quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Agência do Trabalho e Emprego em Lauro de Freitas passará a funcionar durante todo dia a partir de 01 de novembro.

Com a expansão do horário de atendimento, a agência atenderá, em média, 1.000 trabalhadores por mês.
 
 
A partir do dia 01 de novembro de 2013, a população de Lauro de Freiras poderá solicitar serviços na Agência do Trabalho e Emprego durante todo dia. A Agência, que foi inaugurada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA), em Fevereiro, passará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 07 ás 19hs. Com essa expansão, a expectativa é que, mensalmente, sejam atendidos, em média, 1.000 trabalhadores.
 
A instalação da Agência no município de Lauro de Freitas trouxe benefícios para a população local e localidades próximas, visto que, o trabalhador não precisa mais se deslocar para Salvador a fim de solicitar serviços como: Carteira de Trabalho e Previdência Social, Seguro Desemprego, Orientações sobre a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
 
A Agência do Trabalho e Emprego funciona na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Euvaldo Santos Leite, S/N – Centro. Telefone: (71) 3288-3304. Fonte: SRTE-BA/ Foto: Diário do Litoral.

 

VIVER BEM: Muita gente não sabe, mas é muito mais saudável se exercitar...

VIVER BEM: Muita gente não sabe, mas é muito mais saudável se exercitar um pouco a cada dia do que concentrar tudo duas ou três vezes por semana. Sempre é bom rever nossos treinos, caso não possa controlar isso, busque ajuda de um profissional da área.

Coelba informa suspensão de energia em diversos ruas do Centro da cidade.

 
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informa que haverá a suspensão no fornecimento de energia elétrica na próxima sexta-feira (1°), das 9h às 15h, na Travessa Osman Lordelo Guimarães; parte da Rua das Pedrinhas; parte da Rua Nilton Calmon; parte da Travessa das Pedrinhas; parte da Travessa Nilton Calmon e parte do Loteamento Vila Praiana – todas no Centro.
 
A concessionária destaca que o desligamento será necessário para que seus técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento da rede elétrica que atende ao município

Alunos reclamam de assaltos dentro da Unime de Lauro de Freitas

Alunos sempre protestam, mas soluções não são atendidas.
Os alunos da Faculdade Unime pólo de Lauro de Freitas reclamam da falta de segurança na unidade. Segundo eles, os assaltos viraram freqüentes sem nenhuma providência da direção. Só esta semana houve dois casos seguidos, o que está preocupando à todos.



Nesta terça (29) um estudante foi assaltado dentro do banheiro. Ontem (30) três indivíduos abordaram um aluno no pátio, a policia foi acionada, dois foram pregos e conseguiu fugir. No ato da fuga, o ladrão invadiu a faculdade causando grande pânico.
Os estudantes estão insatisfeitos com essa situação e reclamam. Eles pedem que a instituição coloque sistema de catraca eletrônica, para que todos os alunos tenham um cartão com identificação.
Segundo Andresa Santos, estudante do curso de Psicologia, na dependência pode entrar qualquer um: “Cadê as catracas, UNIME? Pode entrar gato e cachorro, é? Vamos rever isso grupo KROTON. Nós alunos estamos insatisfeitos, queremos segurança!”- Diz.
Participantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) afirmam que já enviaram vários abaixo-assinados com cerca de 3.000 assinaturas, inclusive com denúncias no Ministério Público, mas mudança não há. Eles acusam o grupo Pitágoras/ Kroton de se preocupar apenas com lucro ao como por exemplo em abrir restaurante e salão de beleza, ao invés de cuidar mais da segurança e estrutrura para melhor atender os alunos.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Trabalhadores/as em educação lotam a sessão da Câmara de Vereadores.

Categoria espera reunião urgente com governo.
 
Na tarde desta terça-feira (29), os/as trabalhadores/as em educação realizaram uma manifestação na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, exibindo cartazes com reivindicações, tais como: rescisão, enquadramento, dedicação exclusiva, projeto de lei da redução da jornada entre outros pontos importantes.

O objetivo da categoria é sensibilizar o Legislativo e provocar o Executivo para o atendimento da pauta apresentada na Casa do povo. Os profissionais da educação esperam que o governo urgentemente marque uma reunião para tal fim.
 
Amanhã (30), a categoria continuará na luta, com paralisação e ato público em frente à prefeitura, às 09h. Fonte: ASPROF.
 
 

Mais uma ação é movida contra a MRV, imóveis podem demorar mais ainda para serem entregues no Cají.

Os compradores do Condomínio Residencial Sun City, situado no bairro do Cají estão cada vez mais desacreditados com a entrega dos seus imóveis após mais uma ação movida na última quarta-feira (23) contra a MRV Engenharia, instaurada na 1ª Vara Cível de Lauro de Freitas. O processo foi movido pelo empresário do ramo de transportes, o Sr. Clemiro Roque Ferreira de Oliveira, e tem como réus o Sr. Andre Augusto Lemos Junquilho e a própria MRV, empresa à qual Clemiro Roque Ferreira teria vendido o terreno que segundo consta numa primeira ação movida pelo senhor André que se identifica como real proprietário do terreno onde o residencial está sendo construido de forma ilegal.

A nossa redação foi mais uma vez contactada pelos representantes dos imóveis que alegam que o empresário Clemiro Roque Ferreira teria uma participação nos imóveis referentes há 30 apartamentos que seriam repassados pela MRV para o mesmo como forma de quitação dos valores abatidos pela MRV no valor do terreno.

Ainda de acordo com os representantes do grupo de compradores do residencial Sun City, uma audiência teria sido marcada para Janeiro de 2014 onde eles estarão representando uma ação civil pública contra a MRV e cobram uma posição da agência da caixa Econômica federal situada no bairro do Comércio em Salvador. Os mesmos ainda estão sendo cobrados mensalmente as parcelas do imóvel, justamente sem terem suas datas de entrega do imóvel definidas diante destas situações.


Uma das compradoras do imóvel, Rose Ramos alega que ainda não teve nenhum tipo de contato feito pela MRV para discutir demais informações com o grupo. "Sou uma das compradoras de um apartamento nesse condomínio e até agora não fui procurada pela MRV nem pela Caixa para resolver a questão. Quero meu apt! Pago minhas mensalidades para a construtora com juros altíssimos e ainda taxa de evolução de obra! Portanto, gostaria de saber quais as providências que serão tomadas diante dos fatos apresentados", disse.

"Comprei meu Apartamento com a MRV acreditando ser uma empresa seria e respeitosa para com seus clientes. No entanto, nós compradores do empreendimento SUN CITY estamos vivendo uma espera amarga pela entrega da casa própria", ressaltou Tânia França.

Procurada, a MRV Engenharia não se pronunciou como combinado, já que há quase trinta dias, a nossa redação não foi informada sobre informações e demais apurações sobre o caso.
Fonte: Silva Jr.

VIVER BEM: Por precaução, se você for tomar banho no clube...

VIVER BEM: Por precaução, se você for tomar banho no clube, procure levar sua própria toalha. Isso evita a transmissão de doenças de pele.

Segunda edição do Sarau Lítero Musical acontece nesta quinta-feira.

Para debater “A Importância do Livro e da Biblioteca”, acontece, nesta quinta-feira (31), a partir das 16h, na Biblioteca Municipal de Lauro de Freitas, a segunda edição do Sarau Lítero-Musical: “Poesia em Movimento: Redesenhando Almas”.
 
Na programação - marcada por apresentações de poesia, música e dramaturgia – recebem destaque a palestra do historiador Gildásio Freitas, a exibição de um vídeo do Projeto Vozes da Cultura Ipitanguense e a apresentação de Dança Árabe, com a professora Miliane Tahira.
 
“A biblioteca e a leitura precisam atingir a ponta, ou seja, a parte mais vulnerável da sociedade, que é a juventude. Nessa perspectiva, estamos transformando a Biblioteca em um espaço de efervescência cultural e inclusão social”, aponta a secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Márcia Tude.
 
O coordenador de Ações Transversais da Secult, Tássio Revelat, destaca o projeto como de grande relevância social. “O papel do Sarau é de fomentar práticas culturais e sociais relacionadas ao universo do livro e da leitura. Tudo isso em parceria com a comunidade, gerando conhecimento e favorecendo a cidadania”. 

Confira a programação da segunda edição do Sarau:

Abertura Oficial com Márcia Tude, Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas

Apresentação Musical: Jaldo Lopes e convidados

Intervenções Poéticas: Tina Tude, Aloisio Lisboa e Cremilson Conceição

Dança Árabe: Miliane Tahira

Vídeo do Projeto Vozes da Cultura Ipitanguense

Palestra “A importância do Livro”: Historiador Gildásio Freitas

Apresentação Musical: Jaldo Lopes e convidados

Intervenções Poéticas: Dulce Moreira Sampaio; Jocevaldo Santiago; Jorge Henrique; Renata Rimet; Paranhos; Marcelo Cardoso; Tássio Relevat; Josias Pires e convidados.
 
 
Fonte: DECOM PMLF.
 
 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Reforço escolar de Matemática.


Aulas de reforço escolar de matemática em domicílio.
Contato: (71) 3252-4905/ 8831-2797/ 8402-7142.

Alinne Rosa deixa banda Cheiro de Amor; substituta já foi definida.

Alinne Rosa deve seguir carreira solo.
A cantora Alinne Rosa deixa a banda de axé CHEIRO DE AMOR em breve. Porém a sua substituta já foi definida. O posto de vocalista do grupo passará a ser ocupado por Vina Calmon, líder da banda Axerife.
 
Alinne Rosa e Vina Calmon.
 
O anúncio será feito nos próximos dias, pois, segundo o jornal "Extra", as negociações já foram acertadas.
 
Agora, Alinne seguirá em carreira solo e pode deixar o grupo antes mesmo do Carnaval 2014. A ideia da artista é construir uma carreira igual a de Ivete Sangalo e Claudia Leitte na música, ou então voltar a trabalhar como atriz. Fonte: Por Famosidades/ Adaptação: Adailton Reis.

Vem aí a XIII Olimpíada da AFPEB 2013.

A XIII Olimpíada da AFPEB terá início em 09 de Novembro deste ano. Serão 13 modalidades esportivas como: Atletismo, futebol, jogos de mesa (dama, buraco, dominó), basquetebol, futsal entre outras. As inscrições estão abertas até dia 01 de novembro.
Os servidores públicos que tiverem interessem em participar das competições devem entrar em contato com o responsável da secretária onde trabalha ou procurar mais informações no Departamento de esporte e recreação da AFPEB- Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, localizada na estrada do coco.
Contato: (71) 8270-6462 (Andrade)/ 8135-6856 (Valtércio).

VIVER BEM: Reconhecer as próprias virtudes e...

VIVER BEM: Reconhecer as próprias virtudes e se olhar de um jeito mais amoroso é a melhor formula para melhorar a autoestima e até deixar uma pessoa mais poderosa.

HOMENAGEM: Parabenizamos a todos servidores ativos e inativos.

Só parabeniza a todos que trabalham realmente ! pelo Dia do Servidor Público.
Ser servidor público, como o próprio nome sugere, é estar a serviço do povo. Um trabalho que exige compromisso e intensa dedicação. Hoje, dia do Funcionalismo Público, queremos parabenizar aos servidores que contribuem, com eficiência e zelo na construção de um país melhor.
 
Neste dia especial, agradecemos o empenho de todos aqueles que, através de seu trabalho, dão o máximo de si para tornar a vida da população do nosso país cada vez melhor.
 
Comemorem esta data com orgulho. Que tenham orgulho de servir a nossa sociedade!
 
Agradecemos a todos os colaboradores que se dedicam a uma das mais honrosas e indispensáveis atividades que é servir a população com alegria e profissionalismo.
 
Não há um só lugar em que não haja um funcionário público prestando serviço à população.
Parabéns a todos os servidores públicos.

domingo, 27 de outubro de 2013

Uneb: inscrição para vestibular pode ser feita até hoje.

Termina hoje, às 23h59, o prazo para inscrições no vestibular 2014 da Uneb. Os interessados devem se inscrever pela internet, no site: www.vestibular.uneb.br. A taxa de R$ 98 pode ser paga até amanhã durante o expediente bancário.
 

VIVER BEM: Há quanto tempo você não observa um...

VIVER BEM: Há quanto tempo você não observa um bonito horizonte com o Pôr-do-sol? Então aproveite ou reserve um tempinho para buscar na sua cidade essa visão.

Mais Médicos: doze profissionais cubanos atuarão em Salvador.

Doze médicos cubanos que desembarcaram em Salvador neste sábado (26) para o 2º ciclo do programa Mais Médicos devem atuar na capital baiana. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, um total de 85 cubanos chegaram na cidade hoje e devem dar início as atividades pedagógicas nesta segunda-feira (28). Mais de 2.167 profissionais estrangeiros participam da segunda etapa do programa no Brasil, atendendo 793 municípios. 
No grupo, estão 2 mil cubanos, que vieram por meio da parceria do governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Nordeste é a região que vai receber o maior número de médicos: 920 profissionais. Em segundo lugar vem o Sudeste, com 517 médicos, o Norte com 358, o Sul com 244 e o Centro-Oeste com 120 integrantes.
Com os novos médicos, a cobertura do programa passará de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros, conforme o ministério. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo, pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios são responsáveis por garantir alimentação e moradia.
Na primeira fase dos Mais Médicos, Salvador recebeu 18 profissionais: 12 brasileiros e seis intercambistas. Eles foram distribuídos por 16 unidades de saúde em zonas periféricas da cidade.
"Salvador vem reorganizando  a atenção básica investindo tanto em melhorias na infraestrutura dos postos, com 13 novas unidades já entregues e inúmeras reformas em andamento, como na recomposição de equipes de trabalho", afirmou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves. "Com isso já conseguimos ampliar de 104 para 151 o número de equipes de saúde da família, inserindo milhares pessoas no programa".
A intenção da Secretaria Municipal da Saúde é empossar cerca de 80 profissionais aprovados em concurso público Fonte: Jornal Correio da Bahia e Agências. 

Ônibus elétrico chinês fará testes pelas ruas de Salvador.

Sem combustível, sem poluição, sem barulho. Salvador recebeu esta semana um ônibus elétrico de fabricação chinesa que está sendo preparado para ganhar as ruas.
A previsão é que o veículo, que está sob a responsabilidade da empresa Rio Vermelho, comece a ser testado na próxima semana, quando também haverá um seminário com empresários para apresentar o modelo.
O ônibus atinge a velocidade máxima de 70 km/h, a previsão é que ele circule na linha Aeroporto - Lapa. São necessárias 4 horas para carregar a bateria, que tem autonomia de 300 quilômetros.

Ônibus elétrico chinês faz testes pelas ruas de Salvador.

“A frota depende deles, é preciso entender a importância do veículo sem poluentes”, disse o secretário de Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes. A principal diferença para os ônibus tradicionais é ausência de qualquer ruído.
“Vamos testar bem. Ele entrará em circulação numa rota plana e vamos observar a adaptação na cidade”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.
As marchas são acionadas através de botões e o ônibus também é ligado através de um botão. Tão silencioso que o motorista só sabe que ele está ligado porque o ponteiro se mexe. Segundo o secretário Ivanilson, a tarifa seria a mesma dos ônibus convencionais.
A capacidade é de 23 pessoas sentadas e 57 em pé. O que inclui assentos para idosos. O ônibus elétrico em espaço reservado para pessoa com deficiências físicas e visuais.
Três funcionários da BYD (Build Your Dreams, construa seus sonhos) estão em Salvador para fazer os últimos ajustes, treinar motoristas e explicar o procedimento de manutenção. Já existem cerca de 800 ônibus desse tipo na China. Os ônibus elétricos também já são utilizados na Europa, Ásia e América do Norte. Na América do Sul, Uruguai, Chile e Colômbia já utilizam. Fonte: Jornal Correio da Bahia/ Foto: Almiro Lopes.
 
 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Finais do Campeonato Municipal de Futebol será neste sábado (25/10).

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).


Futebol Amador de Lauro de Freitas (2013). 
 
As finais do Campeonato Municipal de Futebol da primeira e segunda divisão da Liga Desportiva de Lauro de Freitas, estão previstas para acontecerem neste sábado (26), a partir das no Estádio Dr. Gerino de Souza Filho. Serão dois jogos, aonde o Vitorinha enfrenta o Elite e o jogo mais esperado, valendo o título da primeira divisão: Scret contra Juventus. Serão sorteados prêmios e brindes no local. A entrada: R$ 3 (Três reais).
 
O Campeonato tem a realização da Liga Desportiva de Lauro de Freitas e o apoio da  prefeitura através da SETREL- Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer.




DETALHES:

FINAL CAMPEONATO MUNICIPAL DA LIGA DE LAURO DE FREITAS
LOCAL: ESTÁDIO MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (CENTRO)
DATA: 26/10/2013
HORÁRIO: 13H30MIM- PARTIDA DA 2ª DIVISÃO: VITORINHA E ELITE;
E AS 15H30- SCRET E JUVENTUS.
ENTRADA: R$ 3,00 (TRÊS REAIS).

Projeto de valorização do negro na Creche Escola Dr. Djalma Ramos.

 
O resultado do projeto “Eu: um ser afetivo na africanidade”, aplicado na Creche Escola Dr. Djalma Ramos (em Vida Nova), foi apresentado na manhã desta quinta-feira (24). A iniciativa – que foi realizada pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio do Núcleo de Ações Afirmativas (Nafir) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e apresentada por professoras dos grupos 4 e 5 do Pré-1 - envolveu crianças de um a seis anos de idade.
 
O tema dado pelo Nafir para gerar subtemas de projetos nas escolas foi a afetividade. Segundo a professora Risojane Silva, conhecida pelos alunos como “Pró Riso”, o projeto pôde proporcionar às crianças a percepção e a identificação da sua realidade étnica e cultural, através da música, do samba, do estereótipo de cada um. “Com este projeto, elas puderam se aceitar como são, e isso contribuiu com um bom resultado”.

Ainda avaliando os resultados da ação, a professora destacou: “Estas crianças perceberam as diversidades culturais e étnicas em que estão inseridas. Através do samba, da dança, e todas as atividades que realizamos no projeto, foram mostrados os estereótipos, que contribuíram para que eles se aceitem como são. Fluiu a cada dia, contribuiu e construiu um bom resultado que creio que eles vão levar para vida inteira”, afirma.
 
A diretora da escola, Cristina Consuelo Vanderlei, destacou o reflexo também nas comunidades de Vida Nova. “Esse trabalho é importantíssimo em uma comunidade onde há uma predominância de afrodescendentes. Através dele, tivemos a intenção de ensinar às crianças a respeitar a diversidade, as diferenças. Essas informações são levadas para dentro de casa e, assim, de família em família, vão transformando uma comunidade. Temos que multiplicar esse projeto”, enfatiza.
 
Pai de um aluno de dois anos, Daniel Teixeira foi ao evento para parabenizar o projeto. “Meu filho tem apenas dois anos, mas depois que ele começou a participar desse projeto, ele tem evoluído. Às vezes pecamos com a educação dos filhos em casa sobre a relação deles com demais pessoas, e o projeto ajuda nossos filhos a se relacionarem melhor com outras pessoas, a viverem melhor dentro de uma sociedade com tantas diferenças. Acho que esta atividade deveria acontecer também em outras escolas”, sugere. Fonte: DECOM PMLF.
 
 

VIVER BEM: Borrifar o quarto com...

VIVER BEM: Borrifar o quarto com aroma de lavanda deixa um cheirinho gostoso e ajuda a embalar o sono. Experimente fazer isso!

Prefeitura entrega alimentos arrecadados em jogos de Futebol Americano.

Na manhã desta sexta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), doou alimentos para a Associação Filantrópica Ministério Peniel - entidade que atendente a dependentes químicos, em Areia Branca. Os alimentos foram arrecadados durante as partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, realizado em Lauro de Freitas.

De acordo com o diretor da Divisão de Esporte da Setrel, Adailton Reis, muitas entidades procuram a secretaria para pedir ajuda e, por isso, a escolha do local para receber as doações é feita a partir das necessidades mais urgentes, verificadas em visitas realizadas por técnicos do órgão municipal.
 
A Associação Filantrópica Ministério Peniel é uma entidade que atende a dependentes químicos (álcool/drogas) e oferece os serviços de terapia ocupacional, estudos bíblicos e psiquiatria. “O processo terapêutico da associação é de sete meses, sendo divido em três fases: desintoxicação, visitas dos familiares e terapias ocupacionais”, explica a presidente da entidade, Clélia Santos. 

“Gostaríamos de agradecer à Prefeitura pela doação. A falta de alimentos é uma realidade em nossa entidade e com certeza esta ação chega para nos ajudar. Um apoio é sempre bem-vindo”, destacou o coordenador da entidade, Elison Guilherme.

Participaram também da ação social os jogadores do time de futebol americano Lauro de Freitas Kings e funcionários da Setrel. O Ministério Peniel fica localizada na Rua São Vicente, 06, Loteamento Jaiba, final de linha de Areia Branca – Lauro de Freitas.

 
 
 
Fonte: DECOM PMLF.
 
 
 

Esclarecimentos aos leitores do Blog Letras & Tons.

Prezados leitores,
informamos que todo conteúdo das postagens proferido neste meio de comunicação são baseados em fatos, informações, acontecimentos, provas, relatório, pesquisa, investigação, observações, levantamentos, fotos, documentos e não meramente em fatos inventados nem baseados em suposições, sem fundamentos, nem tampouco fictícios (Quando for sempre será descrito no marcador da postagem). Reitero que o espaço é aberto para esclarecimentos, dúvidas, comentários, sugestões, críticas e direito de respostas para todos aqueles que se sentirem prejudicados com nossos informativos. Assim como qualquer outra profissão levamos a informação e levantamentos dos fatos a risca com responsabilidade, sem intuito de beneficiar qualquer entidade ou pessoa que seja. O blog Letras & Tons não tem dono, nem serve a políticos, repartição pública, particular, grupos organizados, nem entidade alguma, prezamos pela informação e a socialização dela, visando o bem comum de todos. Na trajetória cotidiana tentamos ser livre, espontâneo e sempre lutaremos para que o Letras & Tons permaneça nesse patamar dadivoso. Tentamos ser uma espécie de interlocutor para a sociedade. Não somos e nem pretendemos, ser os donos da verdade, mas somos eternos "caçadores" dela e na medida do possível, sempre tentaremos corrigir nossos erros que por ventura ocorrer, comprovado e contestado nos meios e transmites legais. Nosso blog tem objetivo (http://bit.ly/1fYY309), objetivo esse que nos faz um veículo forte e de inteira liberdade de expressão com muita credibilidade não só em Lauro de Freitas, mas no mundo. Entendemos que a comunicação não tem limite, barreira, nem fronteira, mas tem VERDADE. Pensando nisso podemos de fato construir comunicação em nosso município.  



*Adailton Reis.
(71) 8782-0030/ 8344-4931.
(adailtonreisbahia@hotmail.com).


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público.


 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) publicou o Decreto nº 3.649, de 17/06/2013, estabelecendo o dia 28 de outubro (segunda-feira) - Dia do Servidor Público - como ponto facultativo para o funcionalismo público.
 
Os setores que exercem serviços essenciais mantêm as atividades. São eles, a Guarda Municipal, as Unidades de Pronto Atendimento e de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (Sesa), o Departamento de Manutenção (Deman), a Comissão Permanente de Licitação (Copel), o setor de fiscalização (Posturas Públicas, Meio Ambiente, Trânsito e Transporte), o setor de Limpeza Urbana, salva-vidas e a Defesa Civil.



Clique aqui e confira o decreto na íntegra!



 
 
 
Fonte: DECOM PMLF/ Imagem: Blog Educação Remanso.

 

RMS tem redução de 29,7% nos crimes contra a vida.

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), marcou presença na reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida, realizada nesta quinta-feira (24), na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na oportunidade, foram apresentados os dados sobre nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte -, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os resultados da primeira quinzena de outubro revelam que houve uma redução de 29,7%, se comparando com o mesmo período do ano anterior. Na capital, a redução foi de apenas 14,3%, na mesma comparação. No acumulado do ano (janeiro até primeira quinzena de outubro), em Salvador, a redução foi de 13,3% nos CVLIs, enquanto o índice na RMS, no mesmo período, recuou 18,3%. 

Presente no encontro, o coordenador do GGIM, Daniel Brito, falou sobre a integração entre as Policias Militar, Civil e Prefeitura Municipal através da reestruturação da Central de Monitoramento e Controle, bem como a instalação de uma base avançada em Areia Branca e a instalação da 81º CIPM, no Parque São Paulo, em Itinga. Na oportunidade, Daniel Brito ressaltou ainda o claro interesse por parte das polícias no processo de integração em prol da segurança pública no município. Fonte: DECOM PMLF/ Adenilson Nunes- Governo da Bahia. 
 
 
 

Anvisa analisa legislação que trata do uso de animais para fins científicos.

 
A legislação que trata do uso de animais para fins científicos e didáticos está sob análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autarquia avalia se há lacunas referentes à fiscalização das pesquisas para produção de medicamentos e cosméticos que podem ter impacto no uso de cobaias.

De acordo com a Anvisa, a legislação atual não especifica o órgão responsável pela fiscalização dos laboratórios de pesquisa em animais. No âmbito da agência reguladora, não há exigência expressa para o uso de animais em testes, mas é necessária a apresentação de dados que comprovem a segurança dos diversos produtos registrados na Anvisa. Métodos alternativos são aceitos desde que sejam capazes de comprovar a segurança do produto.
 
Na semana passada, a autarquia informou, por meio de nota, ter firmado há dois anos cooperação com o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam),  ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que sejam validados métodos alternativos que dispensem o uso de animais.

As regras para o uso de animais em pesquisa são definidas pela Lei 11.794, batizada de Lei Arouca, e pelos comitês de ética em pesquisa com animais ligados ao Sistema de Comitês de Ética em Pesquisa. Por definição da Lei Arouca, as instituições que executam atividades com animais podem receber cinco tipos de punição, que vão da advertência e suspensão de financiamentos oficiais à interdição definitiva do laboratório. A multa pode variar entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.

Responsável por regular as atividades científicas com animais, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, determina, por meio de diretriz, que atividades científicas ou didáticas devem considerar a substituição do uso dos animais, a redução do número de cobaias usadas, além do refinamento de técnicas que permitam reduzir o impacto negativo sobre o bem-estar deles.

A diretriz também orienta os profissionais a escolher métodos humanitários para condução dos projeto e a avaliar os animais regularmente para observar evidências de dor ou estresse agudo no decorrer do projeto e a usar agentes tranquilizantes, analgésicos e anestésicos adequados para a espécie animal e para os objetivos científicos ou didáticos. Fonte: Agência Brasil.
 
 
 

VIVER BEM: Se você precisa estar impecável o dia inteiro, evite...

VIVER BEM: Se você precisa estar impecável o dia inteiro, evite camisas de linho, pois amassam demais, comprometendo o visual.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeitura leva infraestrutura à região do Loteamento Picuaia.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está realizando um conjunto de obras em um total de 17 ruas do Loteamento Picuaia.
 
Mais de oito condomínios na região estão nas fases de construção e entrega, e uma boa parte já está sendo habitado. Com as obras que serão realizadas na região, os moradores destes novos condomínios poderão contar com a infraestrutura urbana necessária, que vai desde a drenagem das ruas até pavimentação, construção de passeios e sinalização.
 
As obras já começaram - homens e máquinas estão trabalhando na Rua Theócrito Batista. Em breve, seguem por outras 16 ruas, inclusive a José Leite, que será a última a passar pela intervenção, por se tratar da rua mais baixa da referida localidade, e, diante disso, necessita de um trabalho especial de drenagem.
 
De acordo com os técnicos da Seinfra, contando com a variação climática, no prazo de até três meses as obras devem ser iniciadas na José Leite. O morador Antônio Ubirajara destaca as melhorias que acontecerão com a intervenção. “Primeiramente irá melhorar nossa mobilidade e facilitará as idas e vindas, tanto da gente, quanto de visitantes. Eu tenho parentes que não vêm aqui porque a estrada não deixa. Inclusive, até problema na área de saúde será resolvido, pois, com a poeira em excesso, as crianças ficam doentes, com problemas respiratórios”, explica. Fonte: DECOM PMLF.
 
 

Após ter neto espancado, vó entra na justiça contra escola.

 
A comerciante Isabel Gomes de Souza entrou na justiça contra o Colégio Modúlo Educativo, situado no bairro de Itinga. Após seu neto de apenas 07 anos de idade, ter sido vítima de espancamento na parte interior da instituição. Ela acusa a gestão da escola por negligência e omissão na vigilância.
Segundo a vó do garoto, em maio deste ano, seu neto Pedro Henrique foi vítima de agressão por três coleguinhas dentro da escola. A criança teve fratura do braço esquerdo e até hoje não recebeu assistência nem dos pais dos agressores, nem da escola.
Dona Isabel também acusa a diretora Graziete Silva de Oliveira de ter dado fim nas imagens do circuito de televisão que comprovam a agressão.
 

 
Vó do aluno acusa a gestão do colégio de negligência e omissão na vigilância.

O Modúlo Educativo é particular, mas possui convênio com a prefeitura, parte qual o garoto é matriculado. Pedro Henrique perdeu os movimentos e a sensibilidade do braço e não consegue carregar peso. O caso será julgado no Ministério Público.


 

Adolescentes são apreendidas com meio quilo de crack em Camaçari.

Duas adolescentes de 15 anos foram apreendidas na tarde desta terça-feira (22) com meio quilo de crack em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Segundo a Polícia Civil, as duas foram flagradas vendendo a droga em uma casa no Phoc III.
A polícia chegou ao local após receber uma denúncia. Na casa, foram apreendidos também uma balança de precisão, embalagens e aparelhos celulares. Quatro trouxinhas de maconha também foram encontradas no local.
Segundo a investigação, uma das jovens seria namorada de um traficante da região, identificado como Samuel. A prisão preventiva dele e de outro suspeito, identificado como Leonardo, será solicitada- este segundo seria o dono dos celulares encontrados no ponto de venda das drogas.
As adolescentes foram ouvidas e encaminhadas ao Ministério Público. Fonte: Jornal Correio da Bahia.

Artistas apoiam campanha contra a exclusão em todas as esferas.

Thammy, Evandro Santo, Celso Zucatelli, Dani Bolina, Tânia Oliveira, Vinicius Pin, Lulo Scroback, Higor Rocha, DJ Jason Salles e Leo Von entraram para a campanha Todos Somos GLAD, que busca lutar contra a exclusão em todas as esferas.
 
Celso Zucatelli, o modelo Vinicius Pin, Evandro Santo, cantor Leo Von, cantor e artista plástico Lulo Scroback, modelo Tânia Oliveira, DJ Jason Salles, modelo Dani Bolina, cantor Higor Rocha e Thammy Miranda.
 
 
Além de se solidarizar pela causa, Thammy contou como foi sua experiência quanto ao preconceito. "Precisei passar por poucas e boas até receber uma oportunidade de mostrar que era boa na profissão que tinha escolhido. Ninguém queria apostar em mim. O preconceito existe sim...por isso estou nessa causa", contou ela, que já brilhou como a personagem Jô, na novela Salve Jorge, de Glória Perez. Fonte: Ibahia.
 

VIVER BEM: O milho é um alimento...

VIVER BEM: O milho é um alimento rico em fibra e pode ser consumido de inúmeras formas: Comer assado ou cozido alimenta bem, porém em época quente deve-se comer moderadamente.

Mutirão de limpeza beneficia comunidade de Vilas do Atlântico.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Serviços (Sesp), realizou, na manhã desta terça-feira (22), mais um mutirão de limpeza na cidade. Desta vez a localidade contemplada foi a região de Vilas do Atlântico.
 
Foram escalados diversos agentes de limpeza para a ação, para realizar os serviços de roçagem (retirada do mato e da terra com ferramentas adequadas); de sacheamento (corte de vegetação que surge nas interseções da pavimentação das vias públicas); de retirada de areia da pista; pintura do meio-fio e varrição das canaletas das ruas. Além dos serviços rotineiros, como o recolhimento de entulho, limpeza das valas e do Rio Sapato. 
 
De acordo com o diretor de limpeza urbana da Sesp, André Lacerda, a ação é muito positiva, pois possibilita potencializar os serviços que já são desenvolvidos diariamente. Ele destaca ainda que a colaboração dos munícipes é importante para a manutenção dos logradouros públicos limpos por mais tempo.
 
Morador há 16 anos do bairro, Francisco Portela sinaliza que tem notado a intensificação dos trabalhos da Prefeitura em promover a limpeza das ruas do bairro onde mora.
 
 
Fonte: DECOM PMLF.
 
 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Comerciantes informais vendem alimentos com validade vencida.

Na avenida Joana Angélica, ambulantes amontoam suas mercadorias nas calçadas.

Uma infinidade de iogurtes, leites fermentados, achocolatados, sucos, queijos, presuntos, tenderes e outros produtos perecíveis de diferentes marcas estão  à venda por preços entre R$ 2 e R$ 7. Tais itens relacionados seriam uma ótima oportunidade de compra, não fossem as condições em que são comercializados. Ficam expostos na calçada, em caixas, sem nenhum tipo de refrigeração e com a data de validade vencida ou adulterada.
A venda indiscriminada desses produtos, que antes era restrita apenas a bairros periféricos, hoje já chegou às ruas do centro da cidade. Na avenida Joana Angélica, em Nazaré, nas proximidades da sede da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), cerca de sete vendedores ambulantes comercializam diariamente produtos com prazos de validade vencidos.
Segundo um dos vendedores, que preferiu não ser identificado, os alimentos são sobras de mercadorias compradas de proprietários de pequenos mercados da região e são repassados aos ambulantes com preços que variam de R$ 0,10 a R $ 2.
"Compramos a mercadoria na mão dos donos de mercadinhos a preços baixos e repassamos a pequenos preços também. A procura é muito grande e chego a vender até R$ 200 por dia", contou.
A equipe de reportagem de A TARDE conversou com três proprietários de estabelecimentos em ruas próximas ao local de venda, como Mouraria, rua Nova de São Bento e Largo Dois de Julho e nenhum quis comentar sobre o assunto.
Vendas - A professora Mariete Silva Monteiro, 52, não sabia a procedência dos alimentos, no entanto, não pensou duas vezes antes de encher o sacola de iogurtes e leites fermentados para os netos. Segundo ela, o que a atraiu foi o preço muito baixo dos produtos. "Em um supermercado comum, gastaria, no mínimo, R$ 30 para comprar seis garrafinhas de iogurtes e quatro placas de leite fermentado. Aqui, gastei apenas R$ 10", contou.
Sem se preocupar com os riscos de consumir um produto sem armazenamento adequado e passados dez dias do prazo de validade, a dona de casa Vânia Teixeira comprou quatro embalagens de pratos prontos, como macarrão ao molho branco e strogonoff. A dona de casa conferiu que o prazo de validade estava expirado há oito dias e, mesmo assim, levou os produtos.
"Não ligo muito para essas coisas. Só deixaria de comprar se a data de validade fosse muito distante. O preço compensa", afirmou. Fonte: Luana Almeida. Foto: Lúcio Távora/Jornal Atarde.

VIVER BEM: Antes de parcelar mais uma compra, avalie...

VIVER BEM: Antes de parcelar mais uma compra, avalie quantas prestações você já está pagando e o quanto isso compromete seu orçamento.

Prefeitura libera consulta de TAC's de parcelamentos do solo na internet.

Dando continuidade à transparência das informações, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), passou a disponibilizar desde a última sexta-feira (18), no site da secretaria, os Termos de Acordo e Compromisso (TAC's) de parcelamentos do solo aprovados na cidade. Nesta primeira etapa foram publicados 76 TAC's. A inserção dos demais será feita de forma gradativa.
 
Agora, o cidadão pode ter acesso ao novo recurso através do site da Seplan, clicando no ícone "Transparência Seplan", em seguida vai em "Consultas" e, por fim, na opção "TAC's de Parcelamentos do Solo". Lá, os profissionais de Arquitetura, por exemplo, terão a possibilidade de conhecer os parâmetros estabelecidos para o loteamento ou condomínio e executar seus projetos nas condições apropriadas para o licenciamento, reduzindo assim o tempo para aprovação do empreendimento.
 
De acordo com a secretária da Seplan, Eliana Marback, as informações constantes no acervo da secretaria são públicas e precisam estar acessíveis a todos. "A internet é o caminho para a transparência e a cada semana teremos novidades em nosso site", destacou. Fonte: DECOM PMLF.

Inscrições abertas para curso de Telemarketing.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) e em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec /Sistema Fieb e Senai) - abriu inscrições gratuitas para o curso de Telemarketing.
 
O objetivo principal do curso é capacitar os participantes para inserção imediata no mercado de trabalho.
 
As inscrições podem ser feitas na sede da Semasci (Rua Euvaldo Santos Leite, s/nº, Centro), até o preenchimento das 40 vagas oferecidas.
 
Os interessados devem entregar, no ato da inscrição, duas cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; PIS/NIS; atestado de escolaridade; e comprovantes de residência e da conta da Caixa Econômica Federal.Fonte: DECOM PMLF.
 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

VIVER BEM: Para economizar é preciso ter...

VIVER BEM: Para economizar é preciso ter muita disciplina. Tente não realizar compras por impulso e tente sempre ter ou guardar algum dinheiro para as horas de aperto. Uma boa dica é assim que receber o seu salário, coloque pelo menos 5% na poupança.

Leitor busca o primeiro emprego.

Estou buscando uma nova colocação no mercado de trabalho. Acredito que a minha capacidade possa vir a ser útil para vaga que esteja em aberta ou venha a existir. Caso considere interessante, poderemos ter um contato pessoal, durante o qual poderei detalhar melhor o meu perfil profissional, e o nível de desafio que estou buscando. 




Fábio da Silva Pereira


Estado Civil: Solteiro

-----Formação_Acadêmica-----
2° Grau: Completo

-----Experiência Profissional-----
Em busca da primeira...

-----Informações_Adicionais-----
Informática: Power Point, Microsoft Office Word, Excel Avaçando
(códigos).
Sistema Operacional: (Windows - XP, Vista, Seven) , Android.
Qualidades: Esforçado, rápido na digitação, bem-motivado.
Habilitação - Categoria ( B ).

-----Observações_Finais-----
Procuro uma oportunidade para desempenhar de maneira exemplar, todas as tarefas que me forem atribuídas, sem colocar interesses pessoais, acima dos interesses da empresa. Possuo uma grande disposição para apreender e sei que os obstáculos durante a caminhada profissional serão ingredientes fundamentais para o sucesso.
 
 
Contato: (71)  Telefone: (71) 9329-9932.


Dia dos Comerciários!


domingo, 20 de outubro de 2013

Confira postagem sobre visita da Comissão Permanente de Trânsito e Transportes de Lauro de Freitas aos terminais da cidade.

MOBILIDADE URBANA: Representantes da prefeitura e sociedade civil visitam terminais de ônibus da cidade.
 
*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Foto: Nazaré Araújo.
 

Comissão Permanente de Trânsito e Transportes de Lauro de Freitas.


Clique abaixo:
 


VIVER BEM: Evite usar roupas justas, pois...

VIVER BEM: Evite usar roupas justas, pois são desconfortáveis e comprometem o visual, além de complicar a circulação.