domingo, 27 de outubro de 2013

Ônibus elétrico chinês fará testes pelas ruas de Salvador.

Sem combustível, sem poluição, sem barulho. Salvador recebeu esta semana um ônibus elétrico de fabricação chinesa que está sendo preparado para ganhar as ruas.
A previsão é que o veículo, que está sob a responsabilidade da empresa Rio Vermelho, comece a ser testado na próxima semana, quando também haverá um seminário com empresários para apresentar o modelo.
O ônibus atinge a velocidade máxima de 70 km/h, a previsão é que ele circule na linha Aeroporto - Lapa. São necessárias 4 horas para carregar a bateria, que tem autonomia de 300 quilômetros.

Ônibus elétrico chinês faz testes pelas ruas de Salvador.

“A frota depende deles, é preciso entender a importância do veículo sem poluentes”, disse o secretário de Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes. A principal diferença para os ônibus tradicionais é ausência de qualquer ruído.
“Vamos testar bem. Ele entrará em circulação numa rota plana e vamos observar a adaptação na cidade”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.
As marchas são acionadas através de botões e o ônibus também é ligado através de um botão. Tão silencioso que o motorista só sabe que ele está ligado porque o ponteiro se mexe. Segundo o secretário Ivanilson, a tarifa seria a mesma dos ônibus convencionais.
A capacidade é de 23 pessoas sentadas e 57 em pé. O que inclui assentos para idosos. O ônibus elétrico em espaço reservado para pessoa com deficiências físicas e visuais.
Três funcionários da BYD (Build Your Dreams, construa seus sonhos) estão em Salvador para fazer os últimos ajustes, treinar motoristas e explicar o procedimento de manutenção. Já existem cerca de 800 ônibus desse tipo na China. Os ônibus elétricos também já são utilizados na Europa, Ásia e América do Norte. Na América do Sul, Uruguai, Chile e Colômbia já utilizam. Fonte: Jornal Correio da Bahia/ Foto: Almiro Lopes.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário