quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Quingoma: terra de negros e índios.

Adailton Reis/ Lauro News.


A comunidade do Quingoma não é só dos negros, mas é também dos índios. Lá a realidade não é nada diferente do que presenciamos ao longo da história do Brasil, referente aos dias difíceis enfrentados por nossos negros e índios; aqui em Lauro de Freitas não é diferente.

Como filhos de nossos antepassados, moradores desta localidade sofrem e são obrigados a conviverem e sobreviverem num estado de fome e miséria. Parece que não enxergamos ou não nos lembramos deste povo que vive lá, tão pertinho e ao mesmo tempo tão longe.

A cidade do outro lado de olhar burguês e egoísta não permite enxergar que o Quingoma carece de políticas públicas municipais para os seus residentes, principalmente para que os indígenas laurofreitenses possam apenas respirar melhores condições de vida.
Deve ser duro, cruel subir num topo de uma árvore ou até mesmo dum lixão e não querer focar a linha do horizonte e observar o contraste panorâmico de um lugar que parece ser outro lugar distante.

De lá podemos observar uma cidade-shopping com grandes empresas, escolas, saneamento básico, asfalto, belas casas, prédios, energia elétrica, policiamento, consultórios médicos, comércios e mais comércios acompanhados de uma belíssima praia.
Todos esses elementos essenciais, mesmo que precário lá, não chegam aos pés do que faltam por aqui, no Quingoma – Terra de negros e índios.


* Adailton Reis é formado em gestão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário