terça-feira, 17 de novembro de 2009
Confira: Gabarito da ufba- 1ª fase- 2009/2010
* Dia 15/11/09- Provas: Português e Ciências Naturais:
http://www.vestibular.ufba.br/docs/vest2010/prv_gab/vest2010_1fase_cad1.pdf
*Dia 16/11/09: Matemática, Ciências Humanas e Língua estrangeiras:
http://www.vestibular.ufba.br/docs/vest2010/prv_gab/vest2010_1fase_cad2.pdf
Estudantes que se sentirem prejudicados podem entrar com ação no MPF. (Içara Bahia, do A TARDE/Arestides Baptista / Agência A TARDE).
Após a correria para chegar à sala de aula, concentração nas questões da prova
Os candidatos que se sentirem prejudicados por não terem conseguido acesso ao local das provas no primeiro e segundo dias do vestibular da UFBA, encerrado nesta segunda, 16; ou os que não compareceram por desconhecimento do prazo de tolerância aplicado nesta segunda-feira, quando os portões dos locais de prova foram fechados apenas às 8h20, é possível entrar com uma medida junto ao Ministério Público Federal.
O advogado José Vânio Sena, especialista em concursos públicos, recomenda que os candidatos organizem uma comissão para agir. “A minha orientação é para o grupo procurar o Ministério Público para que ele entre com uma medida e obrigue a reaplicação da prova para quem chegou atrasado”, esclarece.
“O fato de eles não terem fechado em horário determinado pelo manual dá brechas, sim, para os candidatos recorrerem. Um atraso de trânsito ou coletivos afeta muito o candidato. É um problema de ordem pública”, diz.
Denúncia – Qualquer pessoa que se sentir prejudicada pode enviar uma denúncia ao Ministério Público Federal. Na capital baiana, ela pode ser feita individualmente de três maneiras distintas: pessoalmente na Procuradoria da República na Bahia, na Av. Sete de Setembro, 2365, Corredor da Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 19 horas; no site www.prba.mpf.gov.br, pelo formulário disponível na aba “Denuncie”, ou ainda pelo e-mail protocolojur@prba.mpf.gov.br, com identificação completa do denunciante (nome e endereços completos e telefone).
Caso a queixa seja feita presencialmente, vale levar documentos ou provas que comprovem a irregularidade e que possam subsidiar a denúncia protocolada.
De acordo com a assessoria de imprensa da Procuradoria, nenhum candidato prejudicado protocolou denúncias até a tarde desta segunda-feira.
Procurado pela reportagem, o procurador da Universidade Federal da Bahia não se pronunciou sobre o assunto.
Tolerância - Os portões dos locais de prova foram fechados meia hora após o prazo estipulado em edital. A medida, justificada pela manifestação dos rodoviários, realizada pela manhã, impediu o aumento do número de abstenções dos candidatos, segundo a UFBA.
A mesma decisão não foi tomada na manhã de domingo, primeiro dia de avaliação, quando a mudança no tráfego na região do Farol da Barra até a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, atrapalhou o acesso dos concorrentes aos locais de prova próximos da região, como o Paf 3.
“Ontem (segunda), logo cedo, pessoas da própria equipe do vestibular começaram a ligar para avisar que os pontos de ônibus estavam lotados. Até os fiscais estavam sem conseguir chegar ao local das provas”, conta Antônia Caló, diretora do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação, o SSOA. Antônia conta que, ao saber da manifestação dos rodoviários – que impediu a saída dos ônibus das empresas BTU, União, Ondina e Central das suas respectivas garagens –, convocou toda a equipe para decidir sobre o prazo de tolerância.
Ela conta que na manhã de domingo, não houve queixas sobre a mudança no trânsito, feita pela Transalvador para possibilitar a realização da Corrida Farmácia Bompreço – Farol da Barra. “Ninguém ligou para perguntar sobre a corrida ou para saber o que estava acontecendo. Diferentemente da corrida, a manifestação atingiu Salvador toda. Foi um transtorno para a cidade toda”, coloca. E completa: “Que algumas pessoas se prejudicaram com a corrida, isso nós não vamos negar".
Resultados - De acordo com o Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação da Ufba, o resultado da primeira fase do vestibular sairá até o dia 7 de dezembro. A segunda fase acontece entre os dias 13 e 18 do mesmo mês.
*Fontes: Site da ufba ( http://www.ufba.vestibular.br/) e Jornal Atarde/folha online( http://www.jornalatarde.com.br/).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário