segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atletas de todo o Brasil participam de percurso marítimo entre a praia de Ondina e a Baía de Todos os Santos.


Atletas de todo o Brasil deram um colorido especial ao percurso marítimo entre a praia de Ondina e a Baía de Todos os Santos.


Em um trajeto de 12 quilômetros, com fortes ventos e correntezas, a baiana Bárbara Brasil e o paulista Luiz Carlos Guido, o Animal, mostraram muito preparo físico e técnica para vencerem as categorias profissionais do Desafio Bahia de Todos os Santos Sup Race.

Guido ratificou a condição de campeão nacional invicto ao faturar as quatro provas da temporada. Ele marcou o tempo de 1 hora e 23 minutos em Salvador e entra para a história da modalidade por ser o primeiro campeão brasileiro.

Já Bárbara Brasil teve de vencer o duelo contra a paulista Monica J. Pasco para ficar com o título brasileiro feminino.


Outros baianos que saíram vencedores de Ondina foram Jeffer Moreno (Sup Surf), Gustavo Costa (Unlimeted Masculino), Rafael Barros (Paddle Board) e Cláudia Maia (Sup Surf Feminino). O paulista Neno Mattos foi o melhor na race open master.

Com um segundo lugar na Sup Surf, o paraibano Júnior Manteiga sagrou-se campeão da temporada. O carioca Bob Araújo é o campeão brasileiro da Unlimeted e Neno Matos assegurou o título brasileiro Race Open Master, com a vitória na prova.

Embora o clima de confraternização e festa tomasse conta dos atletas na chegada, era visível o cansaço de todos, em decorrência das inúmeras dificuldades da prova.

"Foi uma das provas mais dificeis que participei, com muito vento durante o percurso dificultou bastante a conclusão da prova. Mesmo com as dificuldades consegui vencer essa etapa e me consagrar campeão baiano e vice-campeão brasilerio, estou muito feliz em trazer esse título para Lauro de Freitas", comentou Jeffer Moreno, campeão na categiria SUP SURF.

Para o campeão Luiz Guido, esta foi a etapa que exigiu mais técnica e preparo dos atletas.

“Foram muitas condições adversas. Pegamos mar balançado e correntes e ventos de todas as direções. Tivemos que imprimir muita força e estratégias”, diz o campeão.

“Estou muito feliz porque, embora já tivesse garantido o campeonato nacional, tinha o objetivo de fazer as quatro etapas invicto e deu tudo certo”, explica o atleta.

Guido também é surfista e tem experiência em diversas modalidades de remo, a exemplo de caiaque e rafting.

Bastante emocionada, Bárbara Brasil também comemorou muito o primeiro título brasileiro da modalidade.

"Estou muito feliz, difícil encontrar palavras. Passamos momentos difíceis, principalmente na volta, quando em determinados momentos remávamos e não saíamos do lugar. O mar também chacoalhou muito”, explica a campeã.

Ela correu três das quatro provas da temporada. Ganhou em Salvador e Fortaleza e ficou em segundo em Brasília.

O campeão da competição na Unlimeted, Gustavo Costa, também destacou a diversidade de acontecimentos durante a disputa.

“Esta prova teve um pouco de tudo. Foi um verdadeiro teste de resistência e de técnica. Um dos momentos mais difíceis foi na volta, na virada do farol, quando recebemos o forte vento nordeste”, narra o baiano.


O Desafio Bahia de Todos os Santos Sup Race, é uma realização da Associação Baiana de Stand up Paddle (AbaSUP) e da Associação Brasileira de Stand Up Paddle (AbSUP) e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Turismo, Cabrinha, Neil Phrase, Speed Lanches, Jp-Austrália e Concessionária Rota 66.



Resultados

Sup Surf
1 Jeffer Moreno
2 Júnior Manteiga – Campeão brasileiro
3 Bernardo Mussi

Race Open Masculino
1 Luiz Carlos Guido – Campeão brasileiro
2 Alex Araújo Ferreira
3 Antônio C. Bonfá
4 André Torrely

Race Open Feminino
1 Bárbara Brasil – Campeã brasileira
2 Monica J. Pasco
3 Viviane Matero
4 Larissa de Menezes Jardim

Race Open Master
1 Neno Matos – Campeão brasileiro
2 Claudio Chain
3 Rogério Cunha
4 Pedro Valadares

Unlimeted Masculino
1 Gustavo Costa
2 Roberto Araújo
3 Mário Goreyeb
4 Jairo Flores

Sup Surf Feminino
1 Cláudia Maia
2 Ana Luiza
3 Poliana Rocha

Paddle Board
1 Rafael Barros
2 Fábio “Cascão” Velasco
3 Maurício Abubakir
4 Renato Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário