domingo, 6 de dezembro de 2009

Caranguejo 2009!!!


"Trocam-se os caranguejos, mas o mangue é o mesmo!"


Hoje depois do Pôr-do-sol, completará sete dias que o pessoal da ACREBIA (Assoação Cultural e Recreativa de Itinga e Adjacências), artistas, baianas, cantores,barraqueiros,comerciantes, donos de blocos e a comunidade de Itinga, estavam numa caminhada para pedir explicações do Séc. de cultura e da Prefeita, o porque não realizaçao da 26ª Lavagem do Caranguejo.A passeata seguiu o mesmo trajéto da tradicional lavagem- Alto de Itinga a Praça do Caranguejo. Questionado sobre o assunto, o Presidente da Acrebia, Pai César, explicou a comunidade de Itinga que a ACREBIA, não foi a culpada pela não realização da Lavagem esse ano. Então de quem foi a culpa? Fica o enigma!!! A comunidade de Itinga merece uma explicação plausível!A comunidade de Itinga e artistas desabafaram sobre as questões culturais que passa o município, principalmente os bairros mais pobres como Itinga. Onde atualmente, todos os eventos culturais veem sendo barrados por parte da secretaria de cultura e não incentivados pela prefeitura.Mesmo depois de tanta polêmica em torno da Lavagem, até o momento não houve nenhum pronunciamento, nem por parte do Séc. Antônio Lírio, nem da Prefeita Moema Gramacho, se ainda irão realizarem o evento este ano ou não.O povo aguarda resposta."O povo de Itinga merece respeito".
Muitos artistas do bairro questionaram e disseram estar decepcionados com o secretário de cultura, questionando o fato de ser um ator? Considerado artista por muitos e não está sabendo o que é melhor para a categoria do município.O povo quer uma cultura mais igualitária, socialista, mais participativa, com grande diversidade, onde o povo possa expressar a sua própria cultura, seja bastante valorizado e incentivado e não uma cultura inventada e imposta a muitos por muitos. A cultura é nata do povo, vem do sangue, da raiz.O povo não inventa, o povo respira cultura. E esse fato deve ser respeitado e preservado por todos.


"Doe a quem doer: Quando a cultura de um povo está morrendo...É sinal de que o povo também está morrendo junto!" (Adailton Reis).



Nenhum comentário:

Postar um comentário