sábado, 19 de dezembro de 2009

O Drama do pequeno Márcio 2...

Após cirurgia de retirada de agulhas, menino tem quadro estável

Redação CORREIO
O menino de 2 anos que está internado em um hospital em Salvador, com agulhas pelo corpo, deixou de ter febre e o quadro dele é estável. De acordo com Roque Aras, diretor-médico do hospital, a criança está lúcida e vai se alimentar ainda neste sábado (19). “Ela respira sem ajuda de aparelhos e tem boa oxigenação. A evolução é muito favorável, o que é importantíssimo pra gente”, disse.

A equipe médica retirou, na sexta-feira (18), quatro agulhas do corpo do menino de 2 anos, após cerca de cinco horas de cirurgia realizada em um hospital em Salvador (BA). O procedimento foi considerado bem-sucedido.

Foram retiradas duas agulhas que perfuraram o pulmão esquerdo e outras duas que ameaçavam o coração do menino. A operação começou por volta de 15h (horário local) e terminou por volta de 20h, informou a assessoria do complexo hospitalar.

Aras informou que, além da retirada das quatro agulhas do corpo do menino, foi feita uma correção da válvula mitral, atingida por uma das agulhas que ameaçavam o coração.

Segundo ele, o menino ainda tem infecção, que está sendo controlada com antibióticos. A próxima cirurgia deve ser realizada na segunda (21) ou terça-feira (22) para retirar agulhas que estão na bexiga e intestino.

De acordo com Aras, o hospital é bem preparado para cirurgias mais complexas que a realizada na criança e, pelo aspecto técnico da operação, não houve problema nenhum. “Quando a gente se prepara para surpresas elas deixam de existir”, diz.

A equipe médica teve que abrir o tórax da criança, para trabalhar num pulmão e no coração. O sangue foi bombeado com a ajuda de aparelhos. Pinças foram usadas para retirar as agulhas que comprometiam órgãos vitais.

Cinco médicos, ente cirurgiões, cardiologista e pediatras participaram do procedimento cirúrgico. Parte da equipe médica que operou a criança disse que as agulhas estavam oxidadas e ofereciam risco de infecção para o organismo do menino.
A criança está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

Nova cirurgia

O objetivo da próxima intervenção cirúrgica é retirar agulhas do abdome, onde está concentrada a maior parte das dezenas agulhas inseridas no garoto.

'A segunda etapa deve ser a cirurgia no abdome, para retirada de agulhas que estão na bexiga e no intestino. Num terceiro momento será a retirada da agulha que está na coluna cervical', disse Roque Aras. Um novo boletim médico sobre o estado de saúde da criança será divulgado na manhã do domingo (20).

Ritual

De acordo com a polícia, o padrasto e duas mulheres são suspeitos de enfiar as agulhas no corpo da criança como parte de um ritual religioso. Os três estão presos. Segundo a polícia, o ex-padrasto do menino disse que comprava as agulhas para a suposta amante enfiar no corpo do garoto. Eles seriam orientados por uma religiosa. As duas mulheres negaram envolvimento.

Fonte: (As informações são do G1)



Termina cirurgia para retirada de quatro agulhas de criança /Redação CORREIO Fotos: Almiro Lopes e Editoria de Arte/CORREIO )
Terminou com sucesso por volta das 20 horas a cirurgia para retirada de quatro agulhas localizadas próximo ao coração e ao pulmão do garoto Márcio, de 2 anos e 7 meses, na UTI pediátrica do Hospital Ana Néri, em Salvador. Ele permanece sedado e seu quadro é considerado estável.

Cirurgia em criança durou aproximadamente cinco horas


A cirurgia, que durou cerca de cinco horas, começou às 15 horas. Foram retiradas duas agulhas do pulmão esquerdo e duas que estavam perfurando o coração. Os médicos tiveram de cerrar o tórax do garoto e o coração foi parado por alguns minutos. O órgão foi separado do corpo e colocado em uma máquinha que lhe garantia a funcionalidade. O sangue ficou sendo bombeado para o corpo com a ajuda de aparelhos.

Às 18 horas, os médicos retiraram duas agulhas do pulmão e uma do coração. Ainda faltava uma agulha ser retirada do coração, que foi retirada em seguida. Após concluir a remoção dos corpos metálicos, o garoto teve o coração recolocado.


Foram retiradas duas agulhas do pulmão esquerdo e duas do coração


Ao final da cirurgia, parte da equipe conversou com a imprenssa que estava a postos na entrada do hospital. Eles informaram que as agulhas inseridas no garoto eram de costura, e por isso já começavam a oxidar, o que oferecia risco de infecção.

A cirurgia também tinha como objetivo combater esse quadro de infecção. Por isso, as próximas horas serão fundamentais para observar como o garoto reagirá à delicada cirurgia pelo qual foi submetido.

Ainda estão previstas outras duas cirurgias: uma na semana que vem na região abdominal, e outra para retirada de uma agulha que está localizada próxima à coluna cervical da criança. A data ainda não foi divulgada.

Segundo nota divulgada pelo Ana Néri, um boletim médico será divulgado na manhã de sábado (19) para informar o estado de saúde da criança. Nenhum médico está autorizado a falar sobre a cirurgia.


Em Ibotirama

O menino, morador da cidade de Ibotirama (a 650km de Salvador), começou a passar mal no dia 9 deste mês, quando foi internado no hospital de Ibotirama queixando- se de dores abdominais. Exames de raios-x, feitos em Barreiras, para onde foi transferido com o aumento das dores, identificaram a presença dos corpos estranhos no fígado, bexiga, pescoço, pelve e intestino do menino. Além disso, foi detectada a presença de agulhas na região do coração e pulmão, onde foi colocado um dreno.

Confissão

O padrasto do menino, Roberto Carlos Magalhães Lopes, confessou que introduziu as agulhas no enteado sob orientação de sua amante Angelina Capistana Ribeiro dos Santos e de Maria dos Anjos Nascimento, que se disse mãe-de-santo. Eles estão presos na delegacia de Ibotirama. Ao contrário do padastro, as mulheres negaram participação no crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário