quinta-feira, 5 de março de 2015

Maria Quitéria assume União dos Municípios da Bahia e promete brigar por pauta municipalista


Tomou posse nesta última quarta-feira(4) a nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB). A presidente Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, foi reconduzida ao posto de representante da entidade municipalista. A proposta focada pela socialista é em torno do fortalecimento das prefeituras. Outro aspecto defendido pela prefeita é a cobrança, em Brasília, do Congresso Nacional de uma reforma política abrangente em que sejam inclusos o fim da reeleição e a unificação dos pleitos de vereador a presidente.

 

Reeleita com 257 votos contra 96 do rival prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), Quitéria defendeu também a ampliação do poder decisório da instituição, incluindo um Conselho Consultivo criado recentemente com a presença de presidentes de consórcios e associações regionais. Os membros deste conselho também tomaram posse.  “O projeto de mudança e renovação continua”, ressalta Quitéria, primeira mulher a assumir a presidência da Casa municipalista nesses 50 anos de existência.
Na cerimônia de posse ontem, a gestora obteve resposta positiva à solicitação feita ao governador para que secretários estaduais de pastas diversas se reúnam com os presidentes de consócios intermunicipais e associações regionais na sede da UPB uma vez ao mês. “Estamos inaugurando uma sala para que os secretários discutam as demandas regionais e a gente diminua esse espaço entre planejar e executar”, explicou Maria Quitéria, que defendeu a necessidade da UPB ter mais espaço na construção das políticas públicas. “Para que tenhamos a sociedade fortalecida com ações do governo do estado, do governo federal, mas principalmente executada pelos municípios”, ressaltou.

Ao conversar com a imprensa no início da solenidade, Rui Costa falou em parceria e do desejo de implantar, com o apoio da UPB, um escritório de projetos ainda este ano. “Não seria um serviço público, mas uma consultoria para realizar projetos, porque nossos municípios em maioria são pequenos e médios e não têm estrutura. Então, eu quero ainda este ano montar esse escritório com a UPB para ajudar os municípios na captação de recursos”, afirmou o governador.

Fonte: Acesse Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário