sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lauro de Freitas inagura o Primeiro Centro de Assistência à Doença Falciforme.

Já está em funcionamento em Lauro de Freitas o primeiro Centro de Assistência a Doença Falciforme público do estado. O Centro integra a estrutura da Unidade de Saúde Bem Querer, inaugurada pela secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira. Instalada na Avenida Beira Rio, centro da cidade, a US conta também o Centro de Reabilitação com Ginásio Adulto, Infantil e Eletroterapia, e o Centro de Bio Imagem, que disponibiliza exames de Ultrassom, Análise e Mamografias. No estado, apenas oito município oferecem serviço próprio de mamografia.

Para o secretário de Saúde, Luiz Carlos Galvão, a saúde de Lauro de Freitas continua na pauta de prioridades da gestão municipal. “Com mais este equipamento nossa gestão já inaugurou 37 novos espaços de saúde públicos, garantindo atendimento de qualidade e acesso a todos”, afirma. Galvão lembra que o município atende também todo o norte de Salvador. “Só no Hospital Menandro de Faria, 47% dos atendimentos são de pessoas da capital”.

A prefeita Moema Gramacho diz que Lauro de Freitas está abrindo espaços e servindo de exemplo para outros municípios do país. “Que coisa boa ver um sonho sendo realizado, o de melhorar a saúde das pessoas com carinho e responsabilidade”, falou emocionada a prefeita enquanto visitava a Clínica. A prefeita defendeu o Sistema Único de Saúde. “Para mim o SUS é o melhor e mais eficiente sistema de saúde do mundo”, afirma. A clínica funciona com uma equipe de fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Anemia Falciforme

A anemia falciforme é uma doença genética que ocorre com maior freqüência em afrodescendentes. A principal característica da doença é a alteração do glóbulo vermelho do sangue (hemácia) que dificulta a circulação do sangue pelos vasos sanguíneos. A Anemia Falciforme é uma doença hereditária, passada de pais para filhos.

Em Lauro de Freitas ainda não há dados sobre número de portadores, mas em Salvador estima-se que 10% da população, cerca de 250 mil pessoas, são portadoras do gen, com probabilidade da ocorrência de anemia falciforme em um de cada 500 nascimentos.

A doença compromete a qualidade de vida do portador e pode atingir diversos órgãos. No Brasil, a cada ano, são registrados em média mil novos casos da doença. Não existe cura para a anemia falciforme, mas é possível controlar suas conseqüências, assegurando para o portador melhores condições de saúde.


Mamografia – O exame é realizado com baixa dose de Raio-X para o diagnóstico por imagens de nódulos que ainda não são palpáveis e que por ventura possam causam algum tipo de câncer na região da mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário