sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CAPS de Lauro de Freitas passa por crise.



A falta de funcionário no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lauro de Freitas deixa serviço do projeto ineficiente. Mesmo com a falta de funcionários e médicos, a maioria das pessoas que são acompanhadas, ainda frequenta o local. Normalmente o CAPS funciona com 30 profissionais entre médicos psiquiatras, terapeutas, psicólogos, cozinheira, atendente entre outros. Atualmente apenas 09 estão trabalhando.

A unidade conta apenas com uma psiquiatra atendendo cerca de 40 pacientes, uma vez por semana. Para dar conta da demanda, eles pedem ajuda a médicos da policlínica de Itinga. Apesar de muitos afirmarem que a prefeitura demitiu a maioria de seus funcionários, além de atrasos no aluguel do imóvel, o pessoal da administração não confirma.

Coordenador financeiro confirma dificuldades.
Segundo o coordenador financeiro Carlos Antunes Brandão, a prefeitura não demitiu ninguém, apenas alguns pediram demissão outros entregaram o cargo por algum motivo. Ele desabafa que a situação está critica: “Eu era coordenador, hoje sou tudo. Quando vi as pessoas saindo fiquei muito triste, não podia deixar o CAPS morrer. Muitos estão aqui por amor. A cozinheira virou também atendente, alguns estudantes psicólogos vêm nos ajudar e assim vai levando até dia que der”.

Apesar da falta de alguns materiais de limpeza e de escritório, a unidade ainda consegue distribuir alguns remédios e o almoço do pessoal.
A secretaria Municipal de Saúde está ciente da situação, e prever contratar mais um profissional psiquiatra para amenizar.

Sr. Carlos Antunes teme que o CAPS possa acabar no município: “Há 05 anos que trabalho aqui. Estou muito triste com essa situação. Do jeito que está pode acabar. Quero que a próxima gestão reveja isso. Minha alegria é ver o CAPS funcionando a todo vapor”.

Dona Maria  sente bem no local, mas se diz preocupada.
A paciente Dona Maria das Graças diz estar receosa de parar o tratamento. Segundo ela a instituição lhe faz bem: “Gosto muito daqui, porque me sinto bem, me distraio. Quando saio chego em casa mais alegre”- diz.

O CAPS são instituições brasileiras que tem como objetivos substituir os Hospitais psiquiátricos. Prever atendimentos e acompanhamentos de pessoas portadoras de deficiências mentais por equipe multiprofissionais, como psiquiatras, neurologistas, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, musicoterapeutas, terapeutas, fisioterapeutas, profissionais em educação física, técnicos de enfermagem, monitores, estagiários entre outros. O projeto é financiado pelo governo Federal e gerenciado pelo governo Municipal. 



Um comentário:

  1. Sou estudante da Faculdade Unime Paralela Salvador-BA, estou cursando o 8º semestre do Curso de Serviço Social e estou concluindo meu curso esse semestre, meu Trabalho de Conclusão de Curso é sobre a Importância do Trabalho do Serviço Social com a família dos pacientes com trastorno mental do CAPS II de Lauro de Freitas - BA. Desde do semestre passado percebi a falta de funcionários na instituição, a Assistente Social que trabalhava nessa instituição não se encontra mais no local, não sei o motivo e tenho varias vezes procurado saber quando vai chegar outro profissional e as pessoas que está no atendimento (recepcionista) fala que não tem previsão. Fico também muito triste com a situação e gostaria de poder ajudar.
    OBS: A gestão atual do Município parece não se preocupar com a situação e isso passa a ser preocupante para todos.

    VERA MATOS/14/04/2013
    E-mail:vera.matos77@hotmail.com
    Tel:(71)33789523/86329181/82446588

    ResponderExcluir