Nesta terça-feira (8), no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), diretores das escolas municipais de Lauro de Freitas participaram do Seminário de Sensibilização e Formação Inicial, do Sistema de Educação Liga Pela Paz - Cultura da Paz: Educação Emocional e Social, desenvolvido pela Organização Inteligência Relacional. A Prefeitura, através da Semed, implantou o sistema nas 44 escolas municipais do Fundamental I, por meio do Programa Mais Educação.
De acordo com o coordenador municipal do Programa Mais Educação, Stone Rocha, durante o encontro os educadores foram qualificados para desenvolver os conteúdos disponibilizados pelo Sistema nas escolas, orientando os alunos a lidar com suas emoções, com o objetivo de melhorar os índices de aprendizagem e diminuir o índice de violência na cidade.
O Liga Pela Paz é um material sistematizado com conteúdos de educação para as emoções, que utiliza metodologias de ensino através de danças, músicas, jogos cooperativos, personagens intelectuais, educando, assim, as crianças para a emoção, além de exercícios para quietude e atenção, estrutura de aula, grupos de diálogos e confecções de painéis das emoções.
Na oportunidade, o professor referência em educação emocional e social no Brasil e fundador da Organização Inteligência Relacional, João Roberto de Araújo, realizou uma palestra e fez uma reflexão do papel da educação para a criação de uma cultura de paz nas escolas. “Esses conteúdos vêm apresentar uma resposta de 1º lugar no sentido de reduzir a violência. É muito importante qualificar os policiais, mas não é suficiente. É preciso educar as crianças para a paz, ensinar a empatia, o diálogo, a tolerância no ambiente escolar”, conclui o professor.
A líder da área pedagógica da Inteligência Relacional, Maria Tereza de França, explica ainda que além dos encontros de sensibilização e formação inicial, o Sistema realiza o acompanhamento pedagógico, formação continuada, avaliação de resultados e disponibiliza livros impressos, digitais e canções.
Fonte: DECOM PMLF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário