quinta-feira, 11 de junho de 2015

Polo de Atores e Dramaturgia pré-estreia peça que fala de Lei ambiental

Por Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com)/Imagens: Lucas Luis.


No último domingo (7), alunos participantes do curso de teatro do Polo de Atores Dramaturgia de Lauro de Freitas (PADLF), realizaram no Cine Teatro (Centro) a pré-estreia da peça “A menina que roubava lixo”. O espetáculo infanto juvenil faz parte de conclusão de curso e faz alusão a nova Lei nº 12.305/10, de Resíduo Sólido que entrou em vigor no ano passado. Ela determina a implantação de Política Nacional de resíduos Sólidos (PNRS) pelos órgãos como União, Estados e municípios para tratar do lixo, sujeito a responderem por crime ambiental e serem penalizados, caso não cumpram as determinações.

Cerca de 25 integrantes que participaram da oficina teatral, são jovens entre 15 e 29 anos de idade, num período de seis meses de formação, divididos em três especialidades, como produção, iluminação e ator.

Direcionada para crianças e adolescentes a montagem conta a estória da menina-boneca Luna, que após ser jogada ao lixo passa por um processo de restauração, ganhando vida, inconformada com tanto lixo nas Ruas, passa a recolhe-los através duma campanha. Em seu enredo, uma mistura de fantasia, poesia e ciência, contextualizando com o público de forma verdadeira a relação do cidadão com o próprio lixo, num desfecho surpreendente. O cenário, objetos e figurino são todos construídos com material reciclado, proveniente do lixo. 
 
O diretor, ator e pedagogo Renato Lima, criador do projeto sobre fala sobre a implantação e objetivo: “Nasceu a partir, da defasagem de se fazer teatro na cidade. Vejo a falta do teatro nas escolas. Tem aluno que nunca foi ao teatro. Então levo alunos da escolas para o teatro. Levamos educação através dos temas o público, como não lanchar dentro do teatro por exemplo”, explica.

O projeto continua e prever formar novas turmas no mês de agosto, com cerca de 60 alunos e novas peças. Renato diz que cobra de cada aluno uma taxa de R$ 40 (Quarenta reais) mensais para custear algumas despesas, como transporte e alimentação. Nesta pré-estreia recebeu dos órgãos públicos e comerciantes locais, apenas ajuda simples com lanches, espaço (Teatro) e algumas outras para sanar algumas necessidades básicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário