sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dia das baianas é comemorado em todo o estado nesta sexta-feira.

Nesta sexta-feira (25) será celebrado um dos símbolos mais fortes do estado, a baiana. Centenas delas se reúnem no Pelourinho para comemorar a data com missa e muito samba no pé.


A programação começa às 9h, com uma missa na Igreja do Carmo. Depois um cortejo musical segue em direção à Cruz Caída, na Praça da Sé, onde será servido um almoço. E uma novidade promete embalar baianos e turistas: durante todo o dia, grupos de samba de roda do Recôncavo farão apresentações no Largo do Pelourinho.

Dia das baianas é comemorado em todo o estado nesta sexta-feira.


De acordo com a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), existem em Salvador cerca de 3.500 baianas trabalhando com a venda de quitutes e no receptivo de turistas. Segundo estimativas da instituição, cerca de 4 mil baianas, atuam em todo o Brasil.

Comemoração nacional
A Secretaria Estadual de Turismo e a Bahiatursa vão realizar um receptivo especial em sete aeroportos do Brasil e no Porto de Salvador. Cocadinhas, fitinhas do Senhor do Bonfim e material promocional com informações das 13 zonas turísticas da Bahia serão distribuídos às pessoas que estiverem em trânsito nos aeroportos de Salvador, Brasília, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Tom Jobim), São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Belo Horizonte. Os turistas que chegarem no porto de Salvador também serão recepcionados pelas baianas.

Patrimônio da Bahia
Em 2005, o ofício (profissão) das baianas do acarajé foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), registrado no Livro de Registro dos Saberes. O acarajé também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, pela Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário