"Neguinho do samba"- criador do famoso Samba-reggae!!!
É com grande sentimento de perda que coloco esta nota neste blog, sobre a morte de "Neguinho do Samba". Uma das figuras importantissíma da música baiana para todos nós. O músico Antônio Luís de Souza, conhecido como o "Neguinho do Samba", morreu no último sábado dia 31 de Outubro. Ele foi o criador de um novo gênero da música baiana- o famoso Samba-raggae.O Samba- raggae, um gênero muito cantado pelos cantores, como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Banda Olodum, Ilê Ayê, entre outros. A cantora daniela Mercury é considerada uma das cantoras que ajudou muito para que esse novo ritmo atravessase fronteiras.
O músico é um símbolo representativo para a cultura Baiana. Ele é muito querido de muitos como o pai do samba-reggae, músico, repercussionista, amigo, professor e cidadão que gostava de ajudar a comunidade. ele foi maestro do Ilê, foi um dos fundadores do Ilê e regeu o Ilê Ayê. Quando ainda fazia parte do Grupo Olodum, ele ajudou a forma a escola de percussão. Daí não parou mais, ele ganhou um ímovel no Pelourinho, onde funcionava uma escola de música e dança Didá, que passou a dirigir após a sua saída do Olodum.
Neguinho do samba e seu samba- reggae, fizeram muito sucessos. A partir da década de 90, não parou mais, realmente podemos dizer que o seu ritmo atravessou fronteiras. Seu ritmo muito tocado pelos cantores baianos, fez e faz muito sucesso. O músico baiano em 1990, gravou com Paul Simon para o cd " The Rhythm of the Saints"; Ele foi responsável pelo arranjo de percussão da música "they don't care about us" de Michael Jackson, onde o clip foi gravado no Pelourinho em 1996. Neguinho do Samba, apereceu no clip da música de Michael Jackson, regendo os percussionistas enquanto o cantor cantava.
Carinho da Rainha: La mercury !!!
Quem acompanha os trabalhos da cantora Daniela mercury, sabe que ela foi uma das cantoras baianas que mais tinha um carinho com o músico e seu ritmo. Daniela Mercury, chegou a cantar outros ritmos em sua careira, mas nunca abandonou o samba-reggae. Na música "Rap Repente" ela presta uma homenagem ao artista: " Samba salvador, a cidade reiventou o reggae com neguinho do samba, que é o rei do Olodum". Ela é uma das grandes cantoras do samba-reggae. Às vezes, chegou até a misturar com outros ritmos. Em seus shows, muitas vezes expressava seu carinho para com o artista. Inclusive fez uma grande homenagem ao músico no Pq. de exposição de Salvador no Festival de verão 2005. Em suas músicas estão registradas a mais forte expressão desse ritmo que contagiou o mundo: o Samba-Reggae.
"Eu decidi fazer esse ritmo, esse gênero por causa do Reggae. Então decidi fazer homenagem a neguinho do samba. Esse homem que chegou perto de Deus, porque criou um dos ritmos mais maravilhosos do mundo". - Daniela Mercury em 2005, no Festival de Verão.
Daniela Mercury e as meninas da Banda Didá.
"Adeus, Neguinho do samba.Seu ritmo sempre vai está presente nos tambores acelerando e ebalando nossos corações..." - Adailton Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário