domingo, 20 de junho de 2010

Lixo toma conta do Espaço Cidadão.

É angustiante ver em pleno século XXI, o quanto as pessoas não evoluíram ou precisam evoluir em relação às questões ambientais. Num momento tão crítico que se passa o planeta Terra, onde o futuro da humanidade fica totalmente comprometido por falta de um simples gesto e consciência. É lamentável ver certas agressões ao meio ambiente.
Aqui em Itinga, vários espaços e reservas ambientais estão sendo destruídos ou poluídos diariamente sem menor dor e piedade. Exemplo nítido é a reserva ambiental do Espaço Cidadão que fica ao lado do Colégio 2 de Julho e o Conjunto do Parque Santa Rita. O lixo toma conta do espaço, dificultando até o acesso em algumas partes do local. Podemos verificar vários tipos de lixos como entulho, sacos plásticos, pedaços de asfaltos, telhas, restos de madeiras e até mesmo galhos e troncos de árvores. Normalmente caçambas despejam lixos no local, onde ninguém sabe de onde veio e porque jogam ali, e o pior ninguém toma providência. Restos de madeiras predominam, mas encontramos lixos de residências e restos de construções. Precisamos tomar uma providência urgente, senão vai chegar ao ponto do lixo dominar totalmente o local e trazer sérios problemas.


Como se não bastasse, pessoas não identificadas tocam fogo no lixo causando fumaça ao meio, onde pode trazer grande impacto ambiental e a vida das pessoas que utilizam a área para realizarem caminhadas ou jogar futebol. Sabemos que a fumaça provoca não só a poluição, mas também chuvas ácidas. O lixo queimado libera mau cheiro, gás Metano que prejudicam a saúde humana, trazendo várias doenças respiratórias, como enfisema pulmonar, asma, bronquite, além da crônica. Talvez as pessoas que cometem esse crime não pensam nessas conseqüências. O fogo é sinal de grande perigo, pode se espalhar para outros locais fazendo vários estragos, sem falar que estão contribuindo para o aquecimento global. A área verde do Espaço Cidadão em Itinga clama por socorro e esperam por cidadãos conscientes para não mais degradar o local.
Sabemos que o processo de educação ambiental é um processo lento, porém nunca é tarde para ser implantado, sejam nas escolas, famílias, empresas ou em qualquer meio social. Não precisamos de ensinamentos artificiais. Isso não resolve nada. Além de órgãos competentes, fiscalizadores, nós precisamos desenvolver uma consciência com mais ações vivas em nosso dia a dia. Muitos pensam no meio ambiente, mas poucos agem na prática. Isso é um dos maiores desafio da humanidade. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos! Devemos desenvolver a consciência dessa importância e não descuidar. O meio pede conservação!
Fonte: Texto Adailton Reis/ Fotos: Dias Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário