quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Homem é assasinado em Itinga!

Um homem foi assasinado, ontem, terça-feira (3), por volta das 22h30, aqui em Itinga. Angelo dos Santos Santana de 27 anos, foi encontrado morto, na ladeira do Jardim Tropical. No corpo da vítima havia várias perfurações de balas, que seria de arma de fogo. o crime teria acontecido, quando teria o menor fluxo de pessoas e veículos, no local, que fica próximo ao Batalhão da 27ª delegacia de Itinga. Até o momento não se sabe o autor dos disparos, e nem a causa do crime.

Um comentário:

  1. Colaborando...


    Assim caminha a cultura...





    Recordo dos meus sete anos de idade, de mãos dadas com meu pai, entrando no antigo teatro do Grupo Núcleo Expressão, em Osasco/SP, todas as terças-feiras, pela "écima" vez para assistir a mais um espetáculo teatral. Teatro este do qual meu irmão participava como ator, iluminador e assistente de Direção e teve ainda, na pessoa de meu pai, o fiador do aluguel do prédio. Recordo minha visão inocente tendo conhecimento das dificuldades financeiras e estruturais que o Grupo passava constantemente. Atores indo embora com salários atrasados, débitos em papelarias, armarinhos, lojas de tecidos, aluguel, enfim. No auge da explosão cultural da década de 70, mais um grupo teatral com enormes talentos teve sua vida sacrificada por falta de apoio à cultura. Tempos depois, o local se transformou em quadra de esportes de uma escola particular (onde inclusive eu estudei). A cultura deu lugar ao esporte.

    Recordo meus tempos de teatro, 17/18 anos, na saudosa Vila dos Artistas, também em Osasco, onde famílias de artistas moravam e desenvolviam várias atividades culturais durante o ano. Sem apoio cultural, sobreviviam da venda dos ingressos dos espetáculos e da mensalidade dos cursos que ministravam. Cenários construídos de papel machê, figurinos elaborados com sobras de outros figurinos. Artistas foram embora, outros sugados pelo poder político e o espaço foi demolido. Hoje, um Posto de Saúde ocupa o terreno. A cultura deu lugar à Saúde.

    E como veia artística é coisa que somente quem tem sabe explicar, hoje, após a 2ª Conferência Municipal de Cultura, reflito e faço uma ponte entre o que convivi e visualizei de dificuldades estruturais e de apoio cultural do grupo Núcleo Expressão, as experiências com o grupo de teatro da Vila dos Artistas e hoje, em Blumenau, balançando a bandeira da literatura e vendo mais um espaço cultural ser fechado por falta de estrutura: a Fundação Alice Seiler.

    Mais de trinta anos se passaram e a luta continua a mesma. Leis de Incentivo, Fundos de Apoio, Simpósios, Encontros, Conselhos Gestores, Produtores Culturais, Fórum de Debate, Editais Culturais e burocracias mais. Na platéia: nós, os artistas. Lutando, reivindicando, organizando grupos e mais grupos, entidades e mais entidades buscando um uníssono verbo: fazer cultura.

    Todos no mesmo caminho, com idênticos desejos, anseios, sonhos. Com as mesmas dificuldades, idênticas burocracias e impasses políticos convivendo em conjunto com os interesses de grupos e pessoas que se autodenominam artistas, porém, estes visam somente a soberba do status social e, como sanguessugas, vampirizam artistas e entidades e ainda sapateiam sobre a cultura. Em setembro/99, criado o Fundo de Apoio à Cultura, somente em 2006 obteve verba para seu primeiro Edital. Em 2007, mesmo sem reajuste na verba destinada, o edital foi aberto e mais de uma centena de artistas tiveram a oportunidade de se inscreverem. É a cultura da cidade desejando ser vista, lida e ouvida.

    Globalização, Internet, Telefonia Celular e tantas outras tecnologias desenvolvidas nestes mais de 30 anos a fim de atender o desenvolvimento sócio-econômico do mundo. Por quanto tempo mais vamos ter que esperar para que descubram o poder e a importância humana da cultura?





    Fátima Venutti

    Escritora

    Paulistana, radicada em Blumenau/ SC




    Fátima Venutti
    venuttiana@hotmail.com
    http://fatimavenutti.blogspot.com/

    ResponderExcluir