terça-feira, 22 de novembro de 2011

UCIB pode garantir os direitos dos Controladores internos na Bahia.

A criação da UCIB- União das controladorias Internas da Bahia pode garantir os direitos dos controladores internos no estado da Bahia. O órgão promete mobilizar a categoria e os prefeitos para a valorização do trabalho dos controladores internos. Os profissionais aguardam com muita ansiedade a oficialização da associação. Segundo eles, o profissional é fundamental para as prefeituras, no entanto está desvalorizado por alguns gestores, que entende o controlador como impasse na sua gestão. Quando as prefeituras são oriundas de cidades menos desenvolvidas a situação tende a piorar, principalmente para os controladores exercer seu ofício com eficiência.

Com várias mudanças no que se refere a prestação de contas, como é o caso do SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Auditoria) o gestor público deve entrar em parceria com o profissional, no sentido de facilitar seu trabalho, senão todos perdem, principalmente o cidadão e o município, que deixam de receber benefícios por rejeição de suas contas públicas. Segundo Dourado, controlador do Estado da Bahia, a maioria das contas reprovadas dos municípios são por falta de conhecimento e emprego da lei. Ele salienta que com as novas regras as prefeituras terão que ter o controle interno apto a cumprir todas as atribuições previstas em lei.

A Criação da UCIB é considerada um marco para a administração pública na Bahia, uma vez, que objetiva discutir política pública voltada para o controle e transparência, além de fortalecer a categoria e garantir seus direitos essenciais.

O órgão está em fase de criação, porém está no processe bem avançado. Já foi realizado o I Fórum de Controladores Internos, aonde foi criado, adaptado e aprovado o estatuto que irá reger-lo; Foi escolhido uma entre sete logomarcas e a comissão que vai representar a instituição no estado. O controlador interno de Lauro de Freitas, Kívio Dias foi escolhido o presidente.

Depois dos transmites legais a UCIB estará pronta para realizar suas atividades em prol da classe. A sede provisória está localizada no município de Lauro de Freitas (BA), na Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2580, sala 206, Ed. Vilas Empresarial II, Vilas do Atlântico.

Apesar de está sendo criada, a UCIB já possui grandes desafios, alimentados pelos próprios controladores, que tem a perspectiva que a entidade lute pela criação do cargo interno; Crie assistência jurídica no sentido de auxiliar na interpretação da lei; e que atue na criação de parâmetros de estrutura de cada controladoria, além de determinar números de trabalhadores dentro das controladorias internas. Fonte: Por Adailton Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário