terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Silvestre, um empreendedor no Largo do Caranguejo

O Largo do Caranguejo, como foi batizado pela população de Itinga, é um dos sítios mais importantes, em seus aspectos social, comercial e histórico do municipio de Lauro de Freitas.Sua estrutura acomoda dezenove pontos comerciais e oferece momentos de lazer e entretenimento para centenas frequentadores.O Café com Notícias entrevistou o Silvestre Oliveira, morador do bairro de Itinga há trinta anos e há onze proprietário do Bar do Silvestre o Rei da Moqueca, situado no Largo do Caranguejo. Silvestre falou sobre a história do local, relatou o surgimento do comércio na área e como ele foi se modificando até chegar nos dias de hoje.“ Tudo isso aqui foi iniciado na época de Gerino Sousa Filho(ex- prefeito),aqui era só o terreno e ele autorizou o pessoal a fazer as barracasi, tinha barraca de palha, de madeirite, de zinco. Não houve nehum tipo de distribuição dos pontos comerciais. A prefeitura na época autorizou que fosse ocupado o ponto comercial. O tempo foi passando e o comércio foi se desenvolvendo, os donos foram modificando suas barrcas aos poucos até elas virarem esses empreendimentos que você tá vendo. Eu fui o primeiro a começar a reforma, logo depois foi o vizinho. A prefeitura não deu nada agente aqui,a perefeitura fez somente a praça,agora existe um projeto deles de fazer uma reforma e padronizar os boxes. Isso já se fala há muito tempo, principalmente em ano de campanha politica.


Silvestre explica que das pessoas da época da fundação do largo, apenas dois proprietários permanecem até hoje. O entrevistado fala com empolgação sobre o movimento do local, ele diz que o largo funciona 24h, mesmo no meio da semana onde o fluxo de clientes é menor. Sempre, tem algum bar funcionado, segundo ele, “a casa é cheia” apartir da quinta-feira. O movimento é grande, os propietários de bares se uniram e todo fim de semana tem show de partido alto. Isso atrai o público jovem que hoje corresponde a grande maioria de frequentadores do local.Sobre a segurança e tranquilidade do lugar,ele diz que é sossegado e raramente acontece alguma coisa. “Aqui é muito tranqüilo,as vezes acontece algum contratempo,uma mulher puxando cabelo da outra por causa de namorado,mas fora isso ,é raro uma briga.

O largo também é responsável pela maior comemoração que acontece na Itinga, é a tradicional Lavagem do Caraguejo que este ano exibirá sua 27º edição no mês de novembro. A comunidade se reúne como fez no ano passado com representantes das associações,lideranças e do Conselho de Cultura Municipal,tendo presença de pessoas ilustres,politicos e grandes artistas.Silvestre também conta que não é só na lavagem que pessoas conhecidas ou autoridades aparecem no largo.” alguns vereadores vêm aqui, que eu me lembre agora tem Bitinho, aqui vêm médicos,vêm advogados. De pessoas conhecidas da cidade, tem Antonio do Caranguejo que sempre vem, não bebe mais, mas sempre está por aqui, Zero Hora vem também, assim como Chico Franco, a prefeita. Na semana passada mesmo a prefeita Moema Gramacho veio aqui, almoçou aqui no meu ponto,sempre ela aparece ou alguém de cargo importante da prefeitura”.

No final da entrevista Silvestre falou sobre a importancia do lugar para ele e ressaltou que jamais ele sairá do bairro de Itinga e que seu ponto comercial todo dia vai está com suas portas abertas. Fonte: Café Com Notícias.

Um comentário:

  1. Silvestre de Oliveira tenho orgulho de ser sua neta homem de fé e coragem Silvestre resume-se em homem guerreiro.

    ResponderExcluir