Neste domingo(02) os grupos de fanfarras "Renascer" e "Renovação da Bahia", todos da cidade, abriram o desfile do cortejo cultural da micareta de portão 2011. Uma das maiores manifestação da cultura de Lauro de Freitas, o desfile expressa a força cultural desta cidade. Embalados aos sons de fanfarras e o samba- reggae, vários artistas e autoridades marcaram presença como sempre e demonstram certo carinho as raízes da cultura local.
O pessoal do Zambiã, Kilombo do Quingoma, Bankoma, baianas, Saia rendada e alguns grupos de capoeiras fez com que a cultura afro-descendente imperasse no evento. Os capoeiristas de Itinga, fizeram um lindo ritual enfrente ao Terreiro "Filho da Goméia", localizado na Av. Queira Deus, realizando uma grande homenagem aos orixás e respeito a Antônio e aos adeptos do candomblé.
A prefeita Moema Gramacho, o vice João Oliveira, o secretário de governo Àpio Vinagre, e o secretário de Cultura Antônio Lírio, acompanharam as baianas até o final. O impressionante é que os partidos políticos não apareceram, apenas os militantes do PCdoB marcaram presença com o seu Pré-candidato Chico Franco. Fato que deixou muita gente disconfiada, já que o momento, que antecede as eleições, seria decisivo as cartadas partidárias. Isso mostra que os políticos preferiram não se expor, pois qualquer pessoa descobriria enigmas que por ventura aparecessem.
Depois do desfile cultural, é a vez dos blocos com atrações musicais fazerem a festa. Os foliões do bloco "Trilha da Cachaça" estavam bastante animados. Neste último dia da micareta outros blocos estão escalados para desfilarem, na programação o bloco "As Perigosas" fecha o festejo. Fonte: Adailton Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário