quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval em Lauro de Freitas começa na sexta

Cada ano mais animado, o Carnaval de rua em Lauro de Freitas já é apontado como alternativa a quem quer brincar com mais tranqüilidade. A folia começa na sexta-feira (4) e vai até a quarta-feira (9), quando, às 17h, o Bankoma faz o arrastão em agradecimento ao povo de Portão.
Com o tema Muxima Ua Uembu-Bankoma Coração de Brandura, o bloco Bankoma desfila quinta-feira (3), às 21h, e sábado (5), às 22h, no Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador. O bloco leva para as ruas da capital a história de mulheres guerreiras com o coração brando, que tiveram a vida marcada nas lutas pela sobrevivência do seu povo.

O Bloco Afro Bankoma nasceu das Oficinas de Arte Educação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Portão, e tem levado temas cosmológicos para o carnaval, implementando ações artísticas, lúdicas, pedagógicas e de pesquisa com jovens das comunidades tradicionais de matriz africana, buscando reafirmar valores fundamentais na cultura negra.

Na produção para a apresentação, o Bankoma proporciona trabalho e renda para a comunidade nas atividades socioculturais desenvolvidas na Associação São Jorge. Na quarta-feira, 9, em Portão, o Bankoma encerra o festa momesca com o arrastão no bairro, às 17h para homenagear a todos que contribuiram para o sucesso do bloco.

Lauro de Freitas divide com Salvador outros dois blocos: o Atikum e o Zambiã. Oriundo de Portão, o bloco Atikum se apresenta no Carnaval de Salvador na sexta-feira, 4, no circuito Batatinha (Pelourinho), às 17h. Na segunda-feira, 7, acompanha a mudança do Garcia a partir 9h.

O termo Atikum significa “Pele Forte”, que expressa a cultura negra do município. Com o tema “Bahia de todas as Áfricas”, a entidade faz um trabalho sócio educativo por meio da percussão com os jovens de Portão.

A camisa do bloco pode ser trocada por 2 kg de alimentos não perecíveis, na Loja de Confecções Banho de Mar (Praça de Portão). O bloco Zambiã, de Itinga, animado pelas Meninas do Zambiã, também participa da festa no circuito Batatinha na sexta-feira, 4, às 19h15 e no domingo, às 17h30.

Lauro de Freitas

Em Lauro de Freitas, a folia começa na sexta-feira, 4, com o desfile dos blocos Jeepé 4x4 na Paleta, Jacaré Solteiro e Som na Mala a partir das 15h. A novidade deste ano é a participação do Cortejo Afro, comandado por Gerônimo, que desfila às 19h, na Praça da Matriz.

No sábado, 5, a festa de rua será tomada pelo 5º Concurso de Máscaras Carnavalescas, um resgate da tradição dos caretas que saíam pela cidade neste período. A Tradição Água Dura e Os Sungas saem em seguida. No domingo, As Metralhadas e Misto Quente fazem a festa nas ruas do Centro, às 15h. O Arrastão do Samba e O Jeguinho desfilam na segunda-feira, também às 15h. Já o bloco Junto e Misturado fecha a folia no Centro, na terça-feira, às 15h.

Fuscão & Samba no Carnaval de Salvador

*Sairá na sexta e no domingo de carnaval, no circuito Batatinha, ás 18h. A camisa está disponivel na SEDE do bloco no FAZENDÃO EM ITINGA-LAURO DE FREITAS(BA).


PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS:


SEXTA DIA 04 DE MARÇO

1 - BLOCO SOM NA MALA - VILA PRAIANA

SAIDA AS 19 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA VILA PRAIANA


2 - BLOCO JEEPÉ 4 X 4 - CENTRO

SAIDA AS 17 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA PRAÇA


3 - BLOCO JACARÉ SOLTEIRO - CENTRO

SAIDA AS 18 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA PRAÇA


SÁBADO DIA 05 DE MARÇO

1 - BLOCO SUNGA FEST - CENTRO

SAIDA 15 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA PRAÇA

2 - TRADIÇÃO DOS MASCARADOS - CENTRO

SAIDA 14 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA PRAÇA

3 - BLOCO TRADIÇÃO ÁGUA DURA - CENTRO

SAIDA 16 HS.

BAR DO CABECINHA PARA PRAÇA


DOMINGO DIA 06 DE MARÇO

1- BLOCO MIXTO QUENTE - CENTRO

SAIDA 15 HS.

RUA SÃO JORGE PARA PRAÇA

2 - BLOCO AS METRALHADAS - CENTRO

SAIDA 15 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA PRAÇA



SEGUNDA DIA 07 DE MARÇO

1 - BLOCO O JEGUINHO ( INFANTIL) - CENTRO

SAIDA 13 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA PRAÇA


2 - BLOCO ARRASTÃO DO SAMBA - CENTRO

SAIDA 15 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA PRAÇA


TERÇA DIA 08 DE MARÇO

1 - BLOCO JUNTOS E MISTURADOS - CENTRO

SAIDA 15 HS.

FINAL DE LINHA DE LAURO DE FREITAS PARA PRAÇA


Fonte:Agenda Lauro/Tribuna/Meninas do Zanbiã/Aladim-Bloco Jacaré Solteiro/Adailton Reis/Vizinhos .


Nenhum comentário:

Postar um comentário