Coletores ficam diariamente expostos a 'armadilhas' do lixo doméstico.
O descarte do lixo doméstico sem a devida separação e controle pode ser causa não apenas de acidentes com materiais perfurocortantes, mas vetor para a contaminação de doenças como hepatites B e C e mesmo o HIV. O alerta foi feito por gestores da empresa Revita Engenharia, que realiza os trabalhos de coleta de lixo na capital baiana.
O engenheiro sanitário Rafael Oliveira, da UFC Engenharia, deu dicas de como descartar o lixo doméstico e destacou que materiais como vidro e peças de metal podem ser destinados à reciclagem por meio de cooperativas ou ser descartados como lixo comum. Fonte: Davi Lemos; Foto: Luiz Tito | Agência A TARDE.
Dicas para descarte seguro do lixo:
1 - O primeiro passo é separar o lixo úmido (restos de comida e lixo de banheiro) do lixo seco (embalagens, vidro, metal, madeira, etc.). O primeiro pode ser descartado normalmente
2 - Com os materiais de vidro e metal, o ideal é fazê-los retornar à cadeia produtiva, segundo o princípio de logística reversa, entregando-os à reciclagem ou devolvendo aos locais de produção.
3 - Se a única possibilidade de descarte for depositá-los em lixo comum, é importante que os materiais cortantes (lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro) sejam envolvidos com bastante jornal ou papelão
4 - Já os materiais perfurantes (parafusos, arames e lascas de madeira) devem ser colocados em latas, embalagens plásticas ou embrulhados em grande volume de jornal. A serrilha das tampas das latas devem ser dobradas para dentro.
5 - As lâmpadas fluorescentes, por ser poluentes, devem ser devolvidas aos fornecedores ou depositadas em locais apropriados. A mesma destinação deve ser dada a pilhas, baterias e a eletroeletrônicos. Fonte: Revita Engsenharia e UFC Engenharia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário