domingo, 20 de outubro de 2013

MOBILIDADE URBANA: Representantes da prefeitura e sociedade civil visitam terminais de ônibus da cidade.

*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/ Foto 1: Nazaré Araújo/Fotos: Adailton Reis.


Comissão Permanente de Trânsito e Transportes de Lauro de Freitas.

Neste sábado (18) representantes da prefeitura e sociedade civil, componentes da Comissão Permanente de Trânsito e Transporte de Lauro de Freitas visitaram vários pontos da cidade.

Eles visitaram obras e pontuaram alguns problemas enfrentados pela população. Nesta etapa eles passaram nos bairros do Centro, Ipitanga, Vilas do Atlântico, Buraquinho, Portão, Vida Nova, Capiarara e Jambeiro.
A primeira dificuldade enfrentada pelo grupo e com certeza estará presente no relatório foi o trabalho para transportar um cadeirante, também participante da equipe. O coletivo não era adaptável, mas Vanderson fez questão de acompanhar o grupo.

 
Nos locais visitados a maioria dos problemas são parecidos, como a falta de estrutura dos terminais de ônibus, frota para atender a demanda e desorganização por parte das empresas de transportes e pedestres.
Ainda não foi definido as próximas visitas para outros bairros que faltam, mas nesta visita os problemas foram pontuados e serão apresentados e discutidos no próximo dia 30 no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.

 

Confiram algumas fotos dos locais:

 

Centro

Terminal de Lauro de Freitas

Terminal de ônibus de Lauro de Freitas (Centro).
Apesar de inaugurado recentemente, o terminal apresenta alguns problemas que deverão ser corrigidos, como a reforma de rampa de acesso aos cadeirantes. Foi construído próximo a uma unidade escolar- os ônibus circulam enfrente a escola. Outro problema pontuado foi espaço para abrigar os veículos, próximo há um terreno pertencente a empresa Costa Verde, que não permite que outras empresas estacione lá.

Rampa terá que passar por pequena reforma.
 

Ipitanga

Terminal provisório em Ipitanga.

A estação é provisória, trabalhadores enfrentam falta de estrutura, além de reivindicarem celeridade na resolução do problema. Segundo Mustar, secretário da SETTOP (Secretaria de Trânsito, Transportes e Ordenamento Público) a prefeitura planeja remanejar a estação para parte próxima do Kartódromo, mas já está sendo feita uma avaliação para construir o Final de linha.

Mustar explicando sobre construção do terminal para a comissão.
 
Para isso, precisará do Governo do Estado para avaliar e aprovar o projeto. Uma das áreas cogitada é detrás do campo de futebol do Areal.


Um dos terrenos cogitados para a construção do terminal de Ipitanga.
 

 Vilas do Atlântico

Vilas do Atlântico.

Apesar da área não ser adequada, moradores não aceitam o terminal no local. Segundo ativistas do meio ambiente, o local é pertencente a proteção ambiental, o que significa que não pode ser construída nenhuma obra no território.

 
Ponto é tomado por ambulante e trabalhadores se abrigam debaixo de sombreiros.



Buraquinho

 
Área pequena, não há condições, nem abrigo para o número de veículos, principalmente nos períodos de finais de semana, com o aumento de visitantes, motoristas estacionam em áreas verdes.

Segundo Gilvan Galvão, diretor geral da SEINFRA, para esta área há um projeto para o remanejamento do terminal para as proximidades da Escola Govina Rosa. O que futuramente estará sendo implantado.
 
Praça de Buraquinho.


O secretario da SETTOP diz que reconhece que a área é pequena para suportar um terminal, mas que providências estão sendo tomadas, para reverter essa situação: “Provavelmente, os carros não mais estacionaram aqui, será circulante, porém existem alguns pontos que teremos que discutir com AGERBA para o melhoramento do local”.- explica.

Outro problema apresentado foi a presença de instrutores de auto escola, dando aula no local.

 

Portão


Terminal de Portão
Terminal de ônibus de Portão.
 
O local ainda se encontra em construção da primeira etapa da obra, com previsão para ser concluída em janeiro de 2014.

A comissão acredita que as obras poderiam está mais adiantada, mas o diretor Gilvan Galvão explica a situação para a comissão: “Podemos dizer que temos 50% desta primeira etapa concluída. Para ser acelerada depende da resolução de contratos. A SEINFRA não pode fazer intervenção, pois a caixa não permite. Uma vez feito o contrato, após a obra concluída a prefeitura pode rever, se for o caso”.
Gilvan Galvão explica situação das obras.

Trabalhadores trabalhando no local.
 
Em relação aos ambulantes e comerciantes do local a Secretaria de Ação Social será responsável pela questão.


Avenida Queira Deus

Virou normal carros alojados nos passeios.
 
Não há espaço para um final de linha, vias e passeios servem de estacionamento de veículos e depósito de matérias para construção. Foi constatado que a localidade necessita de uma maior intervenção do governo municipal. Para esta área a prefeitura pretende requalificar a entrada de Portão, o que provavelmente as topiques terão que sair do local.
Construções invadem passeios.
  
Materiais para construções são deixados em pleno passeio.
 
 
 
Vida Nova


Animal é encontrado preso encima do passeio do terminal.
 
Ônibus param desordenadamente, muitas vezes nos passeios e dentro do bairro moradores estacionam nos dois lados do passeio. Lá usuários e motoristas reclamam: usuários reclamam que nem todos os ônibus entram no local e motoristas rebatem que não tem condições de entrar no bairro, porque quando isso acontece há muitas brigas e discussões por conta dos carros estacionados irregularmente.

Motoristas estacionam encima do passeio.

 
Posto do Modulo de segurança estava fechado. 

A segurança pública também faz parte da mobilidade urbana, mas o posto de segurança, instalado no local, próximo ao ponto de ônibus se encontrava fechado.


Capiarara

Residencial Lauro de Freitas

Frente do Condomínio Residencial Lauro de Freitas.
 
A maior reclamação dos moradores é a falta de transporte público, a maioria pede que os carros entrem no condomínio. Alguns carros da TRANSLAUF chegam a entrar, mas eles pedem a efetivação desse serviço, além de cobrar das empresas BTU e ODM o aumento e criação de novas da frotas.

Porém o crescimento de comerciantes no local é nítido, contribuindo para o desordenamento do trânsito, além da rotatória apresentar pequeno defeito, os ônibus não conseguem finalizar suas manobras perfeitamente, o que pode causar sérios acidentes.


 Jambeiro

Estação fica praticamente na via pública.

Não tem estrutura, nem banheiro no local.

Final de linha é desproporcional, não possui guarita para abrigar os profissionais, ponto quebrado, estacionamento irregular de moradores e motoristas, além de apresentar materiais para construção nas portas. Durante a semana, movimento de pessoas aumentam por conta do local, haver uma escola, bem no largo, o que dificulta a ação e manobras dos micro-ônibus.
Ponto está quebrado, sem cobertura e com mato ao redor.
 
Secretário da SETTOP vistoria micro-ônibus da TRANSLAULF.
 
Sem passeios, moradores colocam materiais enfrente as casas. 

 

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