sábado, 26 de dezembro de 2009

Melhora do Pequeno Márcio

Boas notícias:



*Criança se recupera bem e ganha presentes de Natal no Hospital
(Helga Cirino*/Claudionor Junior Agência A TARDE)


Radiografia apontou presença das agulhas espalhadas pelo corpo do garoto“A mãe da criança pede que agradeçamos os gestos de solidariedade das pessoas”, disse neste sábado, 24, a psicóloga do Hospital Ana Neri, Renata Matos. Segundo ela, o menino de 2 anos que passou, na quarta-feira, pela segunda cirurgia para remoção de agulhas, depois de ser internado com cerca de 30 dos objetos dentro do corpo, brinca e responde bem aos estímulos, sinal de que sua recuperação corre a bom termo.

O médico Francisco Reis informou que a última das operações, que retirará objetos alojados no canal medular da criança, será realizada na próxima semana.

Comunicação do hospital dá conta de que o menino passa pelo sexto pós-operatório da cirurgia na região do coração, de onde foram retirados quatro objetos, e o primeiro da operação abdominal de anteontem, de onde foram removidos 14 objetos, entre agulhas e fragmentos. Ele passa bem, respira sem ajuda de aparelhos, não apresenta febre e já começou a se alimentar via oral.

As boas notícias coincidiram com a chegada de diversos presentes. “As pessoas estão ajudando muito. Toda hora chegam brinquedos, roupas e cestas básicas”, informou um funcionário.





*Menino com agulhas no corpo anda pela primeira vez após cirurgias
(A TARDE On Line e Agência Estado)

Neste feriado de Natal, o menino M.S.A., de 2 anos, andou pela primeira vez nesta sexta-feira, 25, desde que chegou ao Hospital Ana Neri, em Salvador, há pouco mais de uma semana. Com a ajuda do fisioterapeuta, o garoto deu os primeiros passos após a cirurgia realizada na quarta- feira, 23, durante a qual 14 agulhas foram extraídas da região abdominal, incluindo fígado e bexiga.

Em razão da progressiva melhora apresentada pelo garoto, que teve dezenas de agulhas introduzidas por todo corpo, ele deve ter alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica amanhã, segundo o diretor da unidade médica do Hospital Ana Neri, Roque Aras.

A transferência para o quarto, no entanto, só será confirmada após avaliação detalhada, no período da manhã, de toda a equipe multidisciplinar, que o acompanha. "Essa caminhada faz parte do processo de recuperação dele", explicou Aras.

Em uma semana, o menino passou por duas cirurgias, que resultaram na retirada de 18 agulhas do seu corpo. A primeira, no dia 18, retirou dois dos objetos que perfuravam o pulmão e outras dois que ameaçavam o coração. A segunda foi a realizada nesta quarta- feira, 23. Um terceiro e provavelmente último procedimento cirúrgico deverá acontecer na próxima semana, quando serão extraídos objetos metálicos localizados no canal medular e na região do pescoço, que ainda impõem riscos à vida do menino.

Aras disse que a criança se alimenta normalmente, mas ainda usa sonda vesical, que deverá ser retirada dentro de dois dias. "Os exames demonstram que já não existem sinais de infecção e ele está muito bem", observou o médico.

Em Ibotirama, cidade localizada às margens do Rio São Francisco, no interior baiano, o três acusados da tentativa de homicídio contra o menino seguem presos. Dois deles, o padrasto do menino, Roberto Carlos Magalhães, que confessou ter introduzido as agulhas no garoto, e a suposta amante dele, Capistana Ribeiro dos Santos, com a prisão preventiva decreta. A amiga de Angelina, Maria dos Anjos Nascimento, que também foi apontada por Roberto Carlos como cúmplice, pode ser liberada por falta de provas concretas.



Menino com agulhas anda pela primeira vez depois de cirurgias
(Redação CORREIO)


O menino de 2 anos que tem dezenas de agulhas espalhadas pelo corpo caminhou pela primeira vez, na manhã desta sexta-feira (25), após a segunda cirurgia para retirada de agulhas do fígado, intestino e bexiga. O garoto contou com a ajuda de fisioterapeutas do Hospital Ana Néri para fazer a caminhada pelos corredores do hospital.

“Essa caminhada faz parte do processo de recuperação dele. Ele está muito bem, os exames estão normais e ele tem uma previsão de recuperação bem rápida”, disse o médico Roque Aras, diretor do hospital onde o menino está internado.

Segundo Aras, a criança deve ter alta da UTI e será transferida para o quarto na manhã deste sábado (26). A transferência ocorrerá após uma avaliação médica.


Márcio deve ser submetido a nova operação na próxima semana

Cirurgias
Na próxima semana, o menino deve ser submetido a uma terceira cirurgia para retirada de agulhas na coluna.

“Uma agulha está no canal medular e há outras paralelas à coluna. Também sabemos que há outras agulhas no pescoço. A equipe vai se reunir para ver como será feito o procedimento”, explicou Aras.

Ainda não foi definida a data da operação. “Como é uma cirurgia de menor risco, essa operação foi deixada para um terceiro momento, quando ele estivesse em uma condição clínica melhor”, afirma Aras.

Segundo o G1, os médicos fizeram a primeira cirurgia na criança no dia 18 de dezembro. O objetivo foi retirar agulhas do pulmão e coração do garoto. No total, a equipe recolheu quatro objetos pontiagudos. O procedimento durou cerca de cinco horas.

A segunda cirurgia foi realizada no dia 23 de dezembro, quando os médicos retiraram 14 agulhas do fígado, intestino e bexiga.

Crime
Segundo a polícia, o padrasto do menino confessou o crime. Ele disse à polícia que teve ajuda de duas mulheres. Os três estão presos. O homem afirmou que enfiava as agulhas no corpo do menino como parte de um ritual religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário