro. É uma canção vibrante e bonita", conta Margareth. A artista classifica a canção como AfroPop. “Ela mistura tradição afro brasileira e linguagem pop. E tem uma pegada forte de percussão, como o samba-reggae.” A canção já está nas principais rádios baianas desde a última sexta-feira (9) e também disponível para audição na web. Fonte: Maria Ísis.

Ouça aqui: http://soundcloud.com/margarethmenezes/bonap-margareth-menezes


SERVIÇO

Margareth Menezes
Segundo show da temporada de verão do AFROPOP
Participação de Denny, Toni Garrido, Márcio Victor e show de abertura de Magary Lord.
DATA: Quinta-feira, 22 de dezembro, a partir das 22 horas;
LOCAL: Armazém Villas – Avenida Luíz Tarquinio, 2849, Vilas Do Atlântico - Lauro de Freitas;
INGRESSOS: R$ 40 (feminino) / R$ 50 (masculino) / R$ 100 (camarote) à venda no local;
INFORMAÇÕES: (71) 3237-0066;
REALIZAÇÃO: Estrela do Mar Produções
PATROCÍNIO: Caixa Econômica Federal
APOIO: Rede Bahia, Revista Contigo! e Arteiros.

Seminário Restauração Ecológica Comunitária.

No dia última sexta-feira (16), por volta das 20 horas o apresentador Fabiano Bluz deu entrada no Hospital Aliança com os seguintes sintomas, forte dores de cabeça, dores em todas as articulações do corpo, dor na coluna e febre. Após avaliação médica foi diagnosticado com varisela (catapora). O médico receitou alguns remédios e repouso total no período de 10 dias.

“Depois de adulto estou adquirindo doença infantil. O que mais incomoda são as dores no corpo todo e as bolhas que dão uma sessão de pequenas queimaduras. Agora é seguir o que o médico passou e voltar as atividades o mais rápido possível.” Falou o apresentador que ainda agradeceu as pessoas que o deslocaram de sua residência até o hospital.

Devido a Varicela o programa Fala Cidadão que é transmitido na TV Diferente www.tvdiferente.com.br de segunda a sexta as 16 horas está suspenso na próxima semana. Fonte: Portal Ipitanga.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Em 2012: Aulas podem não começar em Lauro de Freitas(BA).


Quase 90 escolas municipais e 30 mil alunos ficarão sem aulas no início do ano letivo de 2012 se a prefeitura de Lauro de Freitas não devolver o Termo de Acordo (TAC), com a assinatura da prefeita, e não respeitá-lo.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (Asprolf), essa decisão foi tomada no XI Congresso que aconteceu no início do mês de novembro. Os profissionais da educação escolar decidiram que se o governo não devolver o termo de acordo com a assinatura da prefeita Moema Gramacho (PT) e não cumprir com os acordos feitos não iniciarão o ano letivo de 2012.

Segundo os profissionais, itens importantes do TAC estão prejudicados e sem perspectivas de implementação. Um diz respeito a elaboração do plano único de carreira dos profissionais da educação, o outro refere-se à redução da carga horária de trabalho dos professores, prevista na Lei 11.738/2008 (Lei do Piso). Outro item importantíssimo, que também está parado e foi motivo de paralisações em fevereiro deste ano, é o de manutenção e reformas das escolas municipais.

A Asprolf garante que se não houver compromisso e respeito da atual gestão com os profissionais da educação (com o retorno das negociações) o início do ano letivo de 2012 estará prejudicado, isto significa, que não haverá aula no ano letivo nas quase 90 escolas municipais. Fonte: ASPROLF/Blog Letras & Tons- Adailton Reis.

TRISTE ESTATÍSTICA: BAHIA LIDERA NÚMERO DE CRIMES CONTRA JOVENS E NEGROS NO BRASIL.

Bahia lidera número de crimes contra jovens e negros no Brasil

O Estado também possue três entr as dez cidades mais violentas do país. 


No estudo do Mapa da Violência 2012, realizado pelo Instituto Sangari, divulgado na última quarta-feira (14), a Bahia se destacou com dados alarmantes. Em números absolutos e proporcionais , o estado lidera o ranking nacional de homicídios cometidos contra jovens, na faixa etária de 15 e 24 anos, tem três das dez cidades brasileiras mais violentas e possui o maior número de crimes cometidos contra negros.


No que se refere à vitimização juvenil, somente em 2010, foram contabilizados 2.215 crimes. Esse índice corresponde a um taxa de 84.2 casos a cada 100 mil habitantes. Entre 2000 e 2010, foram registrados 13.859 homicídios contra jovens, entre 15 e 24 anos, representando um crescimento total de 43,2%.


"Pelos dados atuais de todo o Brasil, a vitimização juvenil no país continua crescendo, sendo claro indicador da insuficiência de políticas de enfrentamento que consigam reverter o quadro atual. Em vários estados, os homicídios jovens triplicam ou mais os homicídios não-jovens: Bahia, Amapá, Alagoas, Espírito Santo e Distrito Federal, são indicativos da complexidade e profundidade dos problemas que enfrentam com a sua juventude", pontuou Julio Waiselfisz, autor do Mapa da Violência 2012.


Quando o critério observado é o racial, o levantamento mostra uma diferença enorme entre o número de homicídios cometidos contra a população negra em relação a população branca. No ano passado, foram cometidos 337 crimes contra a população branca e 4.659 contra negros. Com esse resultado, em números absolutas, a Bahia ocupa a primeira posição no ranking nacional de homicídios contra negros, ficando à frente de Pernambuco (2.919), São Paulo (2.304) e do Rio de Janeiro (2.638).


"A tendência geral desde 2002 é a queda no número absoluto de homicídios na população branca e de aumento nos números da população negra. O nordeste adquire destaque pelos seus elevados índices de vitimização negra", afirma Julio. Em termos proporcionas, entretanto, a lista passa a ser encabeçada por Alagoas - são 84.9 de crimes contra negros a cada 100 mil habitantes. A Bahia fica em oitavo lugar com 42.2 casos para o grupo de 100 mil pessoas. "Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Distrito Federal e Pernambuco encabeçam a lista de homicídios negros, todos eles com taxas acima de 50 homicídios cada 100 mil negros", considera Júlio.


Cidades baianas entre as mais violentas
Três das dez cidades mais violentas do país estão na Bahia. Segundo o Mapa, Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, mesmo sendo a quinta maior economia do estado, ocupa a primeira posição. Com uma população de cerca de 116 mil pessoas, a taxa de homicídios gira em torno de 146,4 casos a cada 100 mil habitantes.


Entre as 10 primeiras colocações, também estão as cidades de Porto Seguro e de Itabuna, ocupando respectivamente a 5ª e a 8ª posição no ranking. Nos últimos dez anos, a Bahia registrou 34.098 homicídios. Enquanto que no ano 2000 este número foi de 1.223 casos, no ano de 2010 foram contabilizados 5.288 crimes, o que representa um aumento de cerca de 332,4%. Em números absolutos, a Bahia ocupou no ano passado a primeira posição no Nordeste e a segunda no Brasil, perdendo apenas para São Paulo (5.745 casos).


A violência em Salvador
Nos últimos dez anos, em Salvador, a taxa de homicídios subiu 371%. Com os dados preliminares de 2010, a capital baiana é a primeira do Nordeste e a segunda capital brasileira em número absoluto de homicídios, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, que registrou 1.535. Ainda neste ano, a taxa de homicídio em Salvador ficou em 55,5%, o que a coloca na 5ª posição do Nordeste.


Em 10 anos, a cidade saiu da 25ª posição nacional e passou a ocupar o 7º lugar em relação à taxa de homicídio. A primeira posição é de Maceió, com 109,9 homicídios em 100 mil habitantes. Fonte: Jornal Correio.

Balcão de Justiça de Itinga é premiado pelo TJB.

Advogada Lígia Maia.

O Balcão de Justiça e Cidadania de Itinga, Lauro de Freitas, foi premiado nesta quinta-feira (15), durante almoço na Sala de Convívio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJB), por sua atuação em 2011.

O Balcão de Itinga, que atendeu 2 mil famílias no período, obteve melhor resultado entre unidades do interior na busca de solução de conflitos da população. Somente na Semana de Conciliação, que aconteceu em todo o Estado entre 28 de novembro e 2 de dezembro, 142 acordos foram celebrados com um índice de êxito na conciliação de 90%. Na Capital, a unidade que se destacou foi a de Cajazeiras, com 53 acordos e índice de êxito de 85%.


De forma rápida e simples foram solucionados problemas como: divórcio, pensão alimentícia, regulamentação de visita, conflito de vizinhança, reconhecimento de dissolução de união estável, antecedentes criminais, 2ª via de contas (Coelba, Embasa e Contas Telefônicas) e acordos com a Coelba. O atendimento é gratuito e acontece durante todo o ano. É feito por advogados especializados em Direito de Família e tem a coordenação da advogada Lígia Maia. Em 2010 o saldo foi de 1.500 famílias beneficiadas. Fonte: TJB.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dona de Supermercado SF baleada em assalto em Itinga passa bem.

A dona do Supermercado Fortaleza (SF), na Av. Fortaleza, no bairro de Itinga, Maria Bispo Coni, 46 anos, passa bem depois de ser submetida por cirurgia no Hospital Geral do Estado. Ela foi baleada na tarde de terça- feira (13), enquanto perseguia três bandidos, após um assalto em seu estabelecimento comercial. Segundo os médicos seu estado de saúde é estável. Fonte: Adailton Reis.

Entenda o caso:
D. Maria Bispo Coni (46) foi baleada na cabeça depois que três homens armados invadiram o estabelecimento, enquanto um comparsa aguardava do lado de fora. O filho da vítima acompanhou a ação pelas câmeras de segurança do estabelecimento e saiu atrás dos assaltantes, acompanhado da mãe.

Eles perseguiram os bandidos até a Estrada Velha do aeroporto. Os ladrões reagiram e atingiram Maria. Os assaltantes fugiram em um veículo de passeio, modelo Celta. Policiais da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itinga) foram acionados, mas ninguém foi preso.

Maria permanece internada no HGE. O caso é investigado pela 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga).

Quadrilha especializada em saidinha bancária é desarticulada em Portão.

Uma quadrilha especializada em saidinha bancária foi presa no distrito de Portão, em Lauro de Freitas, na noite de quarta-feira (14), de acordo com informações da 34º Delegacia Territorial. Os acusados estavam em um carro e uma moto, que serveria de apoio para a quadrilha.

Ainda segundo a polícia, três homens e uma mulher estavam nas proximidades do banco Itaú em Vilas do Atlântico, quando foram surpreendidos pelos agentes da 34ª Delegacia.

Luiz Cláudio dos Santos, Jeférson Santos Castro, Moisés Nascimento Gomes e Simone Souza Silva, que estavam armados, tinham R$ 2,8 mil reais quando foram presos e encaminhados para a Delegacia de Portão.

Ainda segundo a polícia, Luiz e Jéferson são fugitivos do presídio de Serrinha e Moisés era procurado pela polícia. Os quatro permanecem detidos em Portão e estão à disposição da Justiça. Fonte: Redação Correio.