terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Remédio Grátis nas Farmácias popular em Todo Brasil.

Começa a distribuição de medicamentos para hipertensão e diabetes em todo o País



Rio - Medicamentos para diabetes e hipertensão começaram a ser distribuídos gratuitamente ontem por farmácias públicas e privadas conveniadas à rede ‘Aqui Tem Farmácia Popular’, do Ministério da Saúde. Anteriomente, os mesmos remédios podiam ser adquiridos com desconto pelo programa.

Para ter acesso aos produtos, de graça, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e receita médica, que tem validade de 120 dias após a consulta e pode ser emitida por um consultório particular ou público.

Os medicamentos podem ser retirados em qualquer uma das unidades de farmácia popular ou em uma drogaria conveniada ao programa do governo federal (os endereços podem ser acessados pelo www.saude.gov.br/aquitemfarmaciapopular).

Arte: O Dia.
A medida faz parte do programa ‘Saúde Não Tem Preço’, anunciado no início do mês pela presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A expectativa do governo é beneficiar 660 mil pessoas hipertensas e 300 mil diabéticas.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 33 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão. Desses, 80% são atendidos na rede pública de Saúde. Com diabetes, são 7,5 milhões de pessoas — também 80% são atendidas no SUS.

Segundo o diretor do Instituto Nacional de Cardiologia,Marco Antonio de Mattos, 32% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares — inclusive a hipertensão. Medidas simples, como evitar o excesso de sal, perder peso e praticar exercícios físicos regularmente ajudam a evitar o problema.

De acordo com o Ministério, o ‘ Aqui Tem Farmácia Popular’ atualmente beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Na rede, a população tem acesso a fraldas geriátricas e 24 tipos de medicamentos para doenças como asma, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma, com desconto de até 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário