Em meio aos questionamentos referentes à suposta operação da linha 1 do metrô (ligação Rótula do Abacaxi à Estação da Lapa) e o plano de construção da anunciada linha 2, ligando a Avenida Paralela a Lauro de Freitas, um anúncio pode acalentar a expectativa de impulsionar mudanças no setor de mobilidade na capital baiana.
O PAC Mobilidade Grandes Cidades, do governo federal, irá assegurar recursos da ordem de R$ 3 bilhões para a Bahia. A perspectiva é de que os projetos avancem, modernizando o transporte da terceira maior capital do país.
A presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu a verba ontem, durante cerimônia no Palácio do Planalto em que foi anunciado um pacote de R$ 32 bilhões para 37 projetos do PAC da Mobilidade, referentes a projetos de metrô, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus que contemplam cidades com mais de 700 mil habitantes. Além da Bahia, o Ceará foi o estado mais contemplado com recursos para projetos de construção de linhas de metrô, também com R$ 3 bilhões.
O governo federal se comprometeu a repassar R$ 1 bilhão para cada estado. O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro, acompanhou a solenidade ao lado do governador Jaques Wagner (PT) e do secretário de Infraestrutura, José Mattos, e destacou a distribuição das verbas com participação do governo federal, estadual e a iniciativa privada. Os recursos federais somam R$ 1 bilhão, sendo assegurados também para o governo estadual, através de empréstimo de entidade financeira, mais R$ 600 mi.
O restante dos recursos, da ordem de R$1,4 bi sairá dos cofres da iniciativa privada, investimento este que terá retorno através da exploração da concessão. “Esta foi à modelagem apresentada pelo Governo da Bahia, através de carta consulta aprovada ontem”, enfatizou Pinheiro.
Os recursos podem permitir uma resposta para as dúvidas relacionadas ao funcionamento do metrô linha 1, com seis quilômetros de extensão. A parte que teve construção iniciada há 12 anos, passando por vários imbróglios ainda enfrenta a inviabilidade, referente a subsídios.
O objetivo é que a linha seja concluída e ampliada até a estação de Pirajá, totalizando mais 12 km. Contará também com um corredor central estruturante de metrô de superfície, passando pela Avenida Paralela que ligará Lauro de Freitas e o Aeroporto até o Acesso Norte (Rótula do Abacaxi), com 22 km de extensão. No total, a capital contará com 34 quilômetros de transporte sobre trilhos.
No projeto apresentado, o sistema trabalhará com modais alimentadores sobre pneus, tendo como prioridades as avenidas 29 de Março, ligando a Paralela à BR-324 e a conclusão da Av. Gal Costa. Também implantará a ligação Iguatemi-Pituba e Retiro-Calçada, que se comunicará com o trem suburbano, ligado ao sistema.
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