quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ACREBIA pretende se desvincular da prefeitura para ganhar autonomia.

* Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Manifestação em 2010 no Largo do Caranguejo (Itinga).

A Associação Cultural Recreativa e Beneficente do Bairro de Itinga e Adjacências (ACREBIA), que realiza o festejo da Lavagem de Itinga pretende se desvincular da prefeitura e ganhar autonomia. Para isso, a instituição terá que passar por várias mudanças, como é o caso de mudança de estatuto e membros. Eles alegam que não tinham o controle de nada, tudo era centralizado e decidido pela prefeitura. Eles apenas cumpriam ordens do órgão: “Eles controlavam tudo. O bolo já vinha pronto de lá. Eles escolhiam bandas, cantores, até as vassouras das baianas, Manoela comprava com agente na feira de São Joaquim. Não tínhamos acesso a nada”- conta pai césar presidente.

A decisão veio depois da falta de apoio por parte da prefeitura neste ano. Segundo Washington Torres, membro da associação só a polícia ajudou: “Se fosse fazer um balanço, pensando na falta de apoio, posso dizer que foi bem. Os órgãos da prefeitura não deram apoio durante a festa. Agradecemos aos policiais e alguns comerciantes que nos ajudaram. Não tivemos índice nenhum de violência.

A associação continua como sem fins lucrativos, pública, porém com autonomia para realizar a festa. Ainda em processo de organização, entre os próximos dias, a ACREBIA deve divulgar sua nova formação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário