sexta-feira, 29 de maio de 2015

Lauro de Freitas tem o maior índice de estupros da região metropolitana

Por Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/Imagem: Newslocker.



De acordo com dados divulgados este mês pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Lauro de Freitas é a cidade da região metropolitana com maior índice de estupros no ano passado. O número de casos registados foi de 55. Os dados foram coletados em abril e os casos foram registrados entre janeiro e dezembro de 2014. A tabela aponta a cidade em primeiro lugar no ranking com 55 casos, perdendo apenas para Candeias com 39 e Camaçari com 32 casos.

Neste mesmo período o Conselho Tutelar de Lauro de Freitas registrou cerca de 26 casos envolvendo crianças e adolescentes, entre o a 16 anos de idade, sendo 18 de violência sexual e 08 de exploração sexual. A conselheira Audaci Lima explica esses números ainda podem ser maiores: “Existe o receio da família em denunciar, sem falar que muitas vezes os casos não passam diretamente pelo Conselho”, explica.

Apesar dos dados serem alarmantes autoridades policiais acreditam que o número tendem a diminuir. A 23ª Delegacia Territorial, no Centro, registrou de 1º de janeiro até o dia 20 de maio deste ano, cerca de 04 casos, sendo dois envolvendo menores de 14 anos e dois envolvendo adultos, como vítimas.

O delegado titular da 27ª DP Territorial de Itinga, Antônio Cardoso garante que a redução de crimes chegam 40% até 50%, englobando homicídios, crimes ao patrimônio, vida e sexual. Localizada num dos bairros mais populosos da cidade, o gestor aposta no diálogo como principal ferramenta: “fazemos um trabalho intensivo, procurando conversar, esclarecer as coisas com os líderes comunitários e principalmente os jovens”, explica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário