terça-feira, 8 de dezembro de 2009

América do Sul: Eleições na Venezuela

Morales proclama vitória em eleição na Bolívia:
(Agência Estado)


O presidente boliviano Evo Morales se declarou vitorioso nas eleições deste domingo prometendo mais mudanças em seu segundo mandato, visto que seu partido obteve maioria absoluta no Congresso. Falando aos correligionários, da sacada do palácio presidencial, Morales se disse feliz por ter sido reeleito. "Por ter dois terços do Congresso, é agora minha obrigação acelerar o ritmo de mudanças", afirmou.

O presidente recebeu mais de 60% dos votos, segundo as pesquisas de boca-de-urna. Morales também fez um apelo para que a oposição se junte ao esforço de seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS). "Venham trabalhar comigo", pediu. "A Bolívia vem em primeiro lugar, acima de qualquer demanda, de qualquer grupo ou região", disse Morales, ao lado do vice-presidente Alvaro Garcia Linera. As informações são da Dow Jones.

Evo Morales expressa desejo de manter boas relações com Brasil e Chile:(AFP)

LA PAZ - O presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, expressou nesta segunda-feira seu desejo de manter boas relações com o Chile e o Brasil, que celebram eleições no próximo domingo e em 2010, respectivamente. Morales fez uma avaliação sobre suas perspectivas de relações diplomáticas com os três países, com quem mantém fronteiras comuns. Morales expressou seu desejo de tentar se entender com o próximo presidente brasileiro “porque temos uma responsabilidade que é cuidar, defender nossos povos e países”. Sobre o Chile, Morales assinalou que os dois países e manterão boas relações qualquer que seja o resultado. Quanto a suas conflituosas relações com o presidente do Peru, Alan García, Morales disse que não se trata de um problema pessoal e sim uma questão de diferenças políticas e ideológicas.



Chávez diz que Uribe vem do narcotráfico:
(Agência Estado)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou hoje o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de ter vínculo com o "paramilitarismo" e com o "narcotráfico".

Para Chávez, Uribe está "numa sinuca de bico" e por isso seu governo subscreveu a um acordo militar para que os Estados Unidos utilizem bases colombianas.

Durante um discurso na Suprema Corte de Justiça da Venezuela, o venezuelano disse que Uribe "vem do paramilitarismo, do narcotráfico e de umas redes que têm do mais podre e obscuro que qualquer um possa imaginar".

Os governos da Colômbia e da Venezuela estão distanciados desde julho passado, após Chávez decidir "congelar" as relações com Bogotá em protesto contra o acordo militar colombiano com Washington.

Chávez também se referiu ao Congresso colombiano e falou que mais da metade dos senadores e deputados "estão na prisão ou por narcotráfico ou por ligações com paramilitares, mas contam com a bênção do império. Isso é uma democracia quase perfeita", ironizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário