terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nota pública do Movimento "Vozes de Salvador".

MOVIMENTO VOZES DE SALVADOR
NOTA PÚBLICA


            Os participantes do seminário Planejamento Urbanístico e Gestão Ambiental em Salvador, realizado nos dias 28 e 29/09/11, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, promovido pelo Movimento Vozes de Salvador e pela Rede de Profissionais Solidários em conjunto com o Fórum A Cidade Também É Nossa, vêm manifestar integral apoio e solidariedade ao grupo de cidadãos que luta empenhadamente contra a intensa destruição ambiental que, nos últimos anos, se verifica nesta Cidade. 

            Todos esses abnegados, alguns deles de forma discretíssima, são dignos de admiração e respeito. Aí estão incluídos determinados promotores e procuradores federais e estaduais, jornalistas e organizações sociais, além de servidores do Inema, Ibama e da Superintendência do Patrimônio da União. Merecem, porém, citação especial as promotoras estaduais Cristina Seixas e Hortênsia Pinho.

            É preciso reconhecer que, pelo menos até aqui, a luta tem sido bastante desigual. São forças economicamente poderosas que, de um lado, contam com o beneplácito do Poder Público, sobretudo da Administração Municipal, com a conivência de órgãos estaduais, para conseguirem uma ocupação insana de quase toda a Cidade. Com muito dinheiro, eles intimidam, silenciam e subjugam, e assim estão destruindo e comprometendo a Cidade de Salvador para todo o futuro.

            De outro lado, são os que têm apenas a bravura e o idealismo de defender os interesses da coletividade. Para tanto, sequer contam com a proteção das leis, que não são cumpridas, mas, simplesmente, desrespeitadas. O Poder Judiciário é lento, quando não apenas deixa de resolver graves problemas que estão sendo apontados em dezenas de ações judiciais. Acreditamos, porém, que a vitória final será da força maior, que é o povo, com o crescimento das organizações sociais.  
   
                                      
Ordep Serra
Coordenador do Movimento Vozes de Salvador
Salvador, 29 de setembro de 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário