terça-feira, 22 de novembro de 2011

Polêmica em torno da mudança do nome do Largo do Caranguejo.

Como diz o velho ditado " Aonde há fumaça, há fogo", como se não bastasse nas proximidades da entrega da obra de revitalização do Largo do Caranguejo e nas vésperas de sua  27ª Lavagem, os moradores de bairro de Itinga receberam um choque muito grande ao saber que iriam mudar o nome do Largo. O comentário se espalhou e deixou o povo revoltado com a situação. Segundo pessoas a praça ganharia o nome do ex-prefeito do município PRAÇA GERINO SOUZA FILHO e não ANTÔNIO CARANGUEJO. Os familiares do finado, Sr. Antonio também ficaram todos abalados.

As autoridades não confirmam que a intenção de um novo nome, também não afirmam qual nome será posto na placa, quando as obras de revitalização forem concluídas.

Segundo o vereador facebooker (Facebookeiro 24hs) Antônio Rosalvo, através de sua rede social explicou  que não existe nenhuma Lei tramitando na Casa Legislativa com essa finalidade, de mudar o nome do Largo do Caranguejo, e que está sendo recentemente, realizada uma revitalização.

O vice-prefeito João Oliveira tenta acalmar a familia "Caranguejo" que isso não procede e explica a diferença entre Praça e Largo. Segundo sua explicação o Largo continua com o nome popular, porém se caso viesse a mudar não poderia  e sim o nome da praça que seria Gerino Souza Filho. Praça seria aquele círculo que ele construíram no meio do Largo, e Largo seria o objeto como todo, o que engloba barracas e praça ao mesmo tempo.

Mesmo com tantos argumentos e justificativas, o povo não entende que o Largo deva sofrer essa divisão, tornando um conjunto e sendo criado um subconjunto que seria a praça Gerino Souza Filho.

Seria um verdadeiro baque para os moradores da cidade de Lauro de Freitas, qualquer pretenção de mudança de nome, uma vez, que o largo se tornou o "coração de Itinga", servindo de ponto de referencia para muita gente na localidade. Isso sem falar que o largo do caranguejo como  é popularmente conhecido faz parte da cultura e memória histórica da cidade. Na época do ex-prefeito Gerino, o mesmo não demonstrava pretenção alguma de colocar outro nome sequer no(a) Largo(praça), muito pelo contrário ele defendeu e determinou que fosse "Largo do Caranguejo" por reconhecer Antônio Caranguejo como um ícone da cultura laurofreitense. Fonte: Adailton Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário