quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rio Joanes foi alvo de mutirão no último Sábado (26/11).

Ação ambiental com participação da RIO LIMPO teve mutirão de limpeza e plantio de mudas nas margens do Rio.


Responsável pelo abastecimento de água de cerca de 40% da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Rio Joanes foi alvo, no último sábado (26), de ação ambiental envolvendo mutirão de limpeza e plantio de mudas de espécies nativas em suas margens. Aproximadamente uma tonelada de lixo foi recolhida, e o material reaproveitável foi encaminhado para reciclagem pela Cooperativa Amigos do Planeta.

A comunidade da Vila Parafuso, em Camaçari, participou ativamente do processo, que contou com apoio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e de representações de ONGs e empresas.

Durante o mutirão, que reuniu cerca de 200 pessoas, a comunidade pesqueira e demais moradores do distrito de Parafuso foram estimulados a conhecer mais a fundo a importância dos recursos naturais locais e a evitar práticas predatórias e intervenções externas que comprometam a biodiversidade e qualidade de vida no local.

Para o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, Geneci Braz, “a iniciativa é um sinal de que a comunidade está preocupada em manter o rio limpo, já que ele é instrumento de trabalho e fonte de renda importante na localidade”.

Lixo retirado dentro do Rio Joanes.

Alex Souza, que pesca desde a infância no Rio Joanes, comprova a preocupação em manter limpo o rio de onde sai o sustento da maioria dos moradores. “Lugar de jogar lixo é na lixeira e não no rio. É isso que faço e ensino aos meus três filhos”.

Ferro velho, carro-de-mão, cadeiras plástica e lixos foram retirados do rio.

Com cerca de seis mil habitantes, o distrito de Parafuso preserva características rurais. Além da pesca artesanal, atividade que agrega aproximadamente 90 pescadores e é uma das principais fontes de renda do local, os moradores desenvolvem o cultivo de flores ornamentais, agricultura e pecuária de subsistência.


Embasa amplia esgotamento sanitário na área

O Rio Joanes nasce no município de São Francisco do Conde, Recôncavo da Bahia, e tem sua foz na praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas. Também compõem sua bacia hidrográfica, os municípios Camaçari, incluindo Parafuso, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Candeias, Salvador e Dias D’Ávila.

Dentre os principais impactos ambientais da área, destacam-se a pesca predatória (pesca de batida) e tratamento de vísceras nas margens do rio, utilização de método poluente para vedação dos barcos (com betume), lançamento de resíduos provenientes da atividade comercial e turística próxima ao rio, e queima de podas e resíduos.

O lançamento de esgotos domésticos, principalmente dos municípios de Simões Filho e Camaçari, é outro impacto ambiental existente na bacia hidrográfica do Joanes. O Governo do Estado, por intermédio da Embasa, está transformando essa realidade com obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de todos os municípios situados na área influência do rio.

Segundo a gerente da unidade socioambiental da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, Tamara Gottshalk, informação é fundamental para o processo de conscientização da população em relação às más práticas que comprometem a conservação do rio e de seu entorno. “Esse tipo de ação está voltada diretamente para a preservação da qualidade ambiental do manancial e de vida da própria população”. Fonte: Portal da Metropole (29/11/2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário