segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O papel da mídia na questão dos Direitos Humanos


*Adailton Reis (adailtonreisbahia@hotmail.com).



A partir de analise em relação ao papel da mídia na questão dos Direitos Humano, podemos perceber que apesar desses direitos terem características universais e por entender que a mídia como meio que pode propagar essa discussão, muitas vezes, se mantem omissa, por interesses comerciais, políticos e financeiros. O conceito de direitos humanos é bastante amplo, porque abrange a todos independente de raça, cor e religião, nação ou classe social. Pois é um direito social comum à todos, ele é universal.

Diariamente esses direitos são violados, principalmente pela própria mídia. Muitas vezes essa mídia contribui para desconstrução do processo, através de seus programas, noticiários, músicas, comerciais preconceituosos, exclusivo e cheio de esteriótipos. 

Pelo visto, estamos além de ver esses direitos sendo respeitados. No rádio por exemplo, por ser um meio de comunicação com alcance imediato, além de conter inúmeras emissoras no país, a maioria não aborda o tema. Sabemos que o Rádio pode ser um meio bastante poderoso, por ser mídia de massa, com característica educativa, na qual abrange o maior número de pessoa, com audiência espetacular. Porém não podemos abrir mão desses direitos conquistados por muita luta, durante todo o processo da história da humanidade. Quanto mais se abre mão, não se denuncia, pior fica o quadro de quem sofre o preconceito, quem de fato é vítima dessas violações, além do aumento da impunidade. Está na Lei “Somos todos iguais” e se é Lei tem que ser respeitada. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário