quarta-feira, 16 de março de 2011

Espanhol que matou taxista em motel, em L. de Freitas, vai a júri popular

O espanhol Francisco Ramiro Ferreiro Espasadim, autor de um crime brutal cometido em 1984 contra o taxista Zigomar Albuquerque do Sacramento – morto por espancamento no Motel Vips, em Lauro de Freitas, por ter escrito na parede de um apartamento a letra “Z” –, será julgado no próximo dia 31, às 8h30, na 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Salvador.
O réu, que foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima), ficou foragido por mais de vinte anos, sendo preso no aeroporto internacional do Rio de Janeiro em dezembro de 2008, quando tentava embarcar para a Espanha. O júri popular será presidido pelo juiz José Vilebaldo Freitas Pereira, e os promotores de Justiça Antônio Luciano Assis e Davi Gallo Barouh atuarão na acusação.

Segundo a denúncia apresentada pelo MP em 18 de março de 1985, o crime aconteceu em 30 de setembro de 1984, quando Zigomar Sacramento e sua esposa Edina Sacramento foram comemorar o aniversário de casamento no Motel Vips. Por volta das 14h30, quando pretendia sair, o casal foi impedido porque a camareira havia identificado e informado à portaria que o cliente havia escrito na parede do apartamento a palavra “Zigom” e a letra “Z”.

O “problema” foi informado a Francisco Espasadim, que, por sua vez, chamou o outro gerente do motel, o também espanhol Isauro Gerpe. Chegando ao local, Isauro desferiu dois golpes com um porrete contra Zigomar, atingindo-o na cabeça e nos ombros. A vítima correu para o interior do motel, sendo perseguido por Francisco, que, sacando um revólver, tentou mas não conseguiu dispará-lo contra Zigomar. Os denunciados trancaram a vítima no apartamento nº 315, onde também foram obrigados a ficar trancados a camareira, um garçom e o cozinheiro do motel. Enquanto isso, a esposa de Zigomar foi espancada e trancada no escritório e depois no depósito do estabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário